O que garante a qualidade do vidro são as normas técnicas estabelecidas pela ABNT, pois para cada tipo de vidro tem uma norma diferente. Para o vidro temperado a gente trabalha conforme a norma NBR 14698, para o vidro laminado tem a NBR 14697, para os de controle solar a NBR 16023.
Verifique os cantos da peça de vidro. Quando o vidro é temperado, é obrigatório que o fabricante grave uma identificação nos quatro cantos, indicando que este é um vidro temperado ou de segurança. Procure sinais de deformação ou flexão no vidro posicionando-o de forma reta.
O Tempertest é composto de duas lâminas de filme plástico especial que, colocadas uma de cada lado do vidro, de forma que fiquem uma sobre a outra, mostram as alterações ópticas que o processo de têmpera produz no vidro. Se o teste mostrar formas e cores, em forma de manchas, o vidro é temperado.
Visualmente o vidro temperado se assemelha muito ao vidro comum. A única diferença perceptível é quando o vidro recebe a logomarca da empresa de forma discreta na borda ou em um de seus cantos. É um tipo de material que passa por um processo de têmpera.
Como saber se o vidro é temperado: rápido, simples e fácil
Como saber se o vidro é blindex?
Os vidros blindex são registrados e etiquetados comprovando ser um produto original Blindex®. A empresa orienta a nunca remover tal etiqueta, pois nela consta toda a identificação de um produto Blindex® e permite reconhecer, através de uma sequência numérica, a originalidade do produto.
Como saber a diferença de um vidro temperado para outro?
- O vidro temperado apresenta pequenas ondulações em sua superfície, causadas pelo processo de aquecimento e têmpera. - Durante o processo de aquecimento, podem ocorrer outras pequenas deformações no vidro temperado, como uma leve flexão.
Apesar do vidro temperado resistir a temperaturas de até 200 graus Celsius, essa quebra pode ocorrer se a diferença de temperatura entre as extremidades do vidro for muito elevada.
Geralmente, as lentes mostram linhas pretas no vidro temperado, também geradas pelo processo de aquecimento. Mas, atenção, essas linhas se destacam quando observadas através de ângulos mais agudos. Entretanto, a forma mais “fácil” e eficaz de diferenciar um copo de vidro comum ou temperado é o quebrando.
Entretanto, o vidro temperado quando sofre danos nos cantos ou bordas, as trincas atingem a área de compressão e faz com que o vidro se fragmente por inteiro dando a sensação de fragilidade. Já em outros tipos de vidro, esses danos podem ficar ocultos por um longo período antes de propagar as trincas”.
O vidro temperado Garante, disponível nas cores verde, incolor, bronze e cinza, além dos refletivos de alta e baixa performance, são produzidos em um forno de tempera horizontal de alta tecnologia, o que confere ao produto resistência térmica e a impactos até cinco vezes superior à do vidro comum de mesma espessura.
Um dos fatores que pode explicar a quebra é a presença de partículas de sulfeto de níquel durante o processo de fabricação do vidro. Mesmo sendo invisível ao olho humano, a participação do sulfeto, um inorgânico químico, na massa do vidro, pode torná-lo mais frágil.
Além do vidro comum, também temos o vidro laminado e o vidro temperado, dois dos mais conhecidos pelo mercado. Mas não para por aí. Ao longo do tempo foram desenvolvidas diversas técnicas de produção do vidro. Isso possibilitou a criação de vários tipos diferentes de vidros, como as mencionadas acima.
Como já comentado, geralmente o vidro laminado lidera a lista sobre qual vidro é mais caro. O uso popular do produto – graças às suas características exclusiva – é um dos fatores que torna esse tipo de vidro mais caro, além, claramente, da qualidade dos insumos e mão de obra utilizados em sua fabricação.
Geralmente, o vidro comum transparente é a cor de vidro mais barato. Entretanto, esse cenário varia conforme a oferta do produto. Destacamos que o vidro comum pode receber tonalidades (como o esverdeado e o fumê) e cores especiais, o que pode tornar o modelo um pouco mais caro.
Ele é mais propenso a quebrar em grandes pedaços afiados quando sujeito a fortes impactos, o que pode representar um risco de segurança em algumas situações.
Ele tem resistência mecânica de 3 a 6 vezes maior que a do vidro comum e suporta variações de temperatura superiores a 200 graus. Outra diferença é que o vidro comum se quebra em cacos longos e pontudos enquanto o vidro temperado se quebra em pequenos pedaços quase cúbicos.
Inclusões de Sulfeto de Níquel: Durante a fabricação, pequenas inclusões de sulfeto de níquel podem se formar no vidro. Essas inclusões mudam de estrutura ao longo do tempo, criando tensões internas que podem eventualmente superar a resistência do vidro, causando sua quebra.
Qual a diferença do blindex para o vidro temperado?
Os produtos Blindex seguem os mesmos padrões de qualidade e segurança do vidro temperado tradicional, passando pelo processo de têmpera para garantir sua resistência e segurança. A principal diferença entre o “vidro temperado” e o “vidro Blindex” está, portanto, na marca e não nas propriedades físicas do material.
Geralmente o vidro temperado com espessura de 10 mm é o mais indicado para a maioria das situações. No entanto, se uma “barreira de passagem” é instalada de forma a evitar a queda em altura superior a um metro, passa a ser classificado como “guarda-corpo”.
Qual é o mais caro? O ideal não é optar pelo mais caro ou mais barato e sim por aquele que atende à necessidade do seu projeto. O preço também varia muito de acordo com a região, mas, geralmente, o vidro laminado é mais caro que o vidro temperado, devido ao seu processo de fabricação.
Esse tempo pode ser de até uma década. Vidro temperado pode também se quebrar pelo arranhar das bordas em pisos ou tetos. Ou a batidas frequentes em suas bordas em material duro, criando micro lascas por atrito.