Em geral, os vidros originais dos carros têm marcas de identificação. Elas estão localizadas nos cantos e incluindo informações como o nome do fabricante e o ano de fabricação, entre outros códigos específicos.
Qual a diferença entre para-brisa original e paralelo?
Parabrisas paralelos são "semelhantes" ao menos na aparencia aos vidros originais, porém não são parabrisas homologados pelas montadoras, ou sejam, não obedecem seus critérios de fabricação, transparência, durabilidade, resistência e até mesmo dimensões, não sendo raros alguns virem com tamanhos menores do que os ...
Por isso, sempre que a substituição de um vidro é feita é obrigatória a gravação do chassi, uma ação rápida e prática, mas que precisa ser executada por um profissional qualificado.
Eles são fabricados pelas mesmas empresas que as montadoras têm como fornecedoras, por isso a características como espessura, forma, encaixe e cores estão dentro dos padrões do fabricante. Isso garante um caimento correto, com perfeito encaixe e vedação das borrachas.
Carros que passaram por um colisão muito graves, em sua maioria, tem os vidros trocados. Procure identificar se nos vidros possuem a numeração finais do chassi, e se seguem o formato de gravação. Sem as letras e números serem diferente de um vidro para outro.
Podemos encontrá-lo no motor (próximo ao cabeçote) ou na carroceria (do lado do passageiro, dentro de uma tampinha na parte metálica), geralmente e, nos vidros, podemos encontrar uma parte do chassi chamada “número de série”, que são os cinco últimos dígitos do chassi.
1 – Vidro temperado. É um dos principais tipos de vidro, categorizado como um modelo de segurança, sendo 5 vezes mais resistente do que o vidro comum. ...
2 – Vidro laminado. Também é um tipo de vidro de segurança. ...
Geralmente existe uma taxa de autorização para regravação, que costuma estar na faixa dos 80 reais. Além disso, em muitos lugares, é preciso pagar pela vistoria. Também pode haver uma taxa de regularização do cadastro no Detran. O valor total dos procedimentos costuma estar entre R$ 200 e R$ 500.
A Remarcação de Vidro é uma das exigências regulamentadas pela ABNT. Ela é obrigatória em veículos produzidos a partir de 1999 e pode inibir ações de bandidos. Isso porque cada veículo possui uma numeração única, que ajuda a identificar o carro e obter diversas informações como quem é o proprietário.
Na maioria dos carros, o código é encontrado nos quatro vidros laterais, para-brisa e vidro traseiro. Esses últimos caracteres informam o ano de fabricação, ano do modelo, local de produção e número da série do veículo.
– O vidro comum é o modelo mais barato e econômico entre todos os tipos de vidro disponíveis no mercado. Popularmente classificado como vidro float ou vidro plano, é a categoria mais utilizada em janelas e pode ser transparente, fumê, esverdeado, colorido, dentre outros.
Isso faz com que as peças automotivas originais se destaquem como opções mais confiáveis e duráveis para o seu cliente na hora da reposição. Por sua vez, as peças automotivas paralelas são itens de reposição desenvolvidos por outros fabricantes, não homologados pela montadora do veículo.
Vale destacar que, entre os vidros coloridos na massa – como o vidro fumê – o vidro verde é o mais eficiente em barrar parte da radiação solar que entraria em um ambiente. O vidro verde ganha sua coloração diretamente na massa vítrea devido a presença de elementos como cromato de ferro oxidado, cobre, cromo e ferro.
Como já comentado, geralmente o vidro laminado lidera a lista sobre qual vidro é mais caro. O uso popular do produto – graças às suas características exclusiva – é um dos fatores que torna esse tipo de vidro mais caro, além, claramente, da qualidade dos insumos e mão de obra utilizados em sua fabricação.
Os vidros que oferecem algum tipo de privacidade estão se tornando tendência no mercado atual, e um dos exemplos mais conhecidos é o vidro refletivo. A depender da iluminação – tanto interna quanto externa –, este tipo de vidro é capaz de impedir a visibilidade de fora para dentro da construção.
Esse para-brisa é o vidro homologado, mas nele contém o símbolo da montadora. Isso quer dizer que apenas a montadora tem para fornecer, pois é feito exclusivamente para as linhas de montagem.
Segurança aprimorada: Devido à sua capacidade de se quebrar em fragmentos não cortantes, o vidro temperado é amplamente utilizado em aplicações de segurança, como janelas de automóveis e portas de chuveiro.
É obrigado a gravar o número do chassi no vidro do carro?
As gravações de vidros entre outras obrigatoriedades passaram a ser exigidas para as montadoras somente a partir de 1988 através da resolução nº 691 do CONTRAN. Veículos a partir deste ano já devem possuir as gravações no vidro para-brisa, vidro traseiro e pelo menos quatro vidros laterais.
O número, além de identificar o carro, é utilizado para reconhecer fraudes e serve de controle até para a própria fabricante, como em caso de recall. Uma curiosidade sobre o assunto é que, segundo a norma NBR 6066, que estrutura o VIN, o número de série do carro (os últimos 5 dígitos) é o mesmo que consta nos vidros.
Será que dá para arrumar ou preciso trocar o vidro inteiro? Bom, até dá para consertar, mas existem regras: vai depender muito da extensão da localização da fissura, o que pode impedir o reparo. De qualquer forma, você precisa levar o carro até uma loja especializada para que um profissional possa fazer a avaliação.