Qual a diferença entre o vidro temperado e o normal?
O vidro temperado é até cinco vezes mais resistente a choques térmicos do que o vidro comum mesmo com espessuras semelhantes. Não à toa é considerado um vidro de segurança e muito utilizado em aplicações estruturais autoportantes, que tornam desnecessário o uso de caixilhos.
Sua principal característica é a resistência. Resiste ao choque térmico, flexão, flambagem, torção e peso. É considerado um vidro de segurança, pois, em caso de quebra, fragmenta-se em pequenos pedaços pouco cortantes, o que diminui o risco de ferimentos.
Como saber se o vidro é temperado: rápido, simples e fácil
Como eu sei que o vidro e temperado?
O vidro temperado costuma ser identificado em um dos cantos, apresenta pequenas ondulações em sua superfície (resultado do processo de fabricação) e pode ser detectado mais facilmente através de luz polarizada; já a laminação é possível perceber através da presença de uma 'linha' na borda do vidro, indicando a junção ...
A única diferença perceptível é quando o vidro recebe a logomarca da empresa de forma discreta na borda ou em um de seus cantos. É um tipo de material que passa por um processo de têmpera. Isso porque o material entra no forno com a temperatura alta e depois passa por um processo de resfriamento imediato.
Das cores mais populares, o vidro bronze e/ou fumê costuma ser a cor mais cara, comparando, por exemplo, com modelos como o incolor e verde. Entretanto, vidros como o acidato e alguns vidros texturizados costumam custar mais caro, considerando a tecnologia exigida em suas fabricações.
Geralmente, o vidro comum transparente é a cor de vidro mais barato. Entretanto, esse cenário varia conforme a oferta do produto. Destacamos que o vidro comum pode receber tonalidades (como o esverdeado e o fumê) e cores especiais, o que pode tornar o modelo um pouco mais caro.
O vidro temperado, por exemplo, é escolhido em casos em que é necessário um conjunto mais resistente a impactos. Ou seja, em caso de choques ele não quebra com facilidade.
Ele é mais propenso a quebrar em grandes pedaços afiados quando sujeito a fortes impactos, o que pode representar um risco de segurança em algumas situações.
Muito utilizadas na separação de cômodos ou delimitação de espaço em uma área, as divisórias em vidro temperado possuem um custo médio de instalação que gira em torno de R$ 350,00. Esse valor leva em conta uma peça de 3 m².
Entretanto, o vidro temperado quando sofre danos nos cantos ou bordas, as trincas atingem a área de compressão e faz com que o vidro se fragmente por inteiro dando a sensação de fragilidade. Já em outros tipos de vidro, esses danos podem ficar ocultos por um longo período antes de propagar as trincas”.
Composto de areia, sódio, cálcio, alumina, magnésio e potássio, esse material serve de base para criação de diversos tipos de vidro. O vidro temperado passa por um processo termoquímico, chamado de têmpera, no qual é aquecido em altíssima temperatura com média de 600 graus e imediatamente resfriado.
Geralmente, o vidro laminado costuma ser mais caro que o vidro temperado. Isso acontece devido à sua versatilidade de uso e características singulares do modelo, que fazem com que o vidro laminado seja indicado para compor a maioria das estruturas envidraçadas no segmento da arquitetura e construção civil.
Os vidros que oferecem algum tipo de privacidade estão se tornando tendência no mercado atual, e um dos exemplos mais conhecidos é o vidro refletivo. A depender da iluminação – tanto interna quanto externa –, este tipo de vidro é capaz de impedir a visibilidade de fora para dentro da construção.
Bronze: essa costuma ser a cor mais cara para box de vidro. A cor deixa o banheiro super elegante, porém não é indicada para qualquer tipo de banheiro.
Qual a diferença entre vidro blindex e vidro temperado?
Os produtos Blindex seguem os mesmos padrões de qualidade e segurança do vidro temperado tradicional, passando pelo processo de têmpera para garantir sua resistência e segurança. A principal diferença entre o “vidro temperado” e o “vidro Blindex” está, portanto, na marca e não nas propriedades físicas do material.
Verifique os cantos da peça de vidro. Quando o vidro é temperado, é obrigatório que o fabricante grave uma identificação nos quatro cantos, indicando que este é um vidro temperado ou de segurança. Procure sinais de deformação ou flexão no vidro posicionando-o de forma reta.
O Processo de Têmpera Blindex®, New Temper, TTR, Tempermax, Vitrum ou vidro temperado é o mesmo, o vidro é cortado na forma e tamanho desejado, o forno onde tempera o vidro também é o mesmo, durante essas etapas gravasse a marca no vidro aí cada empresa tem sua marca impressa é onde está a diferença entre elas é um ...
Geralmente, as lentes mostram linhas pretas no vidro temperado, também geradas pelo processo de aquecimento. Mas, atenção, essas linhas se destacam quando observadas através de ângulos mais agudos. Entretanto, a forma mais “fácil” e eficaz de diferenciar um copo de vidro comum ou temperado é o quebrando.
O laminado é uma espécie de sanduíche de vidro. Entre duas lâminas de vidro do tipo cristal ou temperado (dependendo do uso que se irá fazer) há uma película de plástico, geralmente um material chamado polivinil butiral, ou PVB. Mas existem outros tipos de "recheio".
Todas as linhas de Box Blindex® vêm com uma etiqueta afixada no perfil superior (kit). Nunca remova essa etiqueta do seu Box Blindex®, pois é nela que o código DNA do Box fica estampado.
O processo de Têmpera consiste em submeter o vidro a uma temperatura muito alta (mais de 600 ºC) em um forno e depois resfriá-lo por meio de sopradores de ar, que fazem o vidro chegar a temperatura ambiente muito rápido; o aumento da resistência acontece justamente nessa etapa, onde as moléculas internas do vidro se ...