O tempo necessário para o whey protein mostrar resultados varia, mas geralmente os primeiros efeitos podem ser notados em 4 a 6 semanas de uso consistente, especialmente quando combinado com uma rotina de treino adequada e uma dieta equilibrada.
O aumento de massa muscular significativo, algo que é visível aos olhos, precisa, pelo menos, de 8 a 12 semanas de treino e dieta”, destaca o nutricionista esportivo Diogo Cirico, da Growth Supplements.
O que acontece quando começa a tomar whey protein?
Aumento de desempenho
Não é só a hipertrofia que ocorre com o consumo regular do Whey Protein. As proteínas também ajudam no aumento da força. Desse modo, se o objetivo é treinamento muscular, é possível ter um resultado melhor e elevar o desempenho com a suplementação adequada.
Calma que apesar do termo difícil é bem fácil fazer essa descoberta. Entre todas as características e benefícios incríveis que o whey contém, uma delas é a baixa massa molecular, o que significa que quanto mais leve, melhor a qualidade do produto.
Aumento da força, resistência e desempenho em exercícios
Caso você perceba que tanto o treino quanto a execução de atividades do dia a dia, como carregar sacolas de mercado ou qualquer outro objeto consideravelmente pesado, estiverem muito mais fáceis, é bem provável que você esteja atingindo a hipertrofia muscular.
A nutricionista esportiva Isis Janaína indica que o consumo de whey protein deve ser de, no máximo, duas doses (scoops) por dia, desde que tomados em horários diferentes. “O ideal é que seja usado como um complemento nutricional, para que o indivíduo não perca o prazer de comer comida de verdade”, afirma.
Por ter composição essencialmente proteica, atua diretamente na construção de tecidos no corpo, principalmente músculos. Esse é um dos motivos pelos quais as pessoas com foco em hipertrofia procuram esse suplemento. Além disso, o Whey Protein apresenta aminoácidos de fácil absorção pelo organismo.
Quantidade de gordura: verifique a quantidade de gordura no produto, especialmente a gordura saturada. Os Whey Proteins de qualidade tendem a ser baixos em gordura; Aditivos e aromatizantes: evite produtos com aditivos, corantes e aromatizantes artificiais em excesso.
No entanto, a recomendação geralmente indicada varia entre 20 e 40 g do whey protein por dia, que pode ser tomado 30 minutos antes do almoço, para ajudar no emagrecimento, ou até 2 horas após os exercícios de resistência, para ajudar no ganho de massa muscular. Conheça outros suplementos para aumentar a massa muscular.
Frutas. "Quando adicionamos frutas, como banana, morango, manga ou abacaxi, vira um delicioso smoothie, que ganha sabor e fibras", disse o profissional.
O que acontece se a pessoa tomar whey protein e não malhar?
No entanto, se você não está treinando, a quantidade de proteína que você precisa é geralmente menor do que a de alguém que está fazendo exercícios regularmente. O consumo excessivo de proteínas, sem o exercício adequado, pode levar ao ganho de peso, pois o excesso de calorias é armazenado como gordura no corpo.
Outra recomendação é logo ao acordar, pois assim você repõe ao corpo tudo que ele perdeu durante as horas de jejum no sono. O contrário que não é a melhor opção: antes de dormir, o ideal é dar preferência a proteínas de absorção lenta como a caseína e a albumina, que está presente na clara de ovo.
O consumo excessivo de whey protein pode ter efeitos colaterais como aumento de peso, problemas gastrointestinais e renais. No entanto, de forma geral, o whey protein é considerado seguro para a maioria das pessoas quando consumido adequadamente.
Em geral, recomenda-se consumir cerca de 20 a 30 gramas de Whey Protein por dia. Além disso, ele pode ser consumido com água, leite, outras bebidas ou em receitas. A forma de consumo e a dose diária variam de acordo com o gosto e necessidade.
Valores nutricionais: Verifique o conteúdo de açúcar, gordura e calorias. O melhor whey protein terá baixos níveis desses componentes. Certificações: Se você tiver restrições alimentares, verifique se o produto é certificado como sem glúten, sem lactose, etc.
O whey protein é um suplemento muito popular entre pessoas que frequentam academia e praticam atividades físicas. Ele é rico em proteínas e aminoácidos, o que é ótimo para o corpo, além de versátil, pois pode ser combinado com diversos alimentos como frutas, iogurte, aveia, nozes, sementes e até mesmo com verduras.
Ah, os efeitos do whey protein podem variar de pessoa pra pessoa, mas, em geral, os primeiros resultados aparecem em cerca de duas a quatro semanas de uso regular.
Estudos recentes têm confirmado que a suplementação com whey traz vantagens para pessoas com risco aumentado para uma síndrome conhecida como sarcopenia. Ela se caracteriza pela perda de massa muscular, força e redução do desempenho físico. É mais comum entre idosos, pessoas sedentárias e com doenças crônicas.
Quanto tempo demora para o corpo absorver o whey protein?
Whey protein é referido como uma proteína “rápida” porque ele é rapidamente absorvido, entre 30 e 60 minutos, disse Rasmussen. A soja é uma proteína de absorção intermediária, tendo entre 60 e 120 minutos para digerir. E a caseína é uma proteína lenta, requerendo entre três e cinco horas para digerir.
Nesse momento, o consumo de whey contribui para acelerar o fortalecimento das células. Por isso, o ideal é consumir o suplemento próximo do treino ou logo após os exercícios. Também recomenda-se a ingestão em um intervalo de 3 horas antes ou depois de qualquer refeição.
Pessoas com treinos de força podem combinar a creatina com alguns outros suplementos, como é o caso do whey protein. Para que o nutriente possa executar todos esses benefícios, é necessário saber quando é o melhor momento para consumi-lo.
Consumir Whey Protein antes de dormir pode fornecer aos músculos uma fonte estável de aminoácidos durante a noite, o que favorece a recuperação muscular noturna e a prevenção do catabolismo muscular.