Não plainar (retificar) o cabeçote quando necessário
O cabeçote do motor pode empenar devido ao superaquecimento ou ao desgaste natural. Um cabeçote empenado não tem a capacidade de vedar adequadamente, levando a vazamentos de óleo ou água e, eventualmente, falhas no motor.
Como saber se precisa fazer retificação do cabeçote?
Alguns sinais de que o motor pode precisar de retífica incluem o consumo excessivo de óleo, a perda de potência ou o aparecimento de ruídos estranhos. Geralmente, a retífica é feita se o motor sofrer algum dano decorrente de superaquecimento ou de falta de lubrificação.
Existem alguns testes que podem ser realizados para verificar a condição do cabeçote. Um deles é o teste de pressão, que consiste em medir a pressão do ar dentro do motor. Se estiver baixa, pode indicar que a junta do cabeçote está queimada.
Baixo desempenho/Perda de potência: Se você notar que o carro está com dificuldade para acelerar ou manter velocidades, isso pode ser um sinal de problema na junta do cabeçote.
Quanto custa uma retífica de cabeçote? O valor médio para um serviço de retífica de cabeçote fica entre R$ 1.200 e R$ 8.000. Contudo, vale ressaltar que essas são quantias estimadas, de acordo com o que costuma ser visto no mercado.
O superaquecimento do motor é uma das principais causas de danos à junta do cabeçote. O calor excessivo pode comprometer a vedação da junta, levando ao vazamento de líquido de arrefecimento e óleo. Além disso, o superaquecimento pode causar deformações na junta e até mesmo fundir partes do motor.
Para consertar a junta do cabeçote queimada, geralmente investimos cerca de R$150,00 reais. Esse valor, importante salientar, pode variar de acordo com o local onde o motorista está, com a qualidade da peça escolhida e com os valores cobrados pelo especialista.
A vida útil de um motor retificado pode chegar a 100 mil km, mas essa medida pode variar de acordo com a qualidade do trabalho de retificação e, claro, o uso e a manutenção subsequentes do veículo.
Quando eu sei que tem que levar o cabeçote para retífica?
O consumo de óleo pelo motor pode ser indicado pela fumaça azulada, porém se ela for branca e espessa também é sinal de retífica iminente. A fumaça branca e espessa pode indicar que o líquido de arrefecimento está sendo queimado nas câmaras de combustão.
Quando queima a junta do cabeçote, tem que fazer retífica?
Caso o dano pelo superaquecimento seja menor, a retífica não é necessária. Assim, basta realizar a troca da junta. Quando isso acontece, o procedimento mais correto é desligar o propulsor e rebocar o veículo.
A retífica acontece internamente no motor, por isso não há muitos sinais aparentes. O que você pode verificar é se o propulsor está muito limpo, se o cabeçote parece ter sido “lustrado” e se nota sinais de excesso de cola na tampa do carter, que fica embaixo do bloco e onde o óleo lubrificante fica mantido.
Como eu sei que a junta do cabeçote está queimada?
O primeiro sinal evidente quando a junta do cabeçote queima é a perda de potência do automóvel. Isso porque a peça deixa de manter a compressão adequada nos cilindros do conjunto.
O empenamento ocorre quando o motor trabalha fora das especificações originais. Se ele está superaquecendo, o calor excessivo é transferido ao cabeçote, que dilata mais do que deveria e corre risco de empenar.
– Alto consumo de óleo e combustível: em uma situação de queima de junta do cabeçote, ocorrem vazamentos de óleo e fluído de arrefecimento para as câmaras de combustão, permitindo que se misturem.
A queima da junta do cabeçote é um evento que requer uma ação rápida devido às graves consequências que pode causar ao motor do seu carro. Essa falha na vedação entre o cabeçote e o bloco do motor causa diversos problemas que afetam diretamente o desempenho e a segurança do automóvel.
As trincas podem provocar vazamentos e outras falhas que comprometem o desempenho e até mesmo a segurança do mecanismo. Portanto, a realização do teste de trinca contribui para a manutenção do veículo em suas devidas condições de funcionamento.
Além disso, a retífica do motor deve acontecer a cada 200 mil quilômetros rodados, uma vez que a alta temperatura e atrito das peças ocasiona um desgaste natural. Alguns fatores comportamentais de motoristas podem contribuir para isso.
Vazamentos de fluido: Vazamentos de líquido de arrefecimento e óleo lubrificante são sintomas comuns de uma junta de cabeçote danificada. A verificação regular dos níveis de fluido pode ajudar a detectar esse problema precocemente.
A primeira troca de óleo após a retífica é essencial para o bom funcionamento do motor, já que partículas originadas da retificação ficam presentes no lubricante e no filtro. A primeira troca de óleo do motor retificado deve ocorrer, geralmente, entre 500 e 1.000 quilômetros após o conserto.