Como saber se está na hora de trocar o filtro de ar?
Para saber se o filtro de ar-condicionado está ruim fique atento a alguns sinais que podem indicar a necessidade de substituição, tais como: ar-condicionado com cheiro ruim, crise alérgica frequente, presença de mofo, queda no desempenho do aparelho.
Os sintomas de um filtro de ar sujo são a perda de potência, obstrução e restrição do fluxo de ar necessário para a combustão eficiente do combustível, dificuldade em dar partida e odor estranho. Negligenciar a manutenção deixará o motor sobrecarregado e isso aumenta o esforço do veículo.
Em geral, o filtro deve ser trocado a cada 6 meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados. Mas é importante que você olhe periodicamente, às vezes é necessário trocar antes. O filtro de ar da cabine (ou filtro do ar condicionado) impede que poeira entre na cabine do carro.
A combustão do ar e do combustível acontece com uma qualidade pior, também, e o motor fica repleto de detritos, passando a funcionar mal. O carro perde desempenho, perde potência nas retomadas de velocidade e gasta mais combustível.
Desgaste prematuro dos componentes do motor. Isso ocorre por motivo do filtro não realizar a sua função, impedindo a passagem de impurezas presentes no ar, como fuligem, poeira e outras partículas para a câmara de combustão do motor. Essas substâncias causam danos diretos nos componentes internos do motor.
A troca desses filtros é recomendada a cada 10 mil KM em média. Caso não seja feita a troca no período estipulado, é possível que haja aumento no consumo de combustível.
Quais são os danos causados ao motor quando é retirado o filtro de ar?
Sem um filtro do ar eficiente, partículas de sujeira, poeira e detritos podem entrar no sistema de admissão do motor. Essas partículas podem causar danos significativos às peças internas do motor, como pistões, cilindros, válvulas e anéis de vedação, resultando no seu desgaste prematuro e até mesmo em falha.
Como saber se o filtro do ar condicionado está sujo?
Desempenho insatisfatório. Quando o filtro do ar-condicionado está sujo, o aparelho pode lutar para alcançar a temperatura definida. Você pode notar que o ambiente não está tão fresco quanto deveria, mesmo que o ar condicionado esteja funcionando.
Quais sintomas o veículo apresenta quando o filtro do ar está saturado?
No entanto, também é possível estar atento a dois sintomas que podem indicar que o filtro de ar está saturado: perda de potência ao acelerar e emissão de gases opacos e escuros do tubo de escape.
A função de um filtro é sempre a mesma: reter as partículas sólidas evitando que danifiquem o desempenho do veículo, ou que prejudiquem a qualidade do ar inalado dentro dele. Conforme um filtro retém as partículas, vai saturando e perdendo sua eficiência.
O que acontece se eu tirar o filtro de ar do carro?
Sem o Filtro de Ar antes do motor, todas as partículas de poeiras e outros detritos penetrarão na câmara de combustão, trazendo sérios problemas ao motor do veículo. Portanto, o Filtro de Ar do seu carro tem a função de preservar a vida útil do motor.
Não há prazo de troca por quilometragem. Vai depender de como o motorista usa o carro. Se anda mais em engarrafamentos, por exemplo, o filtro terá duração menor. Por isso, é fundamental a checagem periódica, pelo menos a cada 20 mil quilômetros.
Em geral, o recomendado é que essa troca seja feita a cada 10 mil quilômetros rodados. Assim, você garante que o motor do carro e o tanque de combustível funcionem corretamente, livres de impurezas. No entanto, há casos onde a troca pode ser feita antes da marca de 10 mil quilômetros.
Ela não deve apresentar gosto, cheiro e cor. Outro indicador de que está na hora de trocar o refil é quando a vazão da água diminui, indicando que existe um acúmulo de sedimentos no interior do refil e impedindo que a água flua normalmente. Se houver qualquer sinal estranho, é hora de trocar!
Se você notou perda de potência e aumento nos gastos com combustível, uma das medidas mais simples a se fazer é checar o filtro de ar, para ver se ele não pode estar causando isso. Mas você não precisa esperar o carro apresentar problemas para tomar uma precaução!
Em geral, um filtro de ar sujo pode causar diversos problemas para o seu carro. Como, por exemplo, perda de potência, aumento do consumo de combustível e até mesmo danos ao motor. Mantenha esta peça sempre em boas condições para garantir a saúde do seu veículo.
O filtro de ar impede que as impurezas existentes na atmosfera entrem e fiquem incrustadas dentro do motor. Essa sujeira pode comprometer a sua força, danificar seus componentes e piorar o consumo. Quanto mais limpo for o conteúdo aspirado, mais eficiente será a queima de combustível.
O prazo para a troca do filtro de ar depende das condições de uso do carro e do tipo de filtro. Em geral, recomenda-se realizar a troca a cada 10 mil ou 15 mil quilômetros rodados, ou conforme o manual do proprietário.
Um filtro de ar sujo ou com prazo de substituição vencido, ao recomendado no manual do carro, pode reduzir o fluxo de ar, diminuindo a eficiência do motor e aumentando o consumo de combustível.
Geralmente, sua troca é recomendada a cada 10 mil quilômetros rodados, mas há sempre alterações nesse número, que devem ser consultadas em cada manual de carro. Caso isso não seja feito, pode ser que aconteça um aumento no gasto com o combustível.
A frequência de troca deste filtro depende de vários fatores, desde o tipo de veículo, às condições de utilização do automóvel e ao ambiente por onde este circula regularmente. De modo geral, recomenda-se a substituição do filtro de pólen a cada 15 000 a 30 000 quilómetros, ou, pelo menos, uma vez por ano.
Quanto custa para trocar o filtro do ar condicionado do carro?
Além de ser bem mais caro (de R$ 350 a R$ 1 mil), demora, em média, três dias. Uma dica fácil e que garante a qualidade do ar é a secagem do evaporador.
Qual a diferença entre filtro de ar e filtro de cabine?
O filtro de ar do motor atua para proteger, como o nome sugere, a motorização do veículo. O modo de ação é o mesmo em relação ao filtro de cabine. A diferença está justamente no local onde a atividade é feita. No caso do filtro de ar do motor, ele retira as impurezas do ar que poderiam danificar exclusivamente o motor.