Acesse o site ou baixe o aplicativo da Serasa, disponível para download no Google Play (para celulares Android) e na App Store (para aparelhos com sistema iOS).
Cadastre uma senha e faça login.
Pronto! Na tela inicial, você já poderá consultar a sua pontuação. Fácil, né?
Quando se pensa em como ser aprovado no financiamento, portanto, é preciso estar em dia com suas contas, comprovar a capacidade de pagamento das parcelas — o que envolve ter uma boa renda, nome limpo no mercado, um ótimo score de crédito e, se possível, dar um valor de entrada de pelo menos 20% a 30% do total.
O que o banco analisa para aprovar um financiamento?
As instituições financeiras analisam os índices de liquidez, lucratividade e rentabilidade da empresa e verificam se elas têm reservas suficientes para arcar com o pagamento do crédito.
Como saber se meu nome está bom para financiamento?
O primeiro passo é consultar o seu CPF no app ou no site da Serasa para conferir se há alguma dívida no seu nome. Estar inscrito em um cadastro de inadimplência dificulta muito a aprovação desse tipo de crédito. Se estiver sem dívidas, verifique o Serasa Score.
Uma das principais razões que levam um pedido de financiamento ser negado é quando o solicitante da linha de crédito tem restrições no CPF (nome sujo). As pessoas ficam com o nome sujo porque compraram um produto ou serviço e não pagaram por aquilo.
Quando você está negociando um empréstimo ou financiamento, o banco avalia seu perfil de risco antes de liberar o crédito. Para isso, ele pode consultar informações em várias bases de dados, incluindo as dos últimos 24 meses no Sistema de Informações de Crédito do Banco Central (SCR).
O que a Caixa analisa para liberar financiamento? Renda, histórico de crédito, documentação pessoal e regularidade fiscal são os principais pontos analisados pela Caixa para aprovação do financiamento imobiliário.
Como pessoa física, avaliam-se dados como CPF, telefone, grau de escolaridade, endereço fixo e renda. Se você possui alguma pendência que tenha deixado o seu nome negativado, a empresa credora consegue identificar a inadimplência facilmente, basta consultar o Serasa, que é um órgão de proteção ao crédito.
Um financiamento imobiliário pode ser negado por diversos motivos, como divergência de documentos, pendências com a Receita Federal, CPF negativado, entre outras questões. Para quem teve o crédito negado, é importante entender os motivos para solucioná-los e aumentar as chances de aprovação em um novo pedido.
Quanto tempo demora para sair a aprovação de um financiamento?
A orientação de especialistas é que, em condições normais, o crédito é liberado em um tempo médio de 40 dias no processo de financiamento imobiliário – tendo mínimo de 10 e máximo de 90 dias. Confira qual é a situação atual da Caixa Econômica e porque seu financiamento pode ainda não ter saído.
O que acontece depois que o banco aprova o financiamento?
Após a aprovação da proposta de financiamento, e desde que não haja nenhuma pendência, será emitido o CONTRATO DE FINANCIAMENTO e agendada uma data para a assinatura. Depois é só pagar o Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis - ITBI e registrar o contrato no cartório de registro de imóveis.
De forma geral, um Score classificado como “bom”, na faixa de 501 a 700 pontos, já é uma pontuação boa para financiamento. A faixa seguinte, “excelente”, de 701 a 1000 pontos, é ainda melhor. Nunca é demais reforçar que mesmo um Score alto não garante aprovação automática em financiamento.
Não é uma regra rígida, mas podemos dizer que a partir de 700 pontos de Score haverá maior facilidade de conseguir financiar um carro. Isso porque o Score acima de 700 é considerado excelente. Entretanto, é importante frisar que as empresas podem ter parâmetros diferentes ao fazer a análise de risco de crédito.
de 501 a 700 pontos: bom; de 701 a 1000 pontos: muito bom. Portanto, seguindo a classificação do Serasa Score, quando você alcança mais de 500 pontos, já pode considerar que tem um score positivo. No entanto, o ideal é ter uma pontuação acima de 700.
Para saber se seu nome aprova um financiamento, é recomendado fazer uma consulta do seu CPF aqui na Acordo Certo. Desta forma você confere sua pontuação de crédito e vê se ela está alta o suficiente para a aprovação.
Para isso, lembre-se de informá-lo em sua Ficha Cadastro, a ser entregue na Agência ou ao Correspondente CAIXA AQUI responsável pela sua proposta. O acesso à página para o acompanhamento da proposta de financiamento está disponível no endereço https://habitacao.caixa.gov.br/siopiweb- web/mantemPropostaInternet.do?
Não ter renda compatível com o valor do imóvel desejado; Ter um histórico (score) de crédito negativo; Apresentar problemas com a Receita Federal; Integrar o Cadastro de Emitentes de Cheques Sem Fundo no Banco Central.
Portanto, no financiamento imobiliário, a pontuação do score para conseguir o crédito é de no mínimo de 700 pontos. E como faz para saber a pontuação do score? A consulta da pontuação do Score é gratuita.
Os bancos avaliam a capacidade de pagamento do solicitante e, para isso, podem solicitar comprovantes de renda, como holerites ou declarações de imposto de renda. Vale lembrar que é fundamental que a renda seja suficiente para cobrir não apenas as despesas regulares, mas também as parcelas do empréstimo.
O Score de Crédito mínimo para financiar um carro varia de acordo com a instituição financeira, mas, geralmente, scores abaixo de 500 são considerados de alto risco.
De 0 a 300: Considerado um score muito baixo, com chances praticamente nulas de conseguir um financiamento. De 301 a 500: Ainda é uma pontuação baixa, e as chances de aprovação para financiamento são pequenas. De 501 a 700: Um score considerado bom, com chances razoáveis de conseguir um empréstimo.
Um dos motivos mais comuns para ter o financiamento reprovado é o CPF negativado. Em outras palavras, significa que a pessoa consumidora tem seu nome inscrito nos órgãos de proteção ao crédito. Isso ocorre após ela não quitar uma dívida, e o valor ficar pendente na instituição ou empresa credora.
Estou com nome limpo e score alto mas não consigo financiamento.?
A primeira recomendação é entrar em contato diretamente com a empresa e abrir um canal de negociação. É importante saber que ela não é obrigada a informar o motivo da recusa do financiamento. Procure simular um valor menor do que o da solicitação negada.