Deve consultar o site alistamento.eb.mil.br para saber se foi dispensado ou encaminhado a seleção para servir o quartel da Marinha, Exército ou Aeronáutica.
Como saber se fui aprovado no alistamento militar?
Caso o cidadão deseje saber a sua situação, de forma presencial, deverá, procurar a Junta de Serviço Militar, mais próxima da sua residência. (acesse: https://alistamento.eb.mil.br/servico/jsm). Web : Após realizar o alistamento, o cidadão deverá acompanhar sua situação no site Acesse o site.
Sífilis, com lesões cardiovasculares, tabes dorsalis, paralisia geral progressiva ou deformidades incompatíveis com o desempenho das atividades militares.
Inscrição para Seleção Geral: fase de inscrição para o alistamento, que pode ser feito online ou presencialmente na Junta de Serviço Militar mais próxima da sua casa;
Seleção geral: entrevista, realização de exames médicos e físicos, testes de conhecimento gerais e psicológicos;
No site alistamento.eb.mil.br, clique na opção “Acompanhar alistamento”, no período de 15 a 30 de julho do ano do alistamento, para consultar a sua situação militar.
Porque tem que abaixar as calças no alistamento militar?
A origem desse hábito gera inúmeras controversas e boatos infundados, o mais famoso deles é que abaixar as calças seria uma forma de demonstrar que vocês está disposto a relação homosexual dentro dos presídios - porém não passa mesmo de uma tentativa de desmoralizar essa moda. Confira essas curiosidades aqui!
Deve consultar o site alistamento.eb.mil.br para saber se foi dispensado ou encaminhado a seleção para servir o quartel da Marinha, Exército ou Aeronáutica.
Isso acontece quando você se recusa a participar de atividades militares por convicções pessoais, como ser contrário ao uso de armas. Se esse for o seu caso, você pode apresentar uma justificativa para o Exército explicando os motivos pelos quais não deseja servir.
A cerimônia de juramento da bandeira é obrigatório para os jovens que foram dispensados, porque a inspeção do exercito já aconteceu e os selecionados para servir passam por outras formalidades, já como soldados da ativa.
O que acontece se eu for aprovado no alistamento militar?
Você estará em débito com o serviço militar. Isto pode trazer-lhe conseqüências desagradáveis, pois não poderá prestar concurso público, tirar passaporte, ser matriculado em universidade, entre outras dificuldades.
O que acontece quando aparece designado no alistamento?
Designação: o candidato é convocado para se apresentar no quartel mais próximo da região onde habita; Seleção Complementar: essa seleção é semelhante à Geral, mas possui maior grau de especificidade. Exames Médicos, Testes de Aptidão Física e Entrevista são alguns dos itens que compõem essa etapa; e.
Quem já fez exame médico no alistamento militar deve se lembrar do teste: soprar o braço, fazendo força na região abdominal. O exame ajuda a identificar qualquer hérnia insuspeita. O Ministério da Saúde estima que até 8% dos brasileiros tenham alguma hérnia abdominal, que pode “descer” para os testículos.
Filho único deve servir? Conforme decreto 5.881 poderá ter isenção ao Serviço Militar em tempo de guerra e de paz, o filho único, que viver em companhia de sua mãe, viúva ou solteira, decrépita ou valetudinária, ou de pai decrépito ou valetudinário.
Por ser portador de deficiência: serão considerados "notoriamente incapaz" para o Serviço Militar os portadores de lesões, doenças ou defeitos físicos, que os tornem incompatíveis com o Serviço Militar nas forças armadas e que só podem ser sanadas ou removidas com o desenvolvimento da ciência.
Se estiver cursando faculdade? Todos os brasileiros são obrigados ao Serviço Militar, na forma da Lei do Serviço Militar (LEI 4.375 DE 17/08/1964). No entanto, é previsto o adiamento da incorporação para quem esta cursando faculdade nos cursos de Medicina, Farmacia, Odontologia e Veterinária.
A transmissão ao vivo da cerimônia de identificação dos candidatos aprovados no Processo Seletivo aos Cursos de Altos Estudos Militares, ano 2024, foi realizada no dia 15 de agosto de 2024, às 14h, pelo youtube.
CPF; comprovante de residência ou declaração assinada; e. um documento oficial com fotografia (carteira de identidade; carteira de trabalho; carteira profissional; passaporte; carteira de identificação funcional; ou outro documento público) que permita sua identificação, caso necessário.