O pH normal do sangue é entre 7,35 e 7,45, que é considerado um pH ligeiramente alcalino. Qualquer alteração nesses valores é uma situação muito grave, que coloca a saúde em risco, havendo até risco de morte. Quando o sangue se torna mais ácido, com valores entre 6,85 e 7,35, é uma situação conhecida como acidose.
Colete a saliva em uma colher ou um pouco de urina em um recipiente. Mergulhe a tira no líquido por 3 segundos. Mova a tira rapidamente para retirar o excesso. Aguarde 15 segundos para a leitura do teste.
Qualquer pH inferior a 7 é considerado ácido e qualquer pH acima de 7 é considerado básico, ou alcalino. Um pH de 7 é neutro, que não é nem ácido ou básico.
Os vegetais frescos, como aspargos, alface, tomate, alho, couve-flor, pepino, cenoura, espinafre, brócolis e batata, são alimentos alcalinizantes pois a digestão destes contribui para diminuir os resíduos ácidos no organismo, evitando o surgimento doenças como diabetes ou aterosclerose.
Nenhum alimento é capaz de tornar nosso sangue mais alcalino. O pH do sangue deve ser mantido em torno de 7,4 para o bom funcionamento das células. O nosso organismo tem um sistema, chamado tamponamento, que consegue manter o pH na faixa ideal.
No caso do chá de gengibre, especificamente, os benefícios também estão muito relacionados à liberação dos óleos essenciais que fazem parte da sua composição: timol, carvacrol e eugenol.
O pH normal do sangue é entre 7,35 e 7,45, que é considerado um pH ligeiramente alcalino. Qualquer alteração nesses valores é uma situação muito grave, que coloca a saúde em risco, havendo até risco de morte. Quando o sangue se torna mais ácido, com valores entre 6,85 e 7,35, é uma situação conhecida como acidose.
Como Alcalinizar o corpo com bicarbonato de sódio?
Suco de limão com bicarbonato
Em pequenas proporções, pode ajudar a alcalinizar o corpo e é uma opção de refrigerante natural, já que o bicarbonato libera CO2, produzindo bolhas. Misture todos os ingredientes e tome. O ideal é consumir limões orgânicos e, se possível, evitar o açúcar.
“O ácido cítrico do limão é em torno de 5 a 7% e, quando livre, ao ser ingerido é oxidado e se comporta como um “alcalinizante”. Ou seja, é um neutralizante da acidez interna, estabilizando o pH do sangue”, explica a nutricionista Jessica Ferreira, especialista em nutrição esportiva e doenças cardiovasculares.
Os elementos que pertencem à família dos metais alcalinos são aqueles que pertencem à coluna 1 ou IA. Respectivamente, na ordem da Tabela, eles são: Lítio (Li), Sódio (Na), Potássio (K), Rubídio (Rb), Césio (Cs) e Frâncio (Fr).
Pegue algumas folhas de repolho roxo (30 g) e corte em fatias bem pequenas, coloque para cozinhar com uma quantidade de água igual ao de folhas picadas (aproximadamente 150 ml). Deixe ferver por 15 minutos e espere esfriar. Agora, use uma peneira e tente extrair toda água que ainda restou em um recipiente limpo.
"Alguns dos alimentos que podem ajudar a manter o pH do corpo em equilíbrio são: verduras folhosas, como espinafre, couve, alface, rúcula, agrião e outras, que são ricas em minerais alcalinos, como cálcio, magnésio e potássio; brócolis, couve-flor, repolho e outros vegetais crucíferos, pois são ricos em nutrientes ...
Um exemplo clássico são as frutas cítricas: embora elas sejam fontes ácidas, em nosso organismo exercem um efeito alcalino e, por isso, são boas alternativas. Além de equilibrar o nosso corpo e prevenir doenças, essa dieta ainda tem, como boa consequência, a perda de peso.
É possível fazer água alcalina de forma caseira, no entanto é importante ter atenção às proporções para evitar que a água seja excessivamente alcalina, possuindo efeitos negativos no organismo. Para preparar a água alcalina basta misturar uma colher de café de bicarbonato de sódio em cada litro de água.
Sucos de maçã, pera, melão, melancia e uva são mais alcalinos e muito benéficos à saúde — exemplifica. As frutas cítricas, importantes fontes de vitamina C, estão entre as mais ácidas, mas podem ocasionalmente ser substituídas por outras ricas no mesmo elemento.
A dieta alcalina é basicamente vegetariana. Ou seja, composta por legumes e folhas verde-escuras, como couve, couve-de-bruxelas, couve-flor, espinafre, brócolis, repolho, alho, cebola e agrião. Contudo, é indicado utilizar algumas proteínas ligeiramente ácidas para equilibrar o pH, tais como carnes brancas e ovos.
“Aqueça levemente um copo de água e esprema meio limão no copo, misture um pouco e beba. Não utilize sucos prontos ou aqueles sumos já espremidos, use sempre limões frescos. Não adoce, beba apenas a água com limão.”
A grande maioria dos valores se coloca entre 3 e 5, mostrando-se o limão e a carambola abaixo dêstes valores e, acima dêles, o mamão, o abacate, a melancia, o caqui, o figo, a laranja lima e a lima da Pérsia.