Falta de libido, celibato, abstinência sexual e assexualidade. Tipicamente, uma pessoa assexual possui pouco interesse em interações de cunho sexual com outras pessoas. É diferente de perder o interesse em sexo ou optar pela abstinência. A abstinência sexual e o celibato são escolhas.
Os assexuais são pessoas que não têm a sexualidade orientada nem para hétero, nem para homo, nem para bissexualidade – não sentem atração sexual nenhuma e vivem muito bem assim. Não sentem necessidade de fazer sexo. A chamada assexualidade é mais comum do que imaginamos.
Quais são as características de uma pessoa assexuada?
Isto é, o indivíduo assexual não sente o desejo de praticar a sua sexualidade com todas as imposições que o ato exige. "Os assexuais possuem sentimentos, mas não o desejo total de fazer sexo. Ou seja, o sentimento de amor e a atração sexual não estão necessariamente associados.
São pessoas, em linhas gerais, que não sentem atração sexual ou necessidade de ter relações sexuais. Mas esta é uma definição simplificada do grupo que se define como assexual. A assexualidade é uma orientação sexual e o termo pode ser usado como um guarda-chuva dentro do espectro de pessoas assexuais.
A assexualidade é uma orientação sexual que tem como principal característica a falta de atração sexual por outra pessoa, independentemente de gênero. Segundo especialistas, os assexuais não gostam, não querem e não sentem nenhuma necessidade de fazer sexo.
Uma pessoa assexual experimenta pouca ou nenhuma atração sexual. Mas isso não significa que ela não pratique sexo, beije e abrace em nenhuma circunstância. Ela pode ter atração romântica por outro indivíduo, bem como gostar de toques e ter o desejo de estar em um relacionamento afetivo.
Não há disfunção se não há sofrimento", explica Carmita. É possível uma pessoa 'se tornar' assexual? Segundo a psiquiatra, apenas após intensos traumas emocionais, por disfunções que atingem o sistema nervoso ou por distúrbios hormonais – geralmente, uma combinação dos três elementos.
Alguns experimentam excitação e outros se masturbam sem ter interesse em fazer sexo com outra pessoa, por exemplo. Algumas pessoas assexuais não querem ter contato sexual, enquanto outras podem se sentir “neutras em relação ao sexo”. Já outras pessoas se envolvem em um contato sexual para obter uma conexão emocional.
O assexual pode ser romântico ou arromântico, ou seja, sentir pouca, condicional ou nenhuma atração romântica. “Esta está associada a com quem você tem vontade de ter um relacionamento romântico”, indica Borges. Em outras palavras, pessoas assexuais podem ou não se apaixonar.
A pessoa assexual estrita é aquela que não sente atração sexual em nenhum momento por nenhuma pessoa, independentemente do gênero. Ou seja, relações sexuais não fazem parte da sua vida e dos seus relacionamentos.
É importante reconhecer que não sentir atração física ou sexual por ninguém pode ser normal e pode indicar uma orientação como assexualidade ou arromanticidade. Reflita sobre seus sentimentos e considere explorar formas de conexão social que não envolvam contato físico.
A falta de libido ou diminuição do desejo sexual pode ocorrer tanto em homens como em mulheres e pode ser desencadeada por problemas fisiológicos, uso de alguns medicamentos e até por questões psicológicas, como traumas emocionais e estresse.
Demisexualidade é uma orientação sexual reconhecida em pessoas que são fisicamente incapazes de se sentir sexualmente atraídas por outra sem estabelecer uma forte conexão emocional com elas primeiro. O termo vem de estar "a meio caminho entre" sexual e assexual, diz a Asexual Visibility and Education Network.
Os assexuais, ou apenas “ace”, representam a letra 'A' da sigla LGBTQIA+, assim como os arromânticos. Assexuais são pessoas que podem não sentir atração sexual, sentem pouca atração ou só possuem atração depois que um vínculo emocional é formado com alguém, podendo demorar meses ou anos.
A maioria das pessoas arromânticas não se apaixonam. Elas podem ou não gostar de atividades frequentemente vistas como românticas (como beijar), se sentirem desconfortáveis com romance, serem solteiras, ter um parceiro ou serem casadas - essas são características individuais que variam entre as pessoas arromânticas.
O assexual romântico é a pessoa que tem interesse em se relacionar romanticamente com outra pessoa. Ou seja, embora não haja atração, nem prática sexual, a pessoa pode ter um relacionamento e se envolver emocionalmente.
Assexualidade ou espectro assexual é a falta total, parcial ou condicional de atração sexual a qualquer pessoa, independente do sexo biológico ou gênero. Assexuais tendem em sua maioria a apresentar pouco ou inexistente interesse nas atividades sexuais humanas.
As pessoas assexuais podem ter um relacionamento normal, em que há amor, interesse, envolvimento e, até mesmo, intimidade, incluído rara relação sexual com penetração, masturbação ou sexo oral, no entanto, mesmo assim, os contatos sexuais costumam ser menos frequentes.
Proculsexual: Pessoa que sente atração sexual apenas para as pessoas com quem ela está ciente que nunca irá poder ter um relacionamento, como celebridades, personagens de ficção, etc.
O termo assexual estrito é usado para definir assexuais que não se encontram no espectro cinza e que não sentem nenhuma atração sexual por ninguém em nenhum momento. Assexuais estrites ainda podem sentir atração romântica ou serem arromântiques.
Sentir muita vontade de ter relações sexuais, que é o aumento da libido, pode estar associado a alterações hormonais, prática de atividade física, baixos níveis de estresse ou cansaço, elevada atração pelo parceiro(a) ou, embora raro, problemas psiquiátricos.
Desse modo, as pessoas assexuais podem ter uma variedade de experiências e preferências em relação ao sexo e ao romance, mas elas não experimentam atração sexual direcionada a outras pessoas.