Diagnóstico. Na maioria dos casos, o diagnóstico da anisaquíase é feito através da endoscopia digestiva alta, que é capaz de visualizar facilmente a larva do verme dentro do estômago (leia: Endoscopia digestiva alta). Quando o verme já não se encontra mais no estômago, o diagnóstico torna-se mais difícil.
Desconfortos gastrointestinais depois de um rodízio em restaurante japonês, como diarreia, náusea, vômitos ou dor de cabeça, são alguns dos sintomas mais frequentes que indicam a infecção de bactérias e parasitas. A médio prazo, também podem surgir falta de apetite e perda de peso.
“Um dos cuidados a ter poderá ser congelar o peixe a -20ºC durante 24 horas para matar os vermes”, explica. Desta forma é possível evitar uma infeção grave no estômago ou intestinal, mas não uma alergia, “porque, mesmo mortos, os parasitas podem causar reações alérgicas”.
O exame parasitológico feito por microscopia em três amostras de fezes coletadas em dias subsequentes detecta os ovos de Diphyllobothrium (cerca de seis semanas após a última ingestão de peixes crus).
A causa da irritação do peixe é a fixação do parasita, que se ancora profundamente na carne do peixe, através de ganchos fixadores. Outros sintomas observados são a produção de excesso de muco na região das branquias, e o comportamento de cuspir a comida.
"O panga, em alguns rios do Vietnã, tem verme, mas quando é criado em cativeiro, isso não ocorre. A gente não precisa se preocupar com o consumo dele no Brasil, porque a importação passa por inspeção federal.
Mas apesar do peixe ser um alimento rico em vitaminas, quando ingerido cru pode trazer problemas. Se estiver contaminado, pode causar difilobotríase, gerada pelo verme Diphyllobothruim. A doença é, na maioria das vezes, assintomática, podendo o verme permanecer no organismo humano por mais de dez anos.
Um peixe fresco tem odor normal, mas quando o salmão está estragado seu cheiro é duvidoso e ruim. 2 - Veja a cor da carne do lado de dentro do peixe. O salmão pode desenvolver descolorações ou manchas marrons conforme vai estragando. Ele deve ter uma cor rosada ou avermelhada saudável que não seja muito escura.
Causada pela bactéria Piscirickettsia salmonis, a Septicemia Rickettsial do Salmão (SRS) é altamente infecciosa na etapa de água do mar da criação de salmão, mas não sobrevive em água doce. A infecção é multissistêmica, causando lesões na pele e nos órgãos internos.
Os sintomas da anisaquíase tipicamente incluem dor abdominal, náuseas e vômitos depois de horas da ingestão das lavas; uma massa pode se forma no intestino delgado e os sintomas são semelhantes aos da doença de Crohn. A anisaquíase desaparece espontaneamente após algumas semanas.
Normalmente, a carne de peixe é branca ou rosada, coberta por um líquido fino e transparente, mas com o passar do tempo a cor da carne ficará mais leitosa e brilhante, azulada ou acinzentada em alguns casos. Logo, essa mudança evidencia que o peixe não pode mais ser consumido.
Porém, quando isso não é possível ou quando a larva já se espalhou para o intestino, pode ser necessário tomar um vermífugo, chamado de Albendazol, durante 3 a 5 dias, para matar o parasita e eliminá-lo nas fezes.
O aspeto pode não ser o melhor, mas é completamente inofensiva. Já reparou que quando cozinha salmão vai-se libertando uma substância branca? Se sempre achou que essa substância era gordura, saiba que estava enganado.
Nutricionalmente, o sushi pode ser vantajoso, desde que consumido com moderação, por ser: Rico em hidratos de carbono de absorção lenta; Ter um elevado teor de gordura insaturada e fonte de ácidos gordos ómega 3; Rico em iodo, ferro, potássio e fósforo e em vitaminas A e do complexo B.
Diagnóstico. Na maioria dos casos, o diagnóstico da anisaquíase é feito através da endoscopia digestiva alta, que é capaz de visualizar facilmente a larva do verme dentro do estômago (leia: Endoscopia digestiva alta). Quando o verme já não se encontra mais no estômago, o diagnóstico torna-se mais difícil.
A anisaquíase desaparece espontaneamente após algumas semanas. Fazer endoscopia digestiva alta para diagnosticar anisaquíase. A remoção endoscópica das larvas é curativa. Condições adequadas de congelamento evitam a anisaquíase em sushis.
Comece lavando o peixe em água fria, para retirar qualquer sujeira. Logo depois, retire as escamas usando uma faca pouco afiada, raspando todo o comprimento do peixe, começando pela cauda e indo em direção à cabeça. Faça isso dos dois lados e depois lave para retirar o excesso.
De acordo com o WebMD, o peixe cru pode conter bactérias, incluindo salmonela, listeria e clostridium, que poderão se espalhar pela cozinha caso se decida lavar o pescado.
Atenção: Lavar carnes, aves e peixes antes de prepará-los não é recomendado por instituições sanitárias por poder causar contaminações cruzadas. Ou seja, os respingos decorrentes da lavagem podem vir a contaminar outros alimentos preparados e/ou utensílios culinários.
Os pontinhos brancos que surgem no corpo dos peixes são o principal sintoma da doença parasitária. As manchas costumam se espalhar pelo corpo todo, principalmente nas nadadeiras.
Mesmo quem consome peixe cru e carnes mal passadas? A orientação da própria Federação Brasileira de Gastroenterologia é de que todos devem tomar medicação antiparasitaria uma vez ao ano independente da dieta seguida. No entanto, é bom lembrar que tratamento sempre deve ser orientado por uma médico.
O tratamento é feito com praziquantel ou niclosamida. D. latum é o mais comum e o maior entre os parasitas que infectam seres humanos (até 10 m de comprimento).