Quais os sintomas de fissura inflamada? Os sintomas de uma fissura anal inflamada incluem dor intensa e persistente durante e após a evacuação, sangramento retal, e possível inchaço ou vermelhidão ao redor do ânus.
O médico normalmente consegue saber que a pessoa tem uma fissura com um simples exame visual do ânus. Às vezes, ele precisa realizar um exame do reto usando um dedo enluvado ou um anuscópio (um tubo curto que o médico utiliza para visualizar o ânus).
Os sintomas incluem dor ou sangramento durante ou após a defecação. O diagnóstico se baseia em um exame do ânus. O tratamento inclui emolientes fecais, pomadas protetoras e banhos de assento e, às vezes, injeção de toxina botulínica ou um procedimento cirúrgico.
As fissuras provocam dor e sangramento moderado, de cor viva, normalmente durante ou após uma evacuação. O paciente também pode sentir ardor ao se sentar. A dor dura vários minutos ou horas e, então, melhora até a próxima evacuação.
O tratamento consiste em amolecer as fezes, evitar a constipação e praticar uma boa higiene. A maioria das fissuras anais se cura em 6 a 8 semanas. Fissuras contínuas ou crônicas também podem ser tratadas com medicação e pomadas. Raramente é necessária cirurgia para reparar a fissura.
Fissuras e trincas não representam alertas graves. Isso porque, não são sinais de comprometimento na estrutura do imóvel. Entretanto, se evoluírem com o tempo, aí sim, se tornam preocupantes. Já as rachaduras na parede são, em geral, perigosas quando se manifestam de forma diagonal.
Uma fissura não tratada pode dificultar a cicatrização, causar dor persistente e aumentar o risco de infecção na região anal. Além disso, a dor associada à fissura pode levar a uma condição chamada de espasmo do esfíncter anal, onde os músculos ao redor do ânus se contraem involuntariamente, agravando ainda mais a dor.
Rectogesic e outras pomadas com nitroglicerina: ajuda no relaxamento do esfíncter anal e melhora a circulação sanguínea na região, facilitando a cicatrização da fissura; Bepantol ou Hipoglós: são pomadas cicatrizantes que hidratam e estimulam a cicatrização da pele.
Quais os sintomas de fissura inflamada? Os sintomas de uma fissura anal inflamada incluem dor intensa e persistente durante e após a evacuação, sangramento retal, e possível inchaço ou vermelhidão ao redor do ânus.
Ferver a água com o tomilho e o alecrim por 20 minutos. Coar a infusão, deixar esfriar e fazer banho de assento, colocando a mistura em uma bacia ou banheira. Outra opção é enxaguar a região íntima 2 vezes por dia, até melhorar os sintomas.
Recomenda-se limpeza com sabonete íntimo e água corrente sempre após evacuar. Compressas de água fria podem aliviar a ardência e reduzir a dor, e também como banhos de assento com água morna. Após analisar o caso, o médico indicará pomadas de uso tópico ou tratamento cirúrgico de acordo com a necessidade.
Após conhecer melhor as duas doenças, é possível perceber que a principal diferença entre as hemorroidas e as fissuras está na sua constituição. A primeira é caracterizada por uma dilatação dos vasos, enquanto a segunda por “rachaduras” na região do ânus.
O tratamento inicial pode ser caseiro, com banhos de assento com água morna três vezes por dia, aumento da ingestão de fibras e uso de laxantes para diminuir a rigidez das fezes. Algumas pomadas também podem ser utilizadas. Procure um médico proctologista para maiores informações e indicação do melhor tratamento.
Fissura: é o início de um possível problema. Ela corresponde a aberturas finas (de até 1 mm) e são alongadas. Na maior parte das vezes elas são superficiais e não são perigosas. Trinca: quando a abertura aumenta para até 3 milímetros, essa fissura se transforma em uma trinca.
Uma fissura anal aguda é aquela que dura pouco tempo. Muitas vezes cura dentro de 6 semanas com tratamento simples. Uma fissura anal crônica é aquela que dura 6 semanas ou mais, nestes casos a cirurgia pode ser necessária.
Os sintomas mais freqüentes são a dor que geralmente é de forte intensidade, acontece durante e logo após as evacuações e pode durar de alguns minutos até algumas horas.
A causa mais comum está associada à lesão ou trauma provocado pela evacuação de fezes muito duras, grandes, secas ou volumosas. Nestes casos, abre-se um pequeno corte doloroso que pode sangrar. Outra causa para o aparecimento de fissuras anais é a prática de sexo anal sem a devida lubrificação ou relaxamento adequado.
O ideal é evacuar fezes pastosas e para isso a ingestão de fibras e líquidos é um dos principais pontos. O uso de analgésicos também pode aliviar, além do banho de assento com água morna.
Os pacientes com fissura anal devem priorizar alimentos ricos em fibras ( folhas verdes cruas, frutas, linhaça, granola, aveia, chia, etc..) e ingestão de líquidos ( pelo menos 2 litros por dia) .
Os principais sintomas da fissura anal incluem dor durante e após a evacuação, sangramento (às vezes visível no vaso sanitário), coceira e inchaço. Durante a fase aguda, a dor pode se tornar tão intensa a ponto de dificultar ou até mesmo impedir a evacuação.