Como descobrir se um artigo é bom?
Procure no artigo as características da população estudada, idade, sexo, doenças, etc... Procure no artigo se todos os objetivos estão descritos nas tabelas. Os gráficos precisam ser claros e limpos para a leitura correta. Desconfie da publicação caso não consiga identificar graficamente os resultados.O que um artigo precisa ter para ser bom?
E além de ter motivação, tem relevância... Tem também uma contribuição, ou seja, tem que ter alguma novidade, tem que abarcar um tema que é importante, mas, ao mesmo tempo, usar um método que de alguma forma tem que ser novo... Se o artigo cumprir com esses requisitos, ele é considerado bom (Entrevista, Marcos, 2019).O que analisar em um artigo?
Então, é o momento de se estudar os detalhes do trabalho, como:
- Pontos negativos.
- Críticas construtivas.
- Pontos positivos.
- Conceitos que foram trabalhados.
- Contexto histórico, político, social.
- Método e metodologia científica.
- Outros conceitos e autores que dialogam com aquele texto.
O que não pode faltar em um artigo?
Ele deve ser um texto sucinto e relativamente breve que informe o leitor sobre a dúvida investigada, o referencial teórico utilizado, a metodologia empregada, os resultados alcançados e as principais dificuldades encontradas durante o processo de investigação ou na análise da questão.Como saber se um ARTIGO CIENTÍFICO é BOM ou RUIM?
Como avaliar um trabalho acadêmico?
Segue, abaixo, alguns critérios bastante recorrentes no meio científico:
- Coesão e Coerência;
- Relevância do problema abordado;
- Contribuição científica;
- Apresentação clara dos resultados;
- Atualidade do tema;
- Ineditismo;
- Ortografia.
Como analisar a metodologia de um artigo?
Durante a análise crítica de um artigo científico, pontos básicos que compõem a metodologia do estudo devem ser checados criticamente, tais como: populações de estudo e alvo, critérios de seleção da amostra, tamanho da amostra e sua base de cálculo, tipo de estudo, instrumentos da pesquisa, treinamento, calibração dos ...O que é o DOI Em um artigo?
Assim como o ISSN, o DOI, Digital Object Identifier (Identificador de Objeto Digital), é um padrão de números e letras que identificam publicações. Ele faz essa identificação exclusivamente em ambiente virtual, dando ao objeto singularidade e permanência reconhecida na web.Qual a diferença entre ISSN e DOI?
Para deixar mais claro, o que os diferencia é que o ISSN é usado para publicações seriadas, sejam esses jornais, anais, revistas e até blogs, científicos ou não, já o DOI é usado para identificação de objetos digitais em geral, mesmo que frequentemente seja usado para artigos científicos.O que é DOI ABNT?
DESVENDANDO AS NORMAS DA ABNT – Referências – Referência com o DOI. O DOI – Digital Object Identifier funciona como um link feito para nunca ficar “quebrado”. Nas referências, é recomendável que o DOI seja incluído no lugar do URL, facilitando o acesso ao documento citado.O que significa ISBN e ISSN?
ISBN, ISSN e DOI são três siglas criadas para identificar livros, revistas e documentos periódicos. O objetivo é simples: com elas, cada documento adquire autenticidade e facilita a sua identificação em qualquer lugar… do planeta!Quais as características de um artigo científico?
O artigo científico, como o próprio nome já nos revela, caracteriza-se por um texto científico cuja função é relatar os resultados, sendo esses calcados de originalidade, provenientes de uma dada pesquisa.Qual é o objetivo de um artigo científico?
Finalidade de um Artigo Científico. Comunicar os resultados de pesquisas, idéias e debates de uma maneira clara, concisa e fidedigna. Servir de medida da produtividade (qualitativa e quantitativa) individual dos autores e das intituições a qual servem.Quais são as 7 etapas do método científico?
As etapas do método científico são: observação, questionamento, formulação de hipótese, realização de experimentos, aceitação/rejeição das hipóteses e conclusão.Quais são os erros mais comuns em uma pesquisa científica e como evitá los?
Os erros mais comuns nos artigos científicos
- 1 – Você não deixa clara a sua motivação. ...
- 2 – Você não traça paralelos com a literatura existente. ...
- 3 – Você trabalha com dados imprecisos. ...
- 4 – Você faz afirmações generalistas. ...
- 5 – Você cita outros autores da maneira incorreta. ...
- 6 – Você não sabe utilizar gráficos.
Como avaliar o trabalho?
Como avaliar meu desempenho profissional? 4 Dicas para o dia a dia
- Solicite feedbacks regularmente. ...
- Avalie seu avanço nas metas propostas. ...
- Foque em um plano de desenvolvimento individual. ...
- Converse com a sua liderança sobre o assunto.
Quais são as formas de avaliação?
Os principais tipos de avaliação que existem são: diagnóstica, formativa e somativa, que diferem entre si principalmente pela finalidade com que os resultados são utilizados.Qual é a estrutura de um artigo?
Elementos textuais do artigo científicoOs elementos textuais são formados pela Introdução, Desenvolvimento e Considerações Finais. Eles formam o conteúdo da sua produção e devem transmitir as principais ideias discutidas.
Qual é a linguagem utilizada em um artigo científico acadêmico?
A linguagem científica caracteriza-se por ser impessoal, informativa e técnica. Portanto deve-se evitar expressões como "eu penso", "parece-me", "como todo mundo sabe".Qual é a estrutura básica de um artigo científico?
Estrutura principal do Artigo CientificoE eles são: Introdução, metodologia, resultados e discussão.