Fatores como alterações nas fezes, na plumagem, no apetite ou em seu comportamento são alguns dos sinais mais comuns que podem indicar que sua ave não está bem. Aves saudáveis costumam ter penas com uma coloração mais viva e a postura mais ereta.
Nesse caso deve levar o passarinho um veterinário ou a um centro de recuperação de animais silvestres. Durante o transporte tenha em atenção a temperatura do passarinho. Assim, mantenha-o quente cobrindo-o com uma toalha ou com as mãos.
Como saber se seu pássaro esta doente 😷 Aprenda identificar os sintomas que mais trazem problemas
Como salvar um passarinho que está morrendo?
Lave as mãos e coloque luvas, se tiver. Com cuidado, erga o passarinho ferido e coloque-o na caixa, levando em seguida ao veterinário. - Não mexa muito no pássaro: depois de colocá-lo em um lugar seguro e aquecê-lo, é melhor deixá-lo em paz. É essencial que não o alimente e não o manuseie sem necessidade.
Borbulhamento, roncos, assobios, espirros, perda da voz ou mudanças de tom, bem como um aumento na frequência respiratória ou pieira, podem ser sintomas de infecções respiratórias.
Neste caso, é recomendado alimentos repletos de fibras, como frutas, verduras e vitaminas. Mas um veterinário sempre deve ser consultado, para entender a causa e apontar o melhor tratamento.
O que fazer quando o passarinho está passando mal?
Os pássaros doentes devem ser isolados imediatamente. As gaiolas devem ser lavadas e desinfetadas (de preferência com álcool). Os sintomas de cerca de 30 doenças diferentes são mais ou menos os mesmos, tornando-se assim difícil a sua definição. O tratamento terá portanto de ser geral.
desidratado a ave está (NUGENT-DEAL, 2016). Esse quadro pode ser avaliado também por meio das mucosas, principalmente a oral, a qual possui aparência pegajosa e opaca (GREENACRE; GERHARDT, 2016). Outro parâmetro que pode ser examinado é o tempo de preenchimento venoso, através da veia basílica (cutânea ulnar).
Um pássaro feliz passa bastante tempo arrumando e limpando suas penas. Se elas parecerem irregulares, fofas e despenteadas, ele poderá estar doente ou infeliz. Venha conhecer a nossa loja. Temos rações e acessórios para pássaros.
O primeiro passo ao se deparar com um passarinho caído no chão é prestar socorro. Depois, você pode ligar para a prefeitura da sua cidade e descobrir quem são os responsáveis por reabilitar estas aves e devolvê-las ao seu habitat.
A doença do "dedo curvo" ou do "dedo duro", como é mais conhecida entre os passarinheiros, acomete todas as aves independentemente da espécie, raça ou idade. Essa patologia leva à paralisia e ao endurecimento dos dedos dos pés, ocasionando assim grandes problemas.
1- Verifique primeiramente se há sangue ou alguma alteração na superfície do corpo da ave; 2- Observe se as asas se fecham normalmente ou se ficam caídas (pode evidenciar uma fratura); veja se a plumagem está desigual ou com defeitos (isso pode denunciar o ataque de predadores);
Forre a caixa com um pano limpo ou com papel toalha. Lave as mãos e coloque luvas, se tiver. Com cuidado, erga o passarinho ferido e coloque-o na caixa, levando em seguida ao veterinário. - Não mexa muito no pássaro: Depois de colocá-lo em um lugar seguro e aquecê-lo, é melhor deixá-lo em paz.
PODEMOS TAMBÉM EM CASOS EM QUE O PASSARINHO ESTÁ MUITO DEBILITADO ESPALHAR UM POUCO DO PÓ AMARELO DO COMPRIMIDO DO COCCINON EM CIMA DOS ALIMENTOS CITADOS, OU MESMO EM CIMA DO ALPISTE PARA FORÇAR ELE INGERIR O REMÉDIO E SE RECUPERAR MAIS RÁPIDO.
Em geral, os filhotes de aves precisam ser alimentados com frequência, oferecendo papinha de hora em hora do amanhecer até o anoitecer. Quando o passarinho tiver aberto os olhos e brotado algumas penas, pode-se esperar de 1 a 2 horas entre uma papinha e outra, observando como está o papo da ave.
Existem sinais que sua ave pode estar sentindo dor . Ela pode parar de se mover e pousar como faria normalmente, curvar ou esconder a cabeça entra às penas , alterar seu padrão de vocalização ou gritar muito mais que o normal , perda de interesse pela comida e água e tem menos energia que o normal .
Uma das opções para o maneio da dor nas aves é o uso de anti-inflamatórios não esteroides (AINES) como o carprofeno, cetoprofeno e o meloxican. Os AINES podem ser usados em casos de dor ligeira a moderada. Também podem ser usados opióides como o butorfanol.
Para que serve colocar alho na água do passarinho?
O Alho atua nos pássaros de forma antibiótica, anti-inflamatória, antimicrobiana, antiasmática, antioxidante, anticancerígeno, protetor cardiovascular entre tantos outros.
Salmonela. É uma das doenças dos pássaros mais comuns e pode causar a morte em aves muito jovens. Além do mais, é muito contagiosa. Transmissão: Através das fezes ou da saliva de animais doentes.
Grande parte das aves ficam com febre alta. Os olhos ficam vermelhos e inchados. As aves apresentam corrimento nasal e dificuldade em respirar devido à inflamação das vias respiratórias superiores.
Os sinais apresentados pelo paciente que ingeriu vão ser: letargia, vômitos e regurgitação, eliminação de sangue pela cloaca, ingestão de muita água, diarréia e alguns metais podem provocar alterações neurológicas como incoordenação motora, tremores e até convulsão.