Como saber se uma pessoa está sendo procurada pela Interpol?
A Policia Federal lançou um aplicativo que permite aos usuários consultar a lista dos procurados e desaparecidos internacionais da Interpol. O CheckPol é pioneiro no mundo e permite a consulta do nome, foto e, no caso dos foragidos, detalhes do crime cometido.
Brasília, 17/06/16 - A Polícia Federal lançou nesta sexta-feira, o aplicativo CheckPol, que permite a qualquer pessoa consultar a base de procurados internacionais da Interpol. O aplicativo, que é o único do gênero no mundo, permite a busca pelo nome, pela foto e de detalhes do crime cometido.
Quais são os brasileiros procurados pela Interpol?
Entre os brasileiros presentes na lista há Carlinhos Benites, nascido no Rio Grande do Sul (RS) e procurados por crimes sexuais. Há também Emanuel Eduardo dos Santos, de Santa Catarina, foragido por roubo. Débora de Sousa da Paixão, do Amapá, está na lista vermelha da Interpol acusada de tráfico de drogas.
O SINESP CIDADÃO é o aplicativo do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública que permite a consulta de mandados de prisão e pode ser acessado pelo link https://www.gov.br/pt-br/apps/sinesp-cidadao.
Quem entra na lista de procurados da Interpol pode ser preso por qualquer agente estrangeiro em qualquer lugar do mundo. Dois amigos de Eduardo já foram presos. Em 13 de maio, a Polícia Civil do Paraná fez uma operação para prendê-los preventivamente e suspender seus perfis em redes sociais.
COMO CONSULTAR A LISTA DOS PROCURADOS PELA INTERPOL (LISTA VERMELHA)
Quais os crimes que a Interpol investiga?
Sede da Interpol em Lyon, França. A INTERPOL fornece suporte de investigação, conhecimento e treinamento para a aplicação da lei em todo o mundo na luta contra três áreas principais de crime transnacional: terrorismo, crime cibernético e crime organizado.
Por exemplo, se um suspeito procurado pelas autoridades policiais brasileiras estiver na Itália, a Interpol é uma organização acionada para coordenar a comunicação e a cooperação entre as autoridades policiais dos dois países, desempenhando um papel fundamental na busca e no cumprimento da lei em escala global e ...
Para consultar os mandados de prisão pelo nome, existem alguns sites e aplicativos que podem ser úteis. Um deles é o Portal BNMP, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que disponibiliza uma consulta pública aos mandados de prisão pendentes de cumprimento em todo o território nacional.
Entre os 91 brasileiros, estão sete mulheres de 27 a 74 anos. Uma dela é Heloísa Gonçalves Duque Soares Ribeiro, procurada por suspeita de assassinato e tortura. Outra é Maria Jussara da Conceição Ferreira Santos, suspeita de integrar uma organização criminosa.
Chamada de Difusão Vermelha, esta lista inclui diversos brasileiros acusados de crimes graves, sendo procurados nos 190 países membros da organização. Vamos mergulhar nessa rede de histórias e entender melhor quem são esses fugitivos, o que pesa contra eles e como a Interpol coordena seus esforços para capturá-los.
Em novembro de 2024, o delegado da Polícia Federal Valdecy Urquiza deve se tornar o primeiro brasileiro a comandar a Interpol. Em 100 anos de existência, a Polícia Internacional foi chefiada por homens de apenas cinco países, quatro da Europa e um dos Estados Unidos.
Solicitação escrita do interessado, dirigida ao Diretor Departamental da Interpol, especificando nome completo, nacionalidade, número de RG ou Passaporte, estado civil, ocupação, domicilio e a motivação do pedido; 2.
Uma vez dentro da organização brasileira, se você quer integrar a Interpol, é preciso ter um ótimo currículo. Isso incluí operações importantes, reputação ilibada, formações complementares, fluência em mais de dois idiomas, dentre outros. As indicações para a sede da Interpol brasileira são feitas pela própria PF.
Para tanto, a análise em questão pode ser feita através do site http://www.cnj.jus.br/bnmp, do CNJ. Ao acessar, preencha com alguma das informações possíveis, sem erros, e clique em “pesquisar”.
Selecionar o ícone "MANDADOS" e inserir o nome ou alcunha da pessoa que se deseja pesquisar. É possível ainda utilizar outros filtros de consulta através do ícone "BUSCA AVANÇADA" como: estado, cidade, nome da mãe, número do processo e documento.
Como ver um boletim de ocorrência contra mim? No site da Polícia Civil você pode buscar a opção “Consulta de BO” e lá informar o seu CPF e nome para descobrir se tem algo contra você.
Como saber se a pessoa tem algum processo criminal?
Portal do Tribunal de Justiça: Acesse o menu “Consulta de Processos” no canto superior direito da página, inserindo o número do processo, se disponível. Consulta pelo CPF ou nome das partes: Faça a pesquisa diretamente pelo número do processo ou pelo nome das partes na seção “Cidadão”, link “Consulta de Processos”.
Porém, a polícia internacional tem como foco combater e prevenir as seguintes infrações penais: corrupção; moeda e documentos falsos; crimes contra a criança; crimes contra o patrimônio cultural; cibercrimes, tráfico de drogas; crime ambiental; crime financeiro; tráfico de arma de fogo; tráfico de pessoas; bens ...
Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal) é uma organização policial internacional que visa o combate a diversos tipos de crimes por meio da associação de agências de aplicação da lei de muitos países.
Já Maria Jussara da Conceição Ferreira Santos, 51 anos, por organização criminosa. Marcia Liziane Costa Vieira, 38, é procurada por furto. Já a brasileira Rosirene Vieira, de 48, por tráfico internacional de drogas. Silvana Seidler, 57 anos, tem mandado de prisão em aberto por homicídio agravado e ocultação de cadáver.