A partir do trabalho de Huet e dos sinais utilizados pelos surdos no Brasil, desenvolveu-se a Língua Brasileira de Sinais, conhecida como Libras. Huet deu início à Educação de Surdos com base na visualidade dos surdos.
Também existem pessoas surdas ou com deficiência auditiva que são indiferentes quanto a serem consideradas surdas ou deficientes auditivas. No plano pessoal, a decisão quanto a usar o termo “pessoa com deficiência auditiva” ou os termos “pessoa surda” e ”surda”, fica por conta de cada pessoa.
Surdo é o termo correto para se referir à pessoa com perda total de audição. Não se deve utilizar a expressão surdo-mudo. Ao centro abaixo, em preto e branco, duas pessoas conversam em libras.
No caso das pessoas que não escutam, a terminologia mais adequada é “surdo”. Os termos surdo-mudo, mudo, mudinho e derivados, devem ser evitados, pois além de equivocados, soam ofensivos para o surdo.
Portanto, o uso correto dos termos são: Deficiente Auditivo ou Pessoa com Deficiência Auditiva: pode ser relacionado a quem tiver perda auditiva, seja moderada ou total.
Evite fazer gestos bruscos ou segurar objetos em frenteà boca. Fale de maneira clara, pronunciando bem as palavras, mas sem exagero. Use a sua velocidade normal, a não ser que lhe peçam para falar mais devagar. Ao falar com uma pessoa surda, procure não ficar contra a luz, e sim num lugar iluminado.
O fato de alguém ser deficiente auditivo não significa que seja mudo. A mudez é outra deficiência e é raro ver as duas acontecendo ao mesmo tempo. A realidade é que muitos surdos, por não ouvirem, acabam não desenvolvendo a fala.
Não. Nem todo surdo é mudo. Na grande maioria das vezes não existe nenhum problema com as cordas vocais. O que acontece é que muitos surdos não falam por não conseguirem ouvir o que estão dizendo.
TERMOS CORRETOS: surdo; pessoa surda; pessoa com deficiência auditiva. Há casos de pessoas que ouvem (portanto, não são surdas), mas têm um distúrbio da fala (ou deficiência da fala) e, em decorrência disso, não falam.
A Língua de Sinais é uma língua visoespacial e se apresenta em uma modalidade diferente da língua oral, uma vez que utiliza a visão e o espaço, e não o canal oral- auditivo, ou seja, a fala. A Língua de Sinais faz uso de movimentos e expressões corporais e faciais que são percebidos pela visão.
Isso mesmo, o emoji 🤟 significa "Eu te amo", na Língua Brasileira de Sinais (Libras). O sinal tem origem na Língua Americana de Sinais, onde o dedo mínimo representa a letra I e os dedos indicador e polegar, juntos, a letra L. Já os dedos mínimo e polegar esticados, ao mesmo tempo, representam a letra Y.
O que faz um Intérprete de libras? O tradutor e intérprete de libras é responsável por ajudar na comunicação entre pessoas ouvintes e com deficiência auditiva, ou entre surdos, por meio da Língua Brasileira de Sinais e a língua oral corrente, o português.
Os surdos oralizados aprenderam a falar a língua oficial do país. Podem usar ou não aparelho auditivo, ter implante coclear ou fazer leitura labial e, por isto, alguns deles são confundidos com pessoas ouvintes.
As pessoas que têm perda profunda, e não escutam nada, são surdas. Já as que sofreram uma perda leve ou moderada, e têm parte da audição, são consideradas deficientes auditivas.
O Manual explica que “não é correto dizer que alguém é surdo-mudo. Muitas pessoas surdas não falam porque não aprenderam a falar”. Ensina que “quando quiser falar com uma pessoa surda, se ela não estiver prestando atenção em você, acene para ela ou toque, levemente, em seu braço”.
"Surdo-mudo" é um termo incorreto e ultrapassado, que era usado para se referir a surdos alguns séculos atrás. Infelizmente, ele ainda continua a ser empregado por muitas pessoas, hoje em dia. Porém, este termo é errôneo e capacitista, pois pressupõe que os surdos são, naturalmente, mudos. E este é um grande equívoco.
Por definição, o mudo é aquele que não faz uso dos órgãos e regiões emissores de sons. Apesar disso, os surdos podem produzir sonorizações vocais, ou seja, tornando a lógica surdo-mudo inadequada.
Surdo/mudo é a pessoa que não escuta e que também não tem uma laringe funcional, portanto, não consegue falar nem emitir sons. É importante ressaltar que a linguagem de sinais é também um tipo de fala.
A surdo-mudez tem cura? A surdo-mudez em si não possui cura definitiva, pois se trata de uma condição permanente. No entanto, existem tratamentos e intervenções que podem ajudar a melhorar a comunicação e a qualidade de vida das pessoas com surdo-mudez.
Geralmente é causada por abusos vocais ou maus hábitos, como consumo excessivo de álcool e cigarro e falar e cantar demasiadamente sem realizar um preparo vocal adequado.
A maioria dos surdos têm as cordas vocais em perfeito funcionamento, portanto, são minorias os surdos que também são mudos. Muitas pessoas surdas não falam porque não aprenderam a falar. Alguns surdos falam, são os surdos oralizados, que desenvolveram a fala através de um trabalho com fonoaudiologia.