Sua saudação no Candomblé é "Onipé Ibéjì!" (Defensor gêmeo), já na Umbanda é Oni Beijada! Axés & Magias: Os protegidos por Ibéjì são habilidosos e carismáticos. Nesta semana, as energias dos protetores das crianças ajudarão na alegria e jovialidade.
A saudação aos Erês na Umbanda é geralmente feita como "Salve as Crianças!" ou "Salve os Erês!". Também é comum usar a saudação "Bejiróó! Oni Beijada!", que significa "Ele é dois!". A presença dos Erês é considerada uma bênção, trazendo harmonia e renovação espiritual para os praticantes e devotos da Umbanda.
Ibeji é a força mais pura que existe na natureza. É o Orixá da Alegria, preservar a criança que há em cada um é muito importante. Agradar Ibeji é agradar o Olorum e também os Orixás, pois estes dependem desta inocência e impulsividade para ajudar o homem em seu caminho aqui no Aiê (Terra).
Na Festa de Ibeji, por sua vez, é comum oferecer o caruru, prato típico da culinária baiana derivado da cultura de negros escravizados. Apesar das variações existentes, seus ingredientes são o azeite de dendê, o quiabo, a cebola, o camarão e outros temperos.
Quando se observa a fartura do "caruru dos meninos", celebrado neste sábado, a gourmandise desse orixá fica evidente. Aos gêmeos protetores da infância oferenda-se caruru e também acarajé, abará, vatapá, xinxim de galinha, farofa, rapadura, cana-de-açúcar...
Para pedir a São Cosme e Damião pela cura de doenças, basta fazer um bolo, focando toda a sua fé no desejo enquanto prepara o doce. Depois, entregue aos santos em uma praça ou jardim com os refrigerantes e as velas acesas – com cuidado para não causar incêndios.
É a divindade da brincadeira, da alegria; sua regência está ligada à infância. Ibeji está presente em todos os rituais do Candomblé pois, assim como Exu, se não for bem cuidado pode atrapalhar os trabalhos com suas brincadeiras infantis, desvirtuando a concentração dos membros de uma Casa de Santo.
Esta vela cilíndrica, inteiramente feita de parafina de alta qualidade, é um item essencial para quem pratica Umbanda e Candomblé. Com um diâmetro de 5 cm e uma altura de 15 cm, é uma vela robusta e duradoura, com uma duração estimada de 7 dias.
Dentro dos terreiros, os Erês costumam trabalhar após a linha dos caboclos ou dos pretos-velhos. Também existem os trabalhos comandados por eles mesmos. Eles gostam de ambientes coloridos, músicas alegres e, claro, doces e brinquedos.
Como descobrir o nome do meu Erê? Através da numerologia dos Orixás você é capaz de descobrir qual é o seu guia. E mais, o signo dos Orixás, ou os Odus, podem ser definidos por intermédio da sua data de nascimento. Assim, relaciona-se a ciência dos números com esses signos de matriz africana.
Ibeji na nação Ketu, nas nações Angola e Congo. É o Orixá Erê, ou seja, o Orixá criança. É a divindade da brincadeira, da alegria; a sua regência está ligada à infância. Sua determinação é tomar conta do bebê até a adolescência, independentemente do Orixá que a criança carrega.
Ejiocô (Ejioko) é um odu do oráculo de Ifá, representado no merindilogum com duas conchas abertas pela natureza e quatorze fechadas. Nesta caída responde Ibeji e Ogum, significando casamento, disputa amorosa, inveja, e até mesmo briga com irmãos e familiares para recebimento de herança.
Os filhos e filhas de Ibejis tem características bem infantis. São muito alegres e exibem um ar muito jovial. De fato, não pensam muito para realizar algo, sendo um tanto inconsequentes. Por outro lado, dificilmente um(a) filho(a) de Ibejis ficará sentado esperando algo acontecer.
Saudação a Cosme e Damião 🍭🍬🍭Cosme e Damião, Damião cadê Doum? Doum foi passear lá no cavalo de Ogum Cosme e Damião, Damião cadê Doum? Doum foi passear lá no cavalo de Ogum Dois dois sereias do mar Dois dois mamãe Iemanjá Dois dois sereias do mar Dois dois mamãe Iemanjá🍭🍬🍭 #Patacori_Ogum #axé
Cosme e S. Damião rogai por nós! Minha boa Mãe do Céu, Nossa Senhora da Apresentação, que aos três anos subistes as escadarias do Templo para Vos Consagrardes inteiramente a Deus, praticando assim o ato de religião, o mais agradávelao Senhor, seja-vos também agradável, a nossa homenagem, a nossa consagração.
São Cosme e Damião, que, por amor a Deus e ao próximo, vos dedicastes à cura do corpo e da alma de vossos semelhantes. Abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal.
Os Ibêjis não incorporam em pessoas, mas brincam com elas, fazendo travessuras inofensivas, como esconder objetos, dar tombos etc. Assim, é preciso agradá-los com guloseimas e brinquedos, como crianças que são.
No alguidar, as comidas oferecidas aos Ibeji são um misto de alimentos da preferência deles, tais como o feijão preto e o feijão fradinho, arroz, vatapá, galinha cozida, acarajé e o famoso caruru, além dos doces como balas, cocadas e pirulitos.
Quem deseja cultuar, agradecer, pedir ou agradar as Crianças, oferece-lhe doces. Cocadas, pirulitos, suspiros, balas, bolos e frutas alimentam as ibejadas, são comidas de Criança. Como veremos, nas giras de ibejada doce é adjetivo e substantivo, utilizado em seus sentidos figurados e denotativos.
Guia Fio De Contas de Erê Ibejis Cosme e Damião Miçanga Rosa e Azul Colar Umbanda e Candomblé INFORMAÇÕES SOBRE O PRODUTO Cor: rosa e azul claro Tamanho: 60cm fechada Tamanho:120cm aberta Material: miçanga *Não contém firma *Imagem ilustrativa, podendo ocorrer mudanças de tons.