A abreviação correta do prefixo quilo é “k” e não “K” (e.g., km, kg, kV etc.). É errado usar abreviações no plural acrescentando a letra s, como em “kms”, “kgs” etc.
Portanto, 1 quilo e meio se escreve 1,5 kg. O quilograma é a unidade de medida adotada pelo Sistema Internacional de Unidades para a massa de um objeto.
Note que grama nesta acepção é um substantivo masculino. Quando uso algarismos, sigo a regra de que a unidade deve ser representada pelo respectivo símbolo, sem ponto nem plural (ex.: 1 g, 0,5 g, 0,6 g; 1,5 g, 22 g).
1,5 = temos o costume de ler “um vírgula cinco”, mas matematicamente está incorreto. Para fazer a leitura corretamente de um número decimal devemos saber algumas definições.
2kg (dois quilos); 2,5kg (dois vírgula cinco quilos); 5m² (cinco metros quadrados); 5,5m² (cinco vírgula cinco metros quadrados); 5% (cinco por cento).
Pelo sistema internacional, utilizamos como principal unidade de medida o grama (g), seus múltiplos quilograma (kg), hectograma (hg) e decagrama (dag), e seus submúltiplos, decigrama (dg), centigrama (cg) e miligrama (mg).
A forma mais simples de se fazer a abreviatura de uma palavra é pegar a primeira sílaba dela, acrescentar a primeira letra da segunda sílaba — caso esta seja uma vogal, continue até chegar à próxima consoante — e colocar um ponto final. Gram. Adm.
Por mais que muitas palavras no diminutivo sejam usadas para nomear aves, como noivinha, freirinha e alegrinho, quilinho é, na verdade, uma expressão que define cochilo.
1/5 é equivalente a 2/10, pois quando se multiplica o numerador por 2 (1 x 2) e o denominador também por 2 (5 x 2), encontra-se a fração equivalente 2/10. Ao multiplicar 2/10 novamente por dois, aparece uma nova equivalência: 4/20. Assim, as frações 1/5, 2/10 e 4/20 serão equivalentes entre si.