Os participantes quando são pegos, ficam “congelados” até que outro participante que não seja o pegador, os salve dizendo “descongela”. A adaptação deve considerar a singularidade de cada participante. O importante é respeitar o tempo de cada criança.
A primeira pessoa que for pega deve ficar parada, de pernas abertas. Ela está "congelada". Um dos outros participantes deve passar entre as pernas de quem está "congelado". Assim, ele será salvo.
Prenda uma das extremidades no chão e coloque o bebê de bruços ou sentado e deixe-o explorar o saco sensorial com gelo. Com essa atividade o bebê irá observar as cores, sentir as pedrinhas de gelo e a temperatura gelada e ouvir os barulhinhos das pedrinhas se movimentando dentro do saco.
Se falar gelinho, o participante fica agachado. Para ser salvo, alguém deve pular por cima dele. Se o pegador falar gelão, a criança fica de pé, com as pernas abertas. Para ser salva, alguém deve passar por entre as pernas dela.
De modo geral, o jogo consiste em dois tipos de jogadores, os pegadores e os que devem evitar ser apanhados. Cada variante do jogo possui uma forma diferente de se estabelecer como os demais serão pegos, em geral por meio de um toque. Quem for tocado, automaticamente vira o pegador, dependendo do modo da brincadeira.
E pega-pega, pique-altinho, pega-vírus, pega-zumbi, o rei e o ladrão, rio vermelho, pique-pega do Saci, polícia e ladrão, pega-pega congela, mãe da rua, pega-pega aranha, cada macaco no seu galho e pega-chiclete são algumas das variações das brincadeiras de pegar.
Os participantes batem na mão do pegador, que conta até dez e corre atrás das crianças. Quando o pegador está prestes a pegar uma criança, ela tem que gritar o nome de uma fruta e se agachar. Se repetir o nome da fruta dita por ela ou por outra, a criança vira o pegador, e a brincadeira recomeça.
O gelinho é uma variação do verniz gel, mas com um toque especial de reforço. Consiste em aplicar uma fina camada de base líquida em gel, após a aplicação da base comum do verniz gel. Essa camada extra tem como objetivo tornar a unha mais forte e menos propensa a quebrar facilmente.
O hóquei no gelo ou hóquei sobre o gelo é um esporte olímpico jogado num rinque de patinação entre duas equipes de seis jogadores, sendo dois defensores, três atacantes e um goleiro - onde todos os jogadores e juízes calçam patins sobre o gelo.
O curling é um dos esportes no gelo que mais usam a estratégia. Praticado em equipes de duas ou quatro pessoas, o curling é conhecido como o “xadrez do gelo”, graças à combinação entre estratégia, concentração e habilidade.
Gelo (do latim gelus) é o estado sólido da água cristalizada no sistema cristalino hexagonal. Seu aspecto é vítreo e semitransparente. A sua densidade é inferior à da água, ficando em 0,9178 grama por centímetro cúbico. O seu ponto de fusão é de zero grau Celsius a uma atmosfera de pressão.
OBJETIVO: Que a criança observasse e comprovasse que no gelo há água, além de ampliar seu repertório verbal, sua imaginação, sua concentração, sua participação, sua disciplina, e que consiga trabalhar em conjunto com seus pares.
Vão passando uma bola, bem rápido, de mão em mão e o que está de fora, de costas para o grupo, grita “batata quente, quente, quente, …, queimou!”. Quem estiver com a bola quando o colega disser 'queimou', é eliminado da brincadeira. O vencedor será aquele que não for eliminado.
O jogo em si conta com figuras como; Narrador, Assassino, Detetive, Anjo e os Cidadãos da cidade. Em roda, o Narrador distribui os personagens aos participantes com a cidade dormindo, o Narrador pede para o Assassino acordar e apontar para sua vítima que será morta, depois pede para o Anjo acordar e salvar alguém.
No nordeste, é comum também o dindim no Ceará e Piauí, na Bahia grande parte do estado chama de "geladinho", incluído Salvador, no Maranhão de "geladinho", na região metropolitana #sãoluis "suquinho". No interior de Pernambuco é chamado de "dudu", na capital também chamado de "geladinho".
Gente, o geladinho, que também é conhecido como gelinho, dindin, sacolé, chupchup e até chopp, é um doce que vai dentro de um saco plástico e lembra a textura de um picolé. E o legal é que ele pode ser de vários sabores, como morango, uva ou laranja, e é super fácil de se fazer.
As regras do jogos são simples: Uma das crianças é escolhida para correr e "colar" os demais participantes do grupo. Se colar um dos participantes, ele fica parado, até que outra criança encoste-se nela, descolando-a para que volte para a brincadeira.
Um jogador é escolhido como pegador, e os demais fogem dentro dos limites estabelecidos previamente. Quando um jogador é pego, ele deve ficar parado no lugar em que foi pego até ser salvo por algum outro jogador. Para salvar um colega pego, o jogador deve agachar e engatinhar por entre as pernas desse jogador.
Local: Onde se possa correr. Antes de começar o jogo, um participante deve ser designado como o “pegador” (“perseguidor”). O “pegador” fecha os olhos e conta até dez enquanto os outros jogadores se dispersam. A brincadeira começa quando o “pegador” corre atrás dos outros, que tentam evitar serem apanhados.
Pega pega espelho, quem for apanhado congela em uma posição e só ficará livre se outro jogador parar na sua frente e realizar a mesma posição, uma brincadeira tradicional e cheia de possibilidades e desafios. As crianças se divertiram muito brincando - Tia Marília G5 e integral do Palas manhã
Pique em que o participante escolhido para ser o perseguidor esconde o rosto e inicia a contagem, enquanto os demais procuram lugares altos para se esconder. Aquele que não conseguir fica com o pique, passando a ser o perseguidor.
Nesta brincadeira, o pegador deve correr com o objetivo de tocar uma outra criança que esteja fugindo. Assim que for tocada pelo pegador, a outra criança deverá lhe dar a mão, tornando-se assim mais uma pegadora.