Para se obter a incerteza relativa, você deve dividir a incerteza absoluta com um valor determinado e multiplicá-lo por 100 para obter o valor percentual. Por exemplo: (6 cm ± 0,2 cm) = (0,2 / 6) × 100 e acrescente o símbolo %. O resultado será 3,3%.
Para calcularmos a incerteza de medição, primeiramente devemos identificar suas fontes e estimar a incerteza de cada uma delas. Depois, as incertezas individuais devem ser combina- das, fornecendo-nos um único valor global.
Como saber a incerteza de um instrumento de medida?
A melhor forma de descobrir a incerteza de uma medição é repeti-la muitas vezes com instrumentos diferentes e determinar a variância pelo valor quadrático médio das diferenças dos dados com a média deles.
Incerteza é uma estimativa que quantifica a confiabilidade do resultado de uma medição. Portanto, quanto maior é a incerteza de medição, menor é a confiabilidade do resultado. Supõe-se que a informação resultante do processo de medição permite apenas atribuir ao mensurando um “intervalo de valores razoáveis”.
Para definir o erro de medição basta comparar os valores mensurados no instrumento e o valor de referência que você definiu. Isto é, o erro é a diferença entre a média observada nas medições do instrumento e o valor de referência.
O erro padrão é uma medida de variação de uma média amostral em relação à média da população. Sendo assim, é uma medida que ajuda a verificar a confiabilidade da média amostral calculada. Para obter uma estimativa do erro padrão, basta dividir o desvio padrão pela raiz quadrada do tamanho amostral.
Para se obter a incerteza relativa, você deve dividir a incerteza absoluta com um valor determinado e multiplicá-lo por 100 para obter o valor percentual. Por exemplo: (6 cm ± 0,2 cm) = (0,2 / 6) × 100 e acrescente o símbolo %. O resultado será 3,3%.
No manual do instrumento, a incerteza pode estar expressa da seguinte forma: [0,2% leitura + 1D]. Isso significa que a incerteza da medida vale 0,2% da leitura + 1 no último dígito.
O princípio da incerteza é um dos pilares da Mecânica Quântica. Esse fundamento afirma que a posição e a velocidade de um corpo não podem ser conhecidas simultaneamente com total precisão.
Uma regra prática é utilizar metade da menor escala para expressar a incerteza. Por exemplo, se medirmos um bastão com uma régua dividida em milímetros, podemos dizer que ele mede 22,1 cm. Porém, isto é um arredondamento. O que queremos dizer é que o valor está em algum lugar entre 22,05 e 22,15 cm.
Quais são as principais fontes de incerteza de medição?
As fontes de incerteza
Diversos efeitos afetam a qualidade de uma medição, por exemplo: falta de conhecimento do efeito das condições ambientais; a resolução finita do instrumento de medição; o método de medição; as variações em medições repetidas; o próprio objeto que estamos medindo, etc.
Para determinar a incerteza de medição de sua balança, você precisa calibrá-la no local real de uso do instrumento. Isso lhe permitirá quantificar a precisão de seus resultados de pesagem, fornecendo uma faixa de mais/menos sobre seus resultados de pesagem.
O cálculo da incerteza pode ser obtido via propagação de erros, isto é, pela adição das variações (Equação 1). Sendo, a medida M o resultado analítico. Se a equação para o cálculo de M é baseada apenas em multiplicações e divisões dos fatores, assim como M = (a × b × c) / d.
Em instrumentos analógicos, a incerteza é, por convenção, igual a metade da menor divisão da escala do aparelho usado na medição. A figura seguinte ilustra um exemplo de incerteza, cujo valor é igual a metade da menor divisão da escala, ou seja 0,1÷2 = 0,05 mm.
Define-se Incerteza como: “parâmetro, associado com o resultado de uma medição, que caracteriza a dispersão de valores que podem razoavelmente ser atribuídos ao mensurando”. A Incerteza está associada ao resultado da medição, não correspondendo ao erro aleatório do sistema de medição.
Na prática, quando um processo é instrumentado através de sensores, os dados coletados apresentam na maioria do tempo incertezas de medição. Incerteza é um conceito que possui vários significados tais como a falta de certeza, hesitação, indecisão, perplexidade, ou mesmo dúvida.
Para Godinho (2002) os conceitos de incerteza podem ser divididos em quatro grupos: incertezas subjetivas, incertezas do tipo keynesiano, incertezas de Knight e as expectativas racionais.
Em termos práticos, o fator de abrangência (k) é um parâmetro que, multiplicado pela incerteza padrão, resulta na incerteza expandida associada à medição. Este parâmetro deve ser bem escolhido a partir do número de pontos experimentais e uma distribuição de probabilidade t-student.
A imprecisão de um instrumento é a metade da divisão da sua escala, por exemplo, um cronômetro cuja menor divisão é 1/5 segundos tem uma imprecisão de 1/10 segundos.
O que é uma incerteza de medida no método científico?
A incerteza de medição (measurement uncertainty – UM) é o parâmetro não negativo que caracteriza a dispersão dos valores da grandeza atribuída a um mensurando, com base nas informações utilizadas.
O erro relativo de uma medida X é definido como o quociente de seu erro absoluto ∆X pelo seu valor mais provável X : O erro ou desvio de uma grandeza deve conter apenas um algarismo significativo!!! algarismo anterior. Em caso contrário, o algarismo anterior não se altera. Ex.: 0,0875 = 0,09; 1,262 = 1,26; 5,35 = 5,4.
Média Esta é a média aritmética e é calculada ao adicionar um grupo de números e, em seguida, dividir pela contagem desses números. Por exemplo, a média de 2, 3, 3, 5, 7 e 10 é 30 dividido por 6, que é 5.
Para calcular o valor da média aritmética simples, devemos realizar o somatório de todos os elementos do rol e dividir essa soma pela quantidade de elementos.