Para calcular a intensidade do vetor →u basta calcular o comprimento do segmento de reta que liga os pontos (0,0) e (a,b), que é a distâcia entre (0,0) e (a,b).
A intensidade da força aplicada a um determinado objeto é o produto entre sua massa e sua aceleração. Podemos representar essa relação através da seguinte fórmula: Força = Massa x Aceleração.
Os vetores são representados geometricamente por flechas. Geralmente eles partem da origem, e as coordenadas de seu ponto final são escritas para identificá-lo. Na imagem abaixo, o vetor v = (a,b), pois (a,b) é o ponto final do vetor v. Exemplo: Para calcular a norma do vetor v = (3, – 4), utilize: |v| = √(a2 + b2).
A seguir, confira as principais fórmulas da cinemática vetorial: teorema de Pitágoras: a² = b² + c²; velocidade vetorial média: Vm = Δd/Δt; aceleração vetorial média: am = Δv/Δt.
FÍSICA: ENTENDA TUDO SOBRE VETORES | QUER QUE DESENHE? | DESCOMPLICA
Como calcular a intensidade da soma vetorial?
Para calcular a intensidade do vetor →u basta calcular o comprimento do segmento de reta que liga os pontos (0,0) e (a,b), que é a distâcia entre (0,0) e (a,b).
A magnitude do vetor u de coordenadas (3,4) é dada pela fórmula: |módulo de u| = √(3² + 4²) = √(9 + 16) = √25 = 5 Portanto, a magnitude do vetor u é igual a 5.
A velocidade vetorial pode ser calculada pelo vetor deslocamento — diferença entre os vetores de posição final e inicial — dividido pelo intervalo de tempo em que se deu o movimento.
Um aparelho capaz de indicar a presença de corrente elétrica em um circuito elétrico é denominado de galvanômetro. Se for possível graduar a escala desse aparelho ele receberá o nome de amperímetro, o qual possibilita a medição da intensidade da corrente elétrica.
A intensidade de corrente elétrica consiste na quantidade de carga elétrica que atravessa a secção reta de um condutor na unidade de tempo. A intensidade de corrente representa-se por I e a sua unidade SI é o ampere em homenagem ao físico e matemático francês André Ampère (1775-1836).
A intensidade de corrente é igual em todos os pontos do circuito: It = I1 = I2 = I3... A tensão total dos elementos conectados em série é a soma de cada uma das tensões em cada elemento: Vt = V1 + V2 + V3...
Para encontrarmos o sentido do vetor campo elétrico, devemos analisar o sinal da carga de prova q: Se a carga de prova for positiva (q > 0),a força e o campo terão o mesmo sentido; Se a carga de prova for negativa (q < 0), a força e o campo terão sentido oposto.
A lei de Coulomb é a lei da Física que nos permite calcular a força de interação entre cargas elétricas. De acordo com essa lei, a força elétrica é proporcional ao produto do módulo de duas cargas elétricas, bem como inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.
A definição da intensidade ou módulo de um vetor é a medida que obtemos quando comparamos um vetor com outro de mesma espécie, considerado como unidade.
A regra é simples: cada vetor a ser somado é colocado de maneira que o final de um coincida com o início do próximo. O vetor resultante será obtido unindo-se o início do primeiro com o final do último.