A pesquisa bibliográfica se caracteriza por ser a leitura de livros, artigos acadêmicos, jornais ou qual outro material de cunho técnico ou acadêmico com o propósito de fazer um apanhado completo sobre um determinado tema.
De acordo com Boccato (2006), a pesquisa bibliográfica busca o levantamento e análise crítica dos documentos publicados sobre o tema a ser pesquisado com intuito de atualizar, desenvolver o conhecimento e contribuir com a realização da pesquisa.
Quais elementos constituem uma pesquisa bibliográfica?
A pesquisa bibliográfica compreende oito fases distintas: a) escolha do tema; b) elaboração do plano de trabalho; c) identificação; d) localização; e) compilação; f) fichamento; g) análise e interpretação; h) redação.
Quais as características das pesquisas bibliográfica e documental?
O elemento diferenciador está na natureza das fontes: a pesquisa bibliográfica remete para as contribuições de diferentes autores sobre o tema, atentando para as fontes secundárias, enquanto a pesquisa documental recorre a materiais que ainda não receberam tratamento analítico, ou seja, as fontes primárias.
O objeto da pesquisa biográfica é explorar os processos de gênese e de devir dos indivíduos no seio do espaço social, de mostrar como eles dão forma a suas expe- riências, como fazem significar as situações e os acontecimentos de sua existência.
Quais são as principais características de uma pesquisa?
Características de uma investigação científica
A pesquisa deve envolver raciocínio dedutivo para estabelecer premissas verdadeiras que conduzem a conclusões lógicas, e raciocínio indutivo para generalizar a partir de observações específicas.
A pesquisa tem caráter bibliográfico, uma vez que utiliza livros, artigos de jornais e revistas sobre o tema. “A pesquisa bibliográfica é o estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, isto é, material acessível ao público em geral”.
Quais são os instrumentos de pesquisa bibliográfica?
PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
Abrange toda bibliografia já tornada publica em relação ao tema de estudos, desde publicações avulsas, boletins, jornais, revistas, livros, pesquisa, monografias, teses, material cartográfico, até meios de comunicação.
A pesquisa qualitativa é um modelo de investigação científica que atende de forma apropriada a pesquisa em ciências sociais, pois analisa e compreende o objeto de pesquisa em sua especificidade considerando seus sujeitos e subjetividades sem deixar de considerar toda a complexidade que envolve o objeto.
Assim, uma pesquisa bibliográfica pode ser feita em abrangência, ou em profundidade. Mas o mais importante é que se defina, desde o início, o que se pretende com ela. As pesquisas são feitas segundo contextos específicos, ou seja: por assunto, autores, veículos, período de tempo, e por combinações entre eles.
Quanto a pesquisa bibliográfica é correto afirmar?
A afirmativa correta é: "Deve ser usada em monografias, artigos científicos e projetos científicos." A pesquisa bibliográfica é uma técnica que consiste em buscar informações em fontes bibliográficas, como livros, artigos, teses, dissertações, entre outros, para embasar um trabalho acadêmico.
De acordo com Gil (2002), por pesquisa bibliográfica entende-se a leitura, a análise e a interpretação de material impresso. Entre eles podemos citar livros, documentos mimeografados ou fotocopiados, periódicos, imagens, manuscritos, mapas, entre outros.
Quais são as principais características de uma pesquisa bibliográfica?
A pesquisa bibliográfica se caracteriza por ser a leitura de livros, artigos acadêmicos, jornais ou qual outro material de cunho técnico ou acadêmico com o propósito de fazer um apanhado completo sobre um determinado tema.
A pesquisa bibliográfica é uma das mais comuns entre os estudantes, sendo obrigatória em todos os trabalhos científicos. Com ela, é feito uma coleta de dados a partir de artigos, livros e revistas científicas para utilizar como citações.
Sendo assim, a bibliografia é o conjunto dessas fontes de pesquisas sobre as quais se desenvolve a discussão do tema do trabalho. Então, a bibliografia compreende o produto de fontes de pesquisa, que podem ser livros, revistas científicas e artigos científicos, por exemplo.
Resumo. O presente artigo aborda qualitativamente os três pilares constituintes da metodologia da pesquisa científica, quais sejam: o epistemológico, o lógico e o técnico.
Regra geral, a pesquisa segue certas etapas que caracterizam o método científico. Seriam elas: observação do método, formulação de hipóteses, realização do experimento e aceitação ou rejeição da hipótese formulada.