Podemos classificar a borracha natural em três grandes grupos: graus convencionais, borrachas tecnicamente especificadas (TSR) e borrachas tecnicamente classificadas (TCR).
A borracha natural é recolhida da seiva da árvore, cuja principal fonte é a seringueira. A borracha é utilizada na fabricação de pneus de automóveis e aviões, borracha de apagar, artigos médicos, bolas, pavimentos, preservativos, entre outras aplicações.
A seringueira: árvore produtora de látex (borracha natural)
O que significa látex natural?
Tudo sobre o Látex: da seringueira até a borracha natural. Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre o látex, mas saiba que vários objetos que utilizamos são produzidos a partir dele. Esse produto nada mais é do que uma seiva leitosa extraída da casca de uma árvore da região amazônica conhecida como seringueira.
A borracha natural é extraída de vegetais tropicais, mais comumente da seringueira (Hevea brasileensis). O processo de extração ocorre ao remover o látex dessas árvores, a partir de incisões no caule, que provocam o escorrimento da substância até um recipiente.
Qual a diferença entre borracha natural e sintética?
Diferenças entre a borracha natural e sintética
A borracha sintética apresenta maior resistência térmica e a abrasão do que a borracha natural, além de ser resistente à água. Isso favorece o uso da borracha sintética em aplicações que vão exigir esforços, como equipamentos industriais e veículos.
A borracha natural é um polímero da molécula de isopreno. Com apenas cinco átomos de carbono, o isopreno é a menor unidade repetitiva entre todos os polímeros naturais, o que faz da borracha o polímero natural mais simples (COUTEUR, 2006, p.
A falsa-serigueira, também conhecida como árvore-da-borracha, goma-elástica, borracheira ou ficus italiano, tem como característica mais marcante suas raízes aéreas que, ao encontrarem o solo, se transformam em troncos auxiliares, ajudando a suportar o peso da enorme árvore.
Valores - De acordo com a Portaria, o preço mínimo da borracha natural cultivada (látex de campo, 31%) safra 2023/24, ficou estabelecido em R$ 3,27/Kg para todo o País. Já o coágulo virgem (à granel 53%) passa a ter o valor de 4,30/Kg, uma variação de -3,59% em relação à safra 2022/23.
R – borrachas com cadeia principal insaturada; Q – borrachas que contêm silício na cadeia principal; T – borrachas que contêm enxofre na cadeia principal; U – borrachas que contêm carbono, oxigénio e azoto na cadeia principal.
Ele é mais elástico, durável e impermeável, além de ter uma melhor capacidade de isolamento térmico. Por outro lado, a borracha tende a ressecar, rachar e perder a forma com o tempo, enquanto o neoprene mantém suas características por mais tempo. Por isso, é o material mais usado na fabricação de roupas para surf.
Látex. O látex é o material utilizado para fabricar borrachas desde muito tempo. E por um longo período ele foi a principal matéria prima para as borrachas escolares. O látex é retirado de uma árvore chamada seringueira e obtido a partir de uma espécie de “leite” extraído ao ferir o tronco dessas árvores.
Sobre a borracha natural, que é formada por monômeros de isopreno, e a aplicação de enxofre nela, são feitas as seguintes afirmações: I- A borracha natural e a sintética, fabricada a partir de derivados de isopreno, pertencem à classe de polímeros do grupo dos elastômeros.
O RETIPLAST PVC é um polímero especial para o mercado de calçados em substituição à Borracha Nitrílica, tira brilho, dando toque de emborrachado (próximo ao EVA).
Qual o nome da borracha sintética mais utilizada atualmente?
SBR – O elastômero de estireno-butadieno (SBR) é sintético, mas bastante parecido com a borracha natural, embora menos elástico e mais homogêneo. É a borracha mais consumida no mundo e utilizada na fabricação das bandas de rodagem de pneus de carros médios e pequenos.
Quais são as duas principais borrachas produzidas a partir da borracha natural?
A borracha natural é o poli-isopreno extraído do látex das seringueiras, e as borrachas sintéticas são polímeros diênicos sintetizados, como o polibutadieno e o neopreno. Ouça o texto abaixo!
A Borracha Natural é obtida por meio do látex, seiva da Seringueira. #PraCegoVer Tronco de uma árvore visto de perto, com cortes na diagonal, por onde escorre a seiva branca da árvore.
A borracha pode ser feita a partir do látex (leite extraído da árvore Seringueira). O látex dá origem à borracha natural, a partir dela que se obtêm objetos de borracha como luvas, chaveiros, sapatos. Mas com o intuito de evitar a exploração de árvores, a borracha atualmente é fabricada a partir do petróleo.
Quais são os inconvenientes que a borracha natural apresenta?
No entanto, a borracha, dessa forma crua, apresenta algumas características indesejáveis para a sua utilização pela indústria, como baixa resistência à tração, solubilidade em solventes orgânicos, facilidade de ser oxidada e baixa resistência ao calor e à variação de temperatura, pois, em dias quentes, ela fica mole e ...