Basicamente, uma faca é composta por duas secções fundamentais: a lâmina e a empunhadura. Essas duas seções se dividem em diversas partes com funções específicas, que contribuem para a confecção de uma peça que atenda às necessidades para as quais foi desenvolvida.
É a parte mais funcional da lâmina, que permite a possibilidade de realizar diferentes tipos de cortes. Esta é a parte da faca em que o tipo do desbaste é um dos pontos decisivos para o melhor desempenho, como “hollow ground”, utilizado em facas esportivas, e o flat ground, usado em facas de chefs.
- Evite guardar as facas com outros talheres, pois o atrito entre eles danifica o fio. O correto é armazená-las separadamente ou optar por uma bainha de couro, cepos (blocos de madeira), ou barras magnéticas, estas últimas oferecem segurança e facilitam o acesso.
- As facas ficam à direita do prato, com as costas viradas para fora. Os garfos ficam do lado esquerdo, com os dentes voltados para cima, a menos que o talher tenha um desenho ou brasão no dorso. A colher de sopa também fica do lado direito, tendo as facas (de peixe, de carne etc) entre ela e o prato.
O dorso é a parte superior da lâmina, oposta ao fio de corte. Enquanto o dorso não é afiado, ele oferece suporte e resistência à lâmina. Pode ser chamada de espinha quando se trata de uma adaga (lâmina com dois fios).
Essa região tem um nome autoexplicativo, e sua função é proteger a mão da pessoa que está empunhando a faca, para que não deslize e se corte com a lâmina.
Para quem ainda não sabe, Fulltang é um termo muito popular, que designa uma faca que possui sua empunhadura formada diretamente na placa de aço da faca.
1. Lado afiado de lâmina ou de objectos cortantes. Origem etimológica:latim acumen, -inis, ponta de espada ou lança, aguilhão, ferrão, extremidade, cume, agudeza, astúcia.
Cutelaria, armiaria ou armoaria é a arte ou ofício do cuteleiro ou cutileiro, armiário, armoário ou acerador, ou seja, a pessoa que fabrica ou vende instrumentos de corte.
O furo de atilho tem várias nomenclaturas, em inglês é lanyard hole, mas também pode ser chamado de passador de fiel. A sua função é prender um atilho ou corrente que facilite o acesso à faca ou permitindo que ela possa ser pendurada.
Mas então qual o jeito certo de segurar a faca de cozinha? O truque é balancear a faca com o polegar e o indicador da sua mão dominante. Normalmente o ponto de equilíbrio fica na lâmina bem perto do cabo, em uma parte justamente chamada de “apoio”.
Segure-a embaixo de água corrente fria e esfregue toda a extensão da lâmina com os dedos, sem tocar no fio de corte. Você também pode usar uma toalha ou uma esponja, mas tenha certeza de que elas estejam limpas para não arranhar a superfície de metal da lâmina. É importante fazer isso o mais rápido possível.
Além da faca de churrasco, a cutelaria produz diversos outros tipos de facas, como: Facas de chef – também conhecidas como facas de cozinheiro, são ferramentas multiuso com lâmina larga e afiada, que se estreita até a ponta. São utilizadas para cortar, fatiar e picar uma grande variedade de alimentos na cozinha.
Sangradouro (blood groove): Este canal na lâmina é um dos mitos da cutelaria, contrariamente ao que o nome parece indicar ele não serve para drenar o sangue ou facilitar o retirar a faca depois de rematar um animal, mas sim para retirar peso à lâmina e também conferir mais robustez à mesma.
A lâmina drop point tem uma curvatura leve em todo o dorso, “caindo” em direção à ponta. Isso permite que o dorso se mantenha forte e resistente enquanto a ponta e o fio oferecem grande capacidade de corte.
Uma baioneta (em francês: baïonnette) é uma arma em forma de faca, punhal, espada ou pontiaguda projetada para caber na ponta da boca do cano de um fuzil, mosquete ou arma de fogo semelhante, permitindo que seja usada como uma lança.
Geralmente, a orientação é: garfo na mão esquerda e faca na mão direita se você for cortar. "E se você for destro, se você for canhoto, se você tiver problema para cortar com faca na mão direita, não faz mal", tranquiliza ela. O importante, segundo Claudia Matarazzo ressalta, é segurar o talher com delicadeza.