O casco é extremamente importante na proteção. Se retirarmos o casco de uma tartaruga, conseguimos enxergar seus órgãos, então se não houvesse o casco como uma proteção, a tartaruga seria uma presa fácil.
O endoesqueleto também pode ser dividido em duas partes, o esqueleto axial, composto do crânio, vértebras e costelas, e esqueleto apendicular composto pelos membros e bacia. Tartarugas são únicas por que suas junções peitorais e pélvicas são encapsuladas pelas costelas.
O casco tem duas camadas. Por baixo é osso, feito de cálcio, parecido com o humano. Por cima, existem placas de um tecido semelhante ao da nossa unha, só que muitíssimo mais duro. São elas que compõem aquelas figuras coloridas que adornam a carapaça.
São facilmente reconhecíveis por causa de sua inconfundível carapaça (casco), formada pela fusão de sua coluna vertebral achatada com as costelas. Unida ao plastrão (parte ventral do casco), a carapaça forma uma caixa óssea rígida, revestida por placas de queratina, que serve de proteção contra os predadores.
A parte superior do casco, conhecida como costas, possui a espinha e as costelas unidas. Essa característica diminui a capacidade de locomoção, por isso as tartarugas andam devagar. Por fim, a membrana interna é responsável por revestir músculos e órgãos.
VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE JABUTI, TARTARUGA E CÁGADO?
O que a tartaruga tem em cima?
Você já se perguntou para que serve o casco da tartaruga? Essa parte do corpo do animalzinho é como um escudo protetor, que impede danos aos órgãos internos em caso de ataque dos predadores. No entanto, existem cientistas que se perguntam o porquê de outras espécies vulneráveis não possuírem essa proteção.
Tartarugas marinhas são tão legais que muitas espécies vivem grudadas nelas! É o caso das cracas. As cracas são invertebrados marinhos sésseis, ou seja, vivem fixos a um substrato. Elas são geralmente encontradas em costões rochosos no litoral, mas acabam também se fixando em animais como as tartarugas e baleias.
A característica principal dessa ordem é o corpo coberto por carapaça e plastrão, sem dentes. O cágado e o jabuti pertencem à mesma ordem. Embora também sejam répteis e chamados de “tartaruga”, são de outra família.
Mas nos répteis, as escamas são formadas na camada mais superior da pele, podendo ser formadas por queratina nas cobras e lagartixas ou placas ósseas, como nos crocodilos e tartarugas, por exemplo.
Esse problema pode ocasionar casco mole ou irregular, fora do padrão para a espécie, resultado de nutrição incorreta. Se sua tartaruga tiver pouco contato com o sol, também pode ser um ponto que impacta a absorção de cálcio. O casco da tartaruga é essencial para a sobrevivência dela, portanto, precisa estar saudável.
Nos tigres d'água e nos jabutis, a fratura de plastrão (parte de baixo do casco) e de carapaça são muito frequentes. Já nos pequeninos, o atropelamento por bicicletas podem ocorrer e quebrar o bichinho inteiro, sendo que nos maiores, o atropelamento por motos é que costumam causar a fratura.
🐢 A maior espécie, a tartaruga de couro, pode chegar a 2 metros de comprimento e 500 kg. 🐢 Elas têm pulmões como nós e precisam vir a superfície para respirar. Mas uma tartaruga adulta em atividade pode ficar até 30 minutos debaixo d'água em apneia. 🐢 Acredita-se que podem viver entre 50 a 100 anos.
Suas patas são como remos, facilitando assim a sua natação. Diferentemente dos cágados, elas não possuem a capacidade de esconder o pescoço lateralmente, além de este ser menor.
A resposta tem a ver com seu casco. Sua carapaça é uma das mais valiosas, utilizada para fabricação de aros de óculos, bijuterias e pentes, vindo daí a inspiração para o nome.
A tartaruga pertence ao grupo dos répteis que fazem parte da ordem Testudinata, tendo como principal característica a presença de carapaça e plastrão. Também conhecidas como casco, essas estruturas são formadas pela fusão da coluna vertebral, que é achatada, com as costelas, gerando uma caixa óssea bastante rígida.
A carapaça é composta por 8 pares de ossos costais, 11 pares de costelas, 7 ossos neurais, onze pares de ossos periféricos, 1 osso nucal que forma a parte cranial da carapaça, 1 osso supra-pigal e 1 osso pigal que forma a parte caudal da carapaça.
Sua tartaruga está com manchas brancas no corpo e soltando placas semelhantes a casquinhas transparentes? Fique tranquilo, ela apenas está crescendo e trocando suas placas dérmicas (placas córneas). O casco das tartarugas é estruturado pela fusão das costelas, coluna vertebral e alguns ossos da cintura.
Cracas são animais que grudam suas pequenas conchas nos cascos das tartarugas marinhas (assim como em outras superfícies como cascos de navios e outros animais), e passam toda a vida por ali. Esta tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) tem cracas em seu casco.
A sua carapaça serve para as proteger dos predadores, e muitas vezes conseguem esconder todo corpo dentro da dessa proteção bastante dura. Existem tartarugas que cabem na nossa palma da mão, mas também exemplares com várias centenas de quilos e maiores do que um ser humano.
São crustáceos marinhos sésseis. Quando adultos têm o exoesqueleto calcificado composto por várias placas que definem uma forma cónica. Fixam-se normalmente a substratos rochosos, em fundos de barcos (onde causam estragos) ou em outros animais (por exemplo baleias).