Como o próprio termo aponta, o egocêntrico possui o foco centrado em si mesmo. Por essa razão, é insensível, não considera opiniões alheias e transforma quase toda situação em um espetáculo cujo protagonista é ele. Sendo assim, conviver com uma personalidade egocêntrica é um tanto desafiador.
Narcisismo, ou também chamado por seu nome completo e técnico de Transtorno de Personalidade Narcisista, é um desvio que afeta a mente da pessoa por completo. Isso quer dizer que o narcisista pensa, sente, percebe-se e interage com o mundo de maneira diferente da maioria das pessoas.
Uma pessoa egocêntrica não consegue demonstrar empatia, ou seja, não consegue colocar no lugar do outro, porque está constantemente ocupado com os seu "eu" e com os seus próprios interesses. Um indivíduo egocêntrico é também egoísta, porque pensa só em si ou pelo menos pensa em si mesmo em primeiro lugar.
O narcisismo exacerbado é uma característica do Transtorno de Personalidade Narcisista, segundo o DSM-V. Essa condição é marcada pela dificuldade de regular a autoestima. Sendo assim, pessoas com esse diagnóstico precisam da validação alheia para se sentirem apreciadas.
De acordo com o dicionário, egoísmo é o amor exagerado aos próprios valores e interesses a despeito dos de outrem, além de exclusivismo que leva uma pessoa a se tomar como referência a tudo.
As pessoas egocêntricas têm a necessidade de controlar os outros a todo momento para que eles se encaixem nas narrativas idealizadas em suas cabeças. Elas tentam fazer com que os outros ajam de acordo com suas ideias e expressem a sua admiração incondicional a elas.
O indivíduo egocêntrico, no geral, está interessado nas próprias necessidades, as necessidades ou demandas dos outros são menores e menos importantes do que as do indivíduo egocêntrico. O narcisista por sua vez, geralmente tem um senso inflado da sua própria auto estima, grandeza e importância.
Todo mundo é capaz de citar, em linhas gerais, as características de um egoísta: alguém que só pensa em si mesmo e nas próprias necessidades e se coloca, na maioria das vezes, em primeiro lugar, desconsiderado os demais, mesmo que os magoe.
Ou seja, uma pessoa perfeccionista acaba por estabelecer padrões extremamente elevados a serem mantidos, acreditando que ser a melhor em tudo é o único caminho para alcançar a aceitação pessoal.
O altruísmo é um nobre sentimento. A pessoa altruísta se doa para o próximo sem esperar nada em troca. Ela naturalmente ajuda quem está a sua volta, sem precisar de incentivos ou recompensas e não se queixa do serviço prestado. Essa característica é admirada por diversas culturas e crenças religiosas.
É um amor próprio exagerado, disfuncional, um orgulho e uma presunção. A pessoa leva em consideração somente suas opiniões, interesses e necessidades. O egoísta não se importa com as necessidades alheias, pisa nos outros, ou seja, não tem empatia (capacidade de compreender os sentimentos dos outros).
Como se chama uma pessoa que fala tudo o que pensa?
A logorréia ou logomania é um transtorno comunicativo em que a pessoa fala compulsivamente e tem um discurso incoerente. A logomania pode ser considerada tanto um transtorno quanto um sintoma de um outro transtorno. Ademais, pode ser considerada uma sequela de algum tipo de lesão cerebral.
Como se chama a pessoa que só quer as coisas pra ela?
A pessoa aproveitadora é aquela que, como o próprio termo diz, se aproveita das situações e das pessoas para se beneficiar. Ela forma laços de amizade com base no interesse, especialmente com indivíduos que estão em evidência.
Como se chama a pessoa que acha que está sempre certa?
A pessoa com transtorno de personalidade histriônica fica tentando continuamente ser o centro das atenções e com frequência fica deprimida quando não é.