A Prata de Lei também é conhecida pelos brasileiros como Prata 925 e 950. Ambas são ideais para a fabricação de joias e têm grau de pureza de 92,5% e 95%, respectivamente, o que garante a qualidade, o brilho e a durabilidade de uma joia em prata.
A prata ou argento (do latim vulgar platta*, argentum) é um elemento químico de símbolo Ag e de número atómico igual a 47 (47 prótons e 47 elétrons). Sua massa atómica é 107,87u.
Tem como saber se a prata é verdadeira? A resposta é sim, e existem vários testes para saber se a prata é verdadeira. Mas antes de realizar qualquer procedimento, recomendamos procurar, em suas joias, uma marcação (como “925” ou 950”), pois esta é uma forma de os fabricantes garantirem a legitimidade da sua joia.
Prata pura: É a prata 1000, obtida através de processos químicos e eletrolíticos, raramente empregada na confecção de joias por ser muito "mole" e deformar com facilidade.
Ao se deparar com uma peça, a primeira coisa a procurar é o selo de autenticidade. Ele fica impresso na peça, geralmente em um local bem discreto, como no seu interior. Por exemplo, uma marca “925” indica que é Prata 925, ou seja, 92,5% de prata pura e 7,5% de outros metais.
Como identificar uma prata original e legitima realizando testes rápidos e fáceis....
Qual é a melhor prata 925 ou 950?
A prata 950 é mais pura e mais maleável, sendo assim, torna-se mais difícil fabricar certos tipos de peças com ela. Por possuir mais metal precioso, tem valor mais alto. Já a prata 925, apesar de possuir um pouco menos de prata em sua composição, possui um custo mais acessível e é mais dura.
A Prata de Lei – ou Sterling Silver 925 – é a mais valorizada na alta joalheria e indica que a liga do metal é constituída de 92,5 % de prata pura. Este é um padrão que determina o mais elevado grau de pureza para garantir a qualidade das joias fabricadas com ela.
Além da prata 925, outras ligas de prata, como a prata de lei, também oferecem resistência ao escurecimento. Esses tipos de prata são frequentemente usados em jóias de alta qualidade e são uma excelente escolha para quem deseja manter suas jóias brilhantes.
A liga com 92,5% do metal nobre também é conhecida como prata de lei. O nome vem de Portugal no século XIII. Nessa época, o rei D. Afonso II criou uma lei que punia a produção de itens de ligas com composição menores do que 925 partes de prata.
Embora seja um metal nobre, a prata é submetida à oxidação natural quando entra em contato com certos elementos como o suor e o enxofre. Isso acontece porque a prata sofre reação, principalmente ao enxofre e acaba formando uma camada de sulfeto que possui coloração escura, escurecendo consequentemente a prata.
Qual a diferença entre prata 925 e prata italiana?
O cliente pode falar "Cuidado que essa corrente é italiana" Mas a única diferença dessas pratas é o trabalho realizado nesse metal, e essas técnicas de produção possuem nomes. Por isso, os nomes não devem ser uma dúvida para você, basta prestar atenção no teor para não utilizar 925 no lugar de 950.
As diferenças aqui são bem simples, está no teor de pureza, os números representam a % de pureza na mistura, a 925 tem 92,5% de prata na sua composição e a 950 tem 95%, e restante da mistura é de latão e cobre.
Então, o padrão geralmente utilizado é o 925 (925 partes de prata para 75 partes de outros metais), o que torna o material mais adequado para o manuseio e resistente.
A prata genuína não é magnética, portanto, um teste simples que você pode fazer é usar um ímã. Se a joia for atraída pelo ímã, é um sinal de que pode não ser de prata pura. A prata autêntica não será atraída pelo ímã devido à sua falta de propriedades magnéticas.
Prata 925: Peças feitas em prata 925, têm em sua composição 92,5% de prata e 7,5 de outros metais, como o cobre. É mais maleável que a prata 950. Prata 950: A prata 950 possui 95% de prata em sua composição e apenas 5% de outros metais.
Atualmente, a legislação do Brasil a respeito da prata diz que a prata 925 e a prata 950 são consideradas como pratas de lei. E o que isso quer dizer? Isso significa que esses dois tipos de pratas possuem uma excelente qualidade, além de brilho e também uma durabilidade bastante alta.
É essa gradação de pureza que define o que é a prata 925. Ela recebe o implemento de outros metais porque a prata 100% pura costuma ser um material muito maleável e sensível, inadequado para o uso ornamental em joias, por ser facilmente riscada, manchada e entortada.
A Vivara utiliza em suas joias prata 925, considerada ideal para utilização na joalheria proporcionando um acabamento de brilho intenso e maior durabilidade. Nessa composição são utilizados 92,5% de prata pura e 7,5% de ligas especiais.
Qual a diferença de Prata 1000, prata 950 e prata 925? A prata 925 apresenta 92,5 % de prata e 7,5 % de cobre, a prata 950 possui uma quantidade menor de cobre a liga dela é de 95% de prata e 5% de cobre, a Prata 1000 é a forma pura do metal, por ser muito maleável, raramente é utilizado para fabricação de joias.