Abóbora. É bem verdade que existem variações, mas sabe aquela usada em festas de Halloween? Pois bem, aqui no Sul é só abóbora, mas no nordeste chamam de jerimum. Batata Baroa: é uma delícia, mas as variações de nomes não alteram o sabor, e podem ser chamadas de batata baroa ou mandioquinha ou batata salsa.
Linda, moranga, brasileirinha, tortei, japonesa (cabutiá), paulista, de Butternut, e de pescoço são algumas dessas espécies. A abóbora moranga é um dos tipos mais populares e uma das mais vistosas. Nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, também é chamada de jerimum.
- Pertencente ao grupo dos tubérculos, a batata-baroa é fonte importante de fibras, carboidratos e, além disso, é altamente saborosa - é ótima para o preparo de purês, ensopados, saladas e fica deliciosa quanto temperada com salsinha, manjericão e outras ervas.
O mesmo acontece com a abóbora moranga, como é popularmente conhecida nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Por outro lado, jerimum é como é chamada nas regiões Norte e Nordeste do país.
Como plantar abóbora Cabotia [abóbora japonesa] fácil,fácil....
Como é chamada a abóbora no Sul?
Abóbora. É bem verdade que existem variações, mas sabe aquela usada em festas de Halloween? Pois bem, aqui no Sul é só abóbora, mas no nordeste chamam de jerimum.
Abóbora – Também conhecida como “jerimum” no nordeste, a abóbora, quando acompanhada da carne seca, dá origem ao delicioso “jabá com jerimum”. Deu água na boca! Como se chama mandioca na Bahia?
É amplamente cultivada no Brasil em plantações abertas, com inúmeras variedades, sendo as formas silvestres ancestrais encontradas no norte da Argentina, Bolívia e Uruguai (Flora do Brasil 2020; Klein et al. 2020).
Cabotiá Também conhecida como abóbora japonesa, essa espécie se assemelha muito à moranga. Possui casca dura, esverdeada em tom escuro e sua polpa, depois de cozida, fica muito macia e saborosa.
— Existem dois tipos de mandioca: a brava, utilizada para a produção de derivados, e a mansa, que a gente cozinha. Esta segunda muda de nome de acordo com a região: no Nordeste, se chama macaxeira, e no Sul e Sudeste, aipim — esclarece a chef do Bistrô Sesc Convento do Carmo.
O termo salsichão é uma forma pejorativa do gaúcho gaudério dizer que isso da foto não é linguiça de verdade. É uma salsicha industrializada grande, ou seja, um salsichão.
Abobrinha, jerimum-mirim, courgette, curgete, abóbora-moganga, abóbora-porqueira, jerimum, abóbora-carneira, abóbora-de-porco ou abóbora-moranga é uma planta pertencente à família das cucurbitáceas.
Chamada de cruá, melão caboclo ou melão caipira, a fruta da família das Cucurbitáceas, a mesma das abóboras, melões e melancias, não é muito cultivada comercialmente.
A abóbora é uma planta que se desenvolve bem em regiões de clima quente e seco, não tolerando geadas. A abóbora é plantada/semeada durante todo o ano em regiões de clima quente, e durante os meses de agosto a março nas regiões com inverno ameno.
As aboboreiras são plantas herbáceas, geralmente de caule rastejante ou trepador. As folhas são simples, alternas, pecioladas e sem estípulas. O perianto encontra-se diferenciado em cálice e corola.
A abóbora japonesa — também conhecida no Brasil como cabotian, cabotiá ou, ainda, tsukabuto — é um híbrido do cruzamento da abóbora moranga (Cucurbita maxima) e o tipo Cucurbita moschata.
O uso da palavra “macaxeira” é mais comum no Nordeste, enquanto o termo “aipim” é mais utilizado pelo Sudeste, e “mandioca” é usado com mais frequência no Sul, de acordo com a professora de redação Fernanda Bérgamo, que participa do Projeto Educação, da TV Globo, e é colunista da rádio CBN Recife.
No Rio Grande do Sul, o termo mais utilizado é “bergamota” ou “vergamota”. No Paraná, principalmente em Curitiba e no litoral, utiliza-se “mimosa”. No Sudeste, no norte do Paraná e no Centro-Oeste, a palavra mais utilizada para designar as tangerinas é “mexerica”.
No caso da variação vocabular da mandioca, resultados preliminares já apontaram, por exemplo, que o termo aipim volta a ser usado no litoral sul de São Paulo, litoral do Paraná, parte de Santa Catarina e se espalha no Rio Grande do Sul.