Retas transversais são retas que cruzam um par ou um feixe de retas paralelas. Ainda pensando nas ruas dos bairros e das cidades, quando temos uma visão panorâmica é possível encontrar ruas transversais.
Duas retas são classificadas como concorrentes quando se encontram em um único ponto. Além delas, existem as retas paralelas e as retas coincidentes. Duas retas são concorrentes quando elas se encontram em um único ponto.
Ruas Transversais são as ruas que se ligam com as ruas estruturantes e foram denominadas na pesquisa como transversais porque conectam as ruas estruturantes com as ruas locais da área pesquisada.
Retas concorrentes: duas retas são classificadas como concorrentes quando elas possuem um ponto em comum, ou seja, quando elas se encontram em um único ponto. Quando essas retas se cruzam formando um ângulo de 90° entre si, temos um caso particular de retas concorrentes, que são as retas perpendiculares.
Retas Oblíquas são retas concorrentes que formam ângulos diferentes de 90º. Utilizamos o símbolo ∠ para indicar a condição de oblíqua. Notação: r ∠ s Lê-se: reta r oblíqua à reta s. Retas Perpendiculares são retas concorrentes que formam ângulos retos (iguais a 90º).
As avenidas costumam ser bastante movimentadas. Além da denominação de avenida, as ruas também podem receber o nome de alamedas, que são ruas ou avenidas com uma grande quantidade de árvores dispostas nas calçadas. As alamedas são repletas de árvores.
Duas retas (segmentos de reta) no espaço R3 podem ser: paralelas, concorrentes ou reversas. Retas paralelas: são retas que não possuem interseção e estão em um mesmo plano. Retas concorrentes são retas que têm um ponto em comum. As retas perpendiculares são retas concorrentes que formam entre si um ângulo reto.
O cruzamento é o que impulsiona os elementos lógicos na Linha Cruzada, pois distribui as forças e atravessa/corta/passa segmentos. Esta lógica separa, conecta e opera por multiplicidades e produção de diferenças. O conceito de cruzamento mostra possibilidades de existência das diferenças.
( ) Ponto é o lugar onde duas linhas se cruzam. ( ) Ponto é um sinal com dimensões, deixado na superfície. ( ) Ponto não é a unidade de comunicação visual mais simples e irredutivelmente mínima (DONDIS, 1997).
Uma reta é transversal à outra se ambas apresentam apenas um ponto em comum. Ao traçarmos duas retas r e s, tal que r // s (“r é paralela a s”), e também uma reta transversal t que intercepte r e s, haverá a formação de oito ângulos.
Retas concorrentes: se cruzam em um único ponto, formando quatro ângulos; Retas coincidentes: se cruzam em todos os pontos, caracterizando-se como única.
Quando temos retas paralelas, podemos dizer que essas retas nunca se encontram e não possuem pontos em comum. Portanto, quando falamos que uma rua é paralela à outra, estamos querendo dizer que elas nunca se encontram, diferente de ruas transversais, que se cortam em algum ponto.
São as de trânsito rápido, arterial, local e coletora. Essas são dadas conforme o Código de Trânsito Brasileiro. Você já vai descobrir o que cada uma significa.
O Código da Estrada (CE) [1] define cruzamento como “zona de intersecção de vias públicas ao mesmo nível” e entroncamento como “zona de junção ou bifurcação de vias públicas” de nível (abarcando os entroncamento de nível e as ramos de entrada dos nós de ligação), também designados na literatura como cruzamentos em X e ...