Com efeito, óleo vem do nome latino oleum, que significava «azeite», e oliva é adaptação de oliva, que em latim designava a árvore (oliveira) e o fruto chamado correntemente azeitona, ou oliva, que isoladamente ocorre menos (sobretudo em Portugal).
Azeitona é o termo mais corrente em português e tem origem árabe (az-zaytūna). Contudo, existe o termo de origem latina oliva, que, pela sua configuração, indicia influência culta (da Igreja, na Idade Média ou de círculos eruditos, mais tarde, no Renascimento).
A origem exata da oliveira – árvore que tem como fruto a azeitona – é desconhecida. Mas acredita-se que seu cultivo seja um dos mais antigos da história e que tenha sido originado por povos do Mediterrâneo, há cerca de 5 mil anos. Foi na Grécia Antiga que a oliveira, a azeitona e o azeite de oliva ganharam notoriedade.
Espanha é o principal produtor mundial e Portugal com uma produção de cerca de 100 mil toneladas, detém, atualmente, a 7ª posição no ranking da produção mundial, a par com a Turquia (183 mil toneladas), a Tunísia (120 mil toneladas) e Marrocos (200 mil toneladas).
TUDO SOBRE A OLIVEIRA 🌳 COMO é feito o AZEITE e COLHEITA das AZEITONAS | Henrique Buttler
Que é oliva?
1. [ Botânica ] Árvore (Olea europaea) da família das oleáceas, de folhas perenes acinzentadas, cujo fruto é a azeitona. 2. [ Botânica ] Fruto da oliveira.
Ela é citada em várias passagens da Bíblia. No Gênesis há referências a um óleo extraído do seu fruto. Na passagem sobre a arca de Noé, a oliveira representa o recomeço, o início de um novo tempo para a humanidade.
No Brasil, é, portanto, frequente a expressão «azeite de oliva», enquanto, em Portugal, se diz apenas «azeite», uma vez que empregamos óleo, em todos os outros casos.
As azeitonas verdes têm essa cor porque não chegaram ao ponto de estarem “maduras”. Já as azeitonas pretas, sim. Apesar de ambas possuírem benefícios, a azeitona preta, é a versão mais saudável do fruto. Ela passa por um processo de maturação natural e tem inúmeros nutrientes essenciais para o organismo.
Duas características diferem os azeites: a acidez e a maneira como as azeitonas são processadas. 🫒 O azeite de oliva extra virgem tem aroma e sabor mais forte, possui menos acidez e as azeitonas são prensadas a frio o mais rápido possível, após a colheita.
É daí que vem o nome das azeitonas Taggiasca. O cultivo das oliveiras Taggiasca continuou também durante as invasões sarracenas que destruíram o mosteiro.
O fruto da oliveira – sim, azeitona é fruta – é conhecido por um amargor que traz mais personalidade e sabor em diferentes pratos, inclusive na forma do delicioso e aromático azeite de oliva.
Originária do Chile, esta variedade de azeitona é conhecida por sua textura carnuda e sabor suculento. Colhidas no auge da maturidade e cuidadosamente selecionadas, nossas azeitonas Azapita oferecem uma experiência gastronômica incomparável, perfeita para os amantes de azeitonas em todo o mundo.
A oliveira é uma árvore com grande significado para os judeus e para Israel: o próprio símbolo do Estado é uma menorah (candelabro de sete braços) ladeada por dois ramos de oliveira, já para não falar de uma das primeiras histórias do Antigo Testamento – a da arca de Noé – e da simbologia da pomba que trouxe no seu ...
Jamelão (Syzygium cumini) é uma árvore ornamental que pode medir até 15 metros de altura e é popularmente conhecida graças ao fruto, que leva o mesmo nome da espécie. O fruto é roxo e comestível e se assemelha a uma azeitona pela coloração escura. Pertence à mesma família que as jabuticabas e pitangas, a Myrtaceae.
A azeitona é o fruto da árvore chamada oliveira. Desde a antiguidade as pessoas plantam oliveiras para consumir seus frutos e o azeite produzido a partir deles.
A azeitona Gordal é a maior e a mais bonita de todas, sendo uma ótima opção para decorar os seus pratos e saladas. Ela vem da Espanha e tem um sabor levemente ácido e amadeirado. Outro varietal é a Manzanilla, que tem um sabor marcante e levemente ácido. Esta variedade vem da Argentina.
Em 2002, só havia um município produtor de azeite de oliva do Estado: Caçapava do Sul. Em 2017, esse número passou a ser de 56 municípios. No ano passado, subiu para 110. Já os produtores de oliva, em 2002, eram apenas seis; em 2017, chegaram a 145; e, em 2022, o número ultrapassou os 300 produtores.
História. A origem da oliveira, na sua forma primitiva, remonta à Era Terciária, anterior portanto ao aparecimento do homem, e se situa na Ásia Menor, na Síria e na Palestina, regiões onde foram descobertos vestígios de instalações de produção de azeite e fragmentos de vasos datados do começo da Idade do Bronze.