Esse nome é usado apenas no Brasil e no México (lá a palavra se escreve com C, Combi). Em Portugal, a perua é chamada de Pão de Forma. Na Alemanha, é Bulli. Nos Estados Unidos, Bus; e, na Polônia, Papuga.
A descontinuada Volkswagen Kombi, que ficou em linha por mais de 50 anos, herdou o apelido de "Pão de forma" ou "Pão Pullman" por causa de sua silhueta.
Outros apelidos para o “Bulli” na Alemanha são: Kombi (derivado de Kombinationskraftwagen – veículo de uso combinado – nome que depois foi usado no Brasil), “Transporter” ou “Samba-Bus” (para o modelo T1 de oito lugares com teto solar de lona e 23 janelas).
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Qual o nome da Kombi em Portugal?
Esse nome é usado apenas no Brasil e no México (lá a palavra se escreve com C, Combi). Em Portugal, a perua é chamada de Pão de Forma. Na Alemanha, é Bulli.
Buzz foi oficialmente revelada nesta sexta-feira (2). A van foi projetada para lembrar o Volkswagen T1, ou Transporter. Esse modelo icônico foi lançado em 1949 e é mais conhecido como Microbus, ou apenas VW Bus, batizado no Brasil de Kombi.
Quando e onde nasceu a Kombi? Na Alemanha, os primeiros esboços aconteceram na caderneta de Ben Pon, em 1947. Depois de 2 anos, a fabricação começou. Sua carroceria era do tipo monobloco, com uma suspensão reforçada e o motor era de 1.1, com 25cv de potência, com sistema de refrigeração movida a ar.
Quando o primeiro exemplar saiu da linha de produção da fábrica de Wolfsburg (Alemanha), em 8 de março de 1950, Transporter era o nome escolhido. E Bulli, agora com i no lugar do y, virou na hora o apelido.
O conceito por trás da Kombi surgiu no final dos anos 1940, ideia do importador holandês Ben Pon, que anotou em sua agenda desenhos de um tipo de veículo inédito até então, baseando-se em uma perua feita sobre o chassi do Fusca.
Buzz será o segundo elétrico da marca no Brasil, o SUV ID. 4 chegará antes às concessionárias. Ambos compartilham a mesma plataforma e conta com motor traseiro, assim como a boa e velha Kombi.
Já o Volkswagen Golf Sapão surgiu em 1997 como a quarta geração do modelo. Apelidos em comum, os dois carros ganharam a alcunha por conta da dianteira. Com elementos ovais, tanto o Golf quanto o Escort, de certa maneira, faziam lembrar um sapo.
1. Volkswagen Kombi "pão de forma" Também conhecida como "Velha Senhora", a saudosa van da Volkswagen recebeu o carinhoso apelido de pão de forma, claro, por seu formato de... pão de forma.
Para quem não conhece a origem de seu nome, Kombi é uma abreviação adotada aqui no Brasil para o termo em alemão Kombinationsfahrzeug, que segundo a fabricante significa em português “veículo combinado” ou “combinação do espaço para carga e passeio”.
Carat em inglês significa Quilate, uma forma de dar sofisticação ao nome da Kombi e de mostrar que ela tinha uma qualidade superior. (Vale aqui um esclarecimento: muita gente chama a Kombi de teto alto de Carat, o que não é correto. A Carat é apenas uma versão da Kombi com teto alto).
No Brasil, a Kombi foi o primeiro veículo a ser nacionalizado pela Volkswagen, em 1957 (dois anos antes do Fusca). O utilitário passou por uma reestilização parcial em 1976.
No dia 02 de Setembro de 1957, a primeira Kombi saiu da linha de produção da VW do Brasil, inaugurando a Planta de São Bernado do Campo, sendo esta a primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha.
E mais: Ben Pon, pioneiro revendedor da Volkswagen na Holanda, rascunhou o primeiro esboço da Kombi após ter visto os Plattenwagen em operação na fábrica, em 1947! Em sua agenda, ele inverteu a posição da cabine de modo que o veículo pudesse ser homologado para uso no tráfego.
A Kombi foi idealizada pelo importador holandês Ben Pon, que imaginou um veículo leve de carga usando o conjunto mecânico do Fusca. O primeiro esboço do carro foi desenhado em sua caderneta de anotações em abril de 1947. Seu lançamento mundial ocorreu no Salão de Frankfurt de 1951.
O bocal de abastecimento localizado do lado direito era um tanque de combustível comum, para álcool, e, do lado esquerdo, havia um bocal para gasolina, com o objetivo de auxiliar na partida a frio.