Na umbanda há inúmeros locais que são entendidos como ponto de força, locais onde o divino atua mais densamente, há por exemplo, a praia que é o ponto de força de iemanjá. O cemitério é chamado de calunga pequena pelos umbandistas e por outro lado o mar é a calunga grande, ou seja, cemitério grande.
Alguns chamam de Campo Santo mesmo, outros de Calunga Pequena, mas o que devemos ter ciência é que é um espaço de passagem e guarda de espíritos, assim como existe um trânsito enorme de energias, tendo como principal ponto de forças o Cruzeiro das Almas (na falta dele a principal encruzilhada do cemitério), e que é ...
Antes de entrar, vão em cada canto do cemitério, na porteira, batam palma e peçam licença pro Exu. Aí vocês entram, façam o que tem pra fazer lá dentro. antes de sair, peça licença novamente antes de chegar em casa.
Há também há o funeral umbandista, que é dividido em duas partes: o corpo é purificado, rito que ocorre na presença de um sacerdote, antes do corpo ser vestido e levado para o velório. Antes do enterro, ocorre a cerimônia fúnebre para a encomenda do espírito do falecido com preces, cantos e hinos.
O que acontece depois da morte para os umbandistas?
Os praticantes da umbanda acreditam na existência de um plano espiritual onde os espíritos continuam a sua jornada evolutiva após a morte. Esses espíritos podem continuar se comunicando com os vivos através de médiuns ou outros meios espirituais.
Omolu é o dono do cruzeiro dos cemitérios e regente supremo das almas. Omolu é o Orixá que rege o instante da passagem do plano material para o plano espiritual (desencarne). Omolu rege sobre o “cemitério” e sobre os espíritos dos “mortos”. Omolu é o guardião divino dos espíritos caídos.
O que fazer para se proteger antes de entrar em um cemitério?
A primeira orientação é evitar a ida aos cemitérios. Caso a opção seja a de ir até esses locais, será preciso manter os cuidados de distanciamento social, uso de máscara e de álcool gel, conforme recomendações dos órgãos de controle da pandemia.
As prefeituras cuidam da administração, manutenção, e regulamentação das atividades nos cemitérios municipais. Isso envolve a gestão de sepulturas, concessão de túmulos, manutenção da infraestrutura, e o cumprimento das normas de segurança e higiene.
João Caveira é uma sub-falange de exus da Umbanda e da Quimbanda. Trata-se de uma das falanges de entidades responsáveis pelo encaminhamento das almas (espíritos desencarnados) que vagam nos cemitérios para áreas de captação e triagem.
Em entrevistas constatei que os orixás que atuam no cemitério são omolu-obaluaê, iansã das almas, nana, ogum mege e ogum de ronda. E as entidades deste campo de força são os pretos velhos (linha das almas) e os exus.
Entre os exus da linha de Caveira, existem: Tatá Caveira, João Caveira, Caveirinha, Rosa Caveira, Dr. Caveira (7 Caveiras), Quebra-Osso, entre muitos outros.
Imagem em gesso cerâmico de Pomba Gira Rainha do Cemitério. Imagem em gesso cerâmico da Pomba Gira Rainha do Cemitério, entidade da Umbanda pertencente a falange das Pombagiras, responsável por levar mensagem dos orixás e trabalhos relacionados ao amor.
Omulu o Orixá das doenças e cura. Orixá da cura, dos mortos, dos cemitérios, cura e estabilidade. Cor: Branco e preto ou amarelo e preto. Elemento: Terra.
O novo santuário fica em Viamão, outra cidade na região metropolitana de Porto Alegre. A obra do cemitério levou quatro meses para ficar pronta, mas ainda faltam imagens encomendadas por Mãe Michelly.
Maria Molambo ou Mulambo, como é popularmente conhecida, nasceu numa família rica e aos 15 anos foi pedida em casamento pelo filho de um rei. O maior sonho do marido de Maria, que tinha os seus 41 anos, era ter um herdeiro. Como ela não conseguia engravidar, o seu esposo constantemente a maltratava.
O que é o Preto Velho? O Preto-velho é uma das linhas de trabalho mais poderosas da Umbanda. São espíritos que representam generosidade, amor, humildade e se apresentam sob a imagem de idosos africanos que foram escravizados e morreram de velhice. São divindades puras, sábias e pacientes.
Na Umbanda, a alma pode reencarnar em sete locais possíveis. Quando a alma deixa o corpo, ela é atraída para um desses destinos, cada um regido por um dos Orixás. A Umbanda tem duas características em comum com o espiritismo: a reencarnação e a evolução da alma.
As Religiões de Matrizes Africanas possuem três orixás que estão relacionados com a morte: Nanã, a orixá progenitora da vida e da morte, a mãe do morto, considerada como a própria morte, Oyá que deu a luz a um egum, criou o rito do axexê e é a orixá que leva o balaio do morto e Omolú, que representa a terra que come os ...