Em Belo Horizonte, o copo tipo Americano, fabricado pela Nadir Figueiredo, há décadas é chamado de Lagoinha e, reza a lenda, tem este nome devido à região de mesmo nome, considerado o berço do samba e da boemia da capital mineira.
Para o bom mineiro, estas disputas de nomenclatura, que dividem o país, ficam em segundo plano quando o assunto é o nome daquele tradicional copinho que encontramos em quase todos os botecos do Brasil – o Copo Lagoinha. Sim, esse é o nome dele.
O lagoinha é brasileiro e tem exatos 190ml de capacidade, mas há muitas variações inspiradas no design oficial com mais ou menos capacidade. O nome “americano” faz alusão ao maquinário importado dos Estados Unidos que era usado na década de 1940 para produzir as primeiras unidades do copo.
“Ele tem o design soviético, é feito em um maquinário americano, e, quando chegou às regiões das Lagoinhas, aqui, em Belo Horizonte, se tornou o copo do bairro Lagoinha. Só era vendido aqui, por isso tem esse nome”, descreve o embaixador do utensílio, Filipe Thales.
Um copo americano tem 190 mL na verdade, mas é usado como medida padrão para receitas culinárias em todo o Brasil e equivale a 200 mL. Enfim, quando você precisar medir ingredientes líquidos, lembre-se que: 5 mL = 1 colher de chá
Recebeu um apelido carinhoso e se tornou patrimônio boêmio da capital mineira. 🍺O apelido "lagoinha" surgiu por volta de 1950 no bairro de mesmo nome, mais especificamente no armazém da família Vaz de Mello, por causa de um dos sócios, o Joaquim — ou apenas "Quim".
Presença garantida em bares, padarias e também na maior parte dos lares brasileiros, o copo americano começou a ser fabricado no início de 1947 pela empresa Nadir Figueredo. Levou esse nome por ter sido inspirado em copos que eram produzidos apenas nos Estados Unidos naquela época.
Ele é duplo, o que significa que há uma camada de ar entre as paredes interna e externa do copo, o que ajuda a manter a temperatura da bebida por mais tempo.
Um utensílio clássico e que não perde a forma: o copo americano Nadir (com 190 ml). Conhecido por nós de Belo Horizonte como copo lagoinha. O copo que assumiu um lugar de destaque nas mesas de bar e na casa dos brasileiros.
Seu co-fundador, o próprio Nadir Figueiredo (1891-1983), teria concebido o desenho e, graças aos incentivos à indústria no país durante a década de 1940, foi possível trazer para cá um maquinário novo, importado dos EUA – e é daí que nasce o nome “copo americano”.
O copo americano padrão multiuso tem capacidade de 190 ml, quando medido da parte de baixo até a borda. Se preenchido até a marca de saliência no vidro, a medida é de 150 ml. Já o copo americano para beber cachaça tem 45ml.
Produtos. A Nadir Figueiredo é a empresa líder em termos de produção e participação de mercado no seguimento de vidro para uso doméstico. Em seu catálogo, existem hoje seis marcas, sendo elas Nadir, Marinex, Copo Americano, Duralex, Sempre, Colorex e SM.
Em Belo Horizonte, o copo tipo Americano, fabricado pela Nadir Figueiredo, há décadas é chamado de Lagoinha e, reza a lenda, tem este nome devido à região de mesmo nome, considerado o berço do samba e da boemia da capital mineira.
Vamos contextualizar: O copo foi comercializado primeiramente em uma loja situada no bairro Lagoinha. Um bairro conhecido pela boemia, seus bares, restaurantes e botecos. Consequentemente o copo se espalhou por toda capital, em padarias, restaurantes, bares e qualquer estabelecimento que tivesse copo.
A Igreja Batista da Lagoinha (conhecida também pela sua sigla IBL ou Lagoinha) é uma megaigreja batista multissítio com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais, no Brasil. O atual pastor-presidente da igreja é André Valadão.
Depois de algumas mudanças no objetivo central da empresa -- que passou até mesmo a produzir munições em 1932 -- em 1935 a Nadir Figueiredo passa a focar na produção de vidro, com a aquisição da primeira fábrica manual no bairro do Belém. E, é claro, em 1947 é criado o design do copo americano.
1/2 XÍCARA DE CHÁ DE LÍQUIDO – equivale a 10 colheres (sopa) 2/3 XÍCARA DE CHÁ DE LÍQUIDO – equivale a 12 colheres (sopa) 3/4 XÍCARA DE CHÁ DE LÍQUIDO – equivale a 15 colheres (sopa) 1 CÁLICE – equivale a 9 colheres de sopa de líquido.