Além dos Scrubs para as ações cirúrgicas, o Jaleco também é um item indispensável que se faz presente na vida dos profissionais da área da saúde. Os médicos normalmente podem usar suas próprias roupas com jaleco branco, exceto para cirurgia.
Jaleco - A roupa hospitalar mais conhecida é o jaleco, também chamado de avental médico. Ele é colocada por cima da roupa e precisa ser bem confortável porque o profissional da saúde costuma passar muitas horas seguidas trabalhando, né? Ele pode ser feito em diferentes tecidos, como oxford, poliester ou algodão.
É recomendado que o profissional tenha no mínimo dois jalecos (para uso no dia a dia) e dois scrubs (para uso nos procedimentos cirúrgicos). O uso de uma gravata ou lenço é opcional para alguns médicos e ajuda a manter a imagem profissional. Os sapatos também devem seguir o mesmo padrão de qualidade.
O jaleco é considerado um Equipamento de Proteção Individual (EPI) para os profissionais da saúde como: médicos, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos etc.
Caso o profissional possua uma especialidade médica, deverá grafá-la, também em letras maiúsculas, logo após o termo “médico” e antes, portanto, do seu nome. Se desejar, o médico poderá ainda acrescentar a palavra “doutor” ou sua abreviatura antes do nome.
Observação: Como padrão institucional, recomenda-se bordar o símbolo do curso e o nome do aluno no bolso esquerdo do jaleco e o símbolo da instituição na manga direita do referido EPI.
Desde o século XIX o emblemático jaleco branco foi instituído como o padrão desse segmento, isso porque é uma cor que permite a fácil identificação de secreções, sangue e outras substâncias que poderiam contaminar outros pacientes e até os próprios profissionais.
Lembre-se sempre de utilizar roupas que não mostrem demais, confortáveis e os equipamentos de segurança (jaleco e pijamas cirúrgicos), mas sempre nos seus devidos locais. Com isso, você está protegendo os seus pacientes e também a você mesmo, impedindo a proliferação de germes.
O jaleco é um item muito comum na área da saúde, sendo usado por médicos, enfermeiros, dentistas, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e outros profissionais que lidam com pacientes ou materiais biológicos. Ele também é usado por estudantes dessas áreas nas aulas práticas e estágios.
Leve em conta o ambiente em que você trabalha antes de escolher. Por exemplo: ambientes gastronômicos são normalmente quentes, então o recomendado é usar roupas leves por baixo para evitar o suor. Da mesma forma, ambientes médicos são frios, então recomenda-se roupas mais grossas por baixo para manter o calor corporal.
Qual é a principal função do pijama hospitalar, também conhecido como scrub? O pijama hospitalar, comumente chamado de scrub, serve para fornecer um uniforme facilmente reconhecível, limpo e estéril para profissionais de saúde que trabalham em ambientes hospitalares.
Conforme a OMS, os jalecos são usados para formar uma barreira de proteção e reduzir o risco de transmissão de microrganismos. Previnem a contaminação das roupas, protegendo a pele da exposição a sangue e fluidos corpóreos, salpicos e derramamentos de material infectado.
Jaleco, Bata, avental, guarda-pó, ou guardapó é uma peça de roupa, normalmente de tecido branco, utilizada como forma de barreira corporal em hospitais, laboratórios, fábricas, restaurantes, escolas, entre outros. Em muitos desses lugares, onde é importante haver boa higiene e assepsia, o seu uso é obrigatório.
O objetivo era ajustar o jaleco ao corpo não deixando que o tecido solto atrapalhasse os procedimentos quando o médico se inclinasse. Com a popularização do uso do jaleco em várias profissões, a peça foi simplificada para ficar mais acessível.
Os Scrubs são roupas sanitárias usadas por enfermeiros, médicos, cirurgiões ou outros profissionais envolvidos no atendimento direto a pacientes em hospitais e clínicas. Quem faz uso dos scrubs não fica isento da obrigatoriedade de usar jalecos durante o exercício do trabalho.
Embora não haja leis que proíbam o uso de scrubs femininos na rua, é importante levar em conta a imagem que você deseja transmitir. Se você deseja se portar de forma profissional e respeitável, o uso de scrubs na rua pode não ser a escolha mais apropriada.
Os jalecos são geralmente feitos de materiais resistentes a manchas, como poliéster ou algodão. Eles podem ser de manga longa ou curta e podem ser ajustados para um ajuste confortável. O tamanho do jaleco pode variar, dependendo do médico, mas geralmente são projetados para cobrir o comprimento do tronco e os braços.
Para escolher a cor do seu jaleco você deve considerar: o seu ambiente de trabalho; o nível de concentração para realizar suas tarefas; como as cores se combinam o se anulam (por exemplo: o laranja neutraliza o azul e vice-versa; o verde neutraliza o vermelho e vice-versa; a violeta neutraliza o amarelo e vice-versa);
Porque são cores opostas ao vermelho. Os médicos e enfermeiros passam muito tempo olhando para sangue e órgãos, o que tira a sensibilidade da visão para as nuances róseas do interior do corpo. Olhar para o verde ou o azul de vez em quando dá uma calibrada nas retinas e aumenta o contraste.
Dessa forma, a opção mais comum é bordar apenas o primeiro nome e o sobrenome do profissional no jaleco. Essa escolha permite que as informações sejam apresentadas de forma clara e legível, mesmo com o espaço reduzido.
A cerimônia tem como objetivo despertar no aluno o profissionalismo e comprometimento médico ainda no início da graduação. Para isso, os estudantes recebem um jaleco branco como símbolo do compromisso que assumem com as atividades da área.
Enquanto o nome não couber, deve-se seguir abreviando a penúltima palavra, sempre deixando sua primeira letra. O último sobrenome e o primeiro nome nunca devem ser abreviados.