Os judeus seguem os ensinamentos da Torá e da Bíblia Hebraica. Segundo a tradição judaica, a Torá teria sido escrito por Deus e nunca deve ser modificado. Para eles, o judeu pertence a uma linhagem com um pacto eterno com esse Deus.
Os rabinos surgem como liderana a partir da desǦ trui o do Templo de Jerusalém pelos romanos em 70 a.C. O local era o centro da vida religiosa dos judeus.
Normalmente, os rabinos reformistas exigem que os possíveis convertidos façam um curso de estudo no judaísmo, como um curso de "Introdução ao judaísmo", participem do culto em uma sinagoga e vivam como judeus (no entanto, isso é interpretado pelo rabino individual) por um período de tempo.
Os judeus são um povo que se originou há milhares de anos no Oriente Médio e que também podem ser chamados de hebreus ou israelitas. A palavra “judeu” é de origem hebraica e está relacionada com a palavra Judá, uma das tribos dos hebreus. Após a Diáspora Judaica os judeus passaram a viver em diversos países no mundo.
São descendentes do patriarca Abraão, segundo a Bíblia. O judaísmo é a religião dos judeus. Os judeus usam a quipá sobre a cabeça como um sinal de sua aliança com Deus. Os judeus são um grupo étnico e religioso que possui uma identidade complexa, influenciada por elementos étnicos, religiosos, culturais e linguísticos.
Os hebreus/israelitas já foram referidos como judeus nos livros posteriores ao Tanakh, como o Livro de Ester, com o termo judeus substituindo a expressão Filhos de Israel.
Embora esteja claro que nem todos os Judeus pratiquem o Judaísmo, todos aqueles que praticam o Judaísmo se consideram Judeus. Em outras palavras, existem Judeus sem Judaísmo, mas não pode haver Judaísmo sem Judeus.
Atualmente, há 14 milhões de judeus no mundo, ou 0,2% da população mundial. Cerca da metade reside em Israel, considerada a "terra prometida", e a maioria restante vive nos Estados Unidos, Canadá e Europa. Qual a maior curiosidade sobre o Judaísmo?
Este nome é vocalizado com sinais massoréticos pelos estudiosos, geralmente, como Yahweh ou Yehowah. Em português é comum usar as formas Iavé, Javé ou Jeová. Embora originalmente a primeira letra tenha o som de "i", a letra "J" apareceu com seu uso em meados do século XVI por Petrus Ramus.
Do ponto de vista judaico, Jesus de Nazaré, assim como qualquer ser humano, é filho ou filha de Deus. Essa expressão alude à santidade e a dignidade de todo ser humano como imagem divina. A noção cristã de Jesus como filho primogênito de Deus liga-se à ideia de Jesus como Logos Divino.
São elas: a ortodoxa, a reformista e a conservadora. As duas primeiras, ortodoxos e reformistas, são as que mais se opõem uma à outra, sendo a terceira, conservadora, a tentativa de encontrar um meio-termo entre as outras duas.
Quem é Jesus Cristo? Jesus Cristo, do ponto de vista histórico, foi um profeta judeu que viveu na Palestina, no século I d.C. A mensagem desse profeta teria sido responsável por dar origem a uma nova religião: o cristianismo — maior religião do planeta, atualmente.
Monoteísmo: Os judeus acreditam em um único Deus, que é eterno, onipotente e criador do universo. Torá: A Torá é o livro sagrado do judaísmo, que inclui os cinco primeiros livros da Bíblia Hebraica (Pentateuco). Ela contém as leis, ensinamentos e histórias fundamentais para os judeus.
Qual é o nome da principal liderança religiosa do judaísmo?
"Temos de frisar que Moisés é, de fato, considerado o líder que orienta, que organiza, que dá os rumos de toda a tradição judaica e de todo o povo de Israel." Segundo a tradição, Moisés teria sido o autor dos cinco livros da Torá.
Judaísmo: A estrela de Davi é formada por dois triân- gulos sobrepostos, resultando em seis pontas, e simboliza o governo de Deus sobre o universo em todas as seis direções: Norte, Sul, Leste, Oeste, Céu (em cima) e Terra (embaixo).
Os três pilares de nosso serviço a D'us são Teshuvá (arrependimento), Tefilá (prece) e Tsedacá (caridade), no entanto estas traduções não expressam os verdadeiros conceitos judaicos destes três elementos essenciais de nossa fé.
Judeus, por definição, são aqueles que aderem ao judaísmo como religião. E "israelita" é um termo usado simplesmente por quem não gosta de se chamar de judeu. "Israelense", por outro lado, é um termo que designa um cidadão do Estado de Israel e não tem portanto nenhuma conotação religiosa ou étnica.
Segundo a tradição legal do judaísmo, são considerados judeus todos aqueles nascidos de mães judias ou que tenham se convertido ao judaísmo através de um ritual próprio. A matrilinearidade, entretanto, não é a forma de transmissão da identi- dade judaica encontrada no Pentateuco.
A religião judaica não reconhece Jesus Cristo como o Messias. Os judeus ainda esperam, e isso faz parte de toda a doutrina, o Messias que virá, segundo as profecias. Nós, cristãos, vemos Jesus como esse Messias.
Hoje, os judeus compreendem cerca de 75,4% da população do país, enquanto os cidadãos não judeus, a maioria árabes (20,5%), somam cerca de 24,6%. Cerca de 92% dos habitantes de Israel vivem em cerca de 200 centros urbanos, alguns dos quais localizados em locais históricos antigos.