Como se chama o tipo de sujeito que não aparece na oração?
Sujeito oculto ou elíptico é aquele que não está visível na frase, mas que pode ser identificado pelo contexto. Dessa forma, o sujeito existe, consegue ser identificado, mas não está expresso na oração.
O sujeito, assim como o predicado, é um termo essencial da oração. É o termo sobre o qual se declara alguma coisa. Ele também é o elemento que concorda com o verbo. Os tipos de sujeito são: simples, composto, implícito e indeterminado.
Além desses dois tipos, existe também o sujeito oculto ou implícito, que não aparece explicitamente na frase, mas pode ser inferido pelo contexto ou pelo verbo utilizado. E temos ainda o sujeito indeterminado, que ocorre quando não é possível identificar com clareza quem é o sujeito da oração.
Sujeito oculto ou elíptico é aquele que não está visível na frase, mas que pode ser identificado pelo contexto. Dessa forma, o sujeito existe, consegue ser identificado, mas não está expresso na oração.
O que é Sujeito e Quais são os Tipos de Sujeito? (Aprenda Agora Mesmo)
Quando o sujeito é explícito?
A característica fundamental do sujeito explícito é estar em consonância com o sujeito gramatical do verbo do predicado, isto é, se adapte (isto é, concorde) ao seu número, pessoa e gênero (neste caso quando há particípio no predicado) (…)
Sabemos que os termos essenciais de uma oração são o sujeito e o predicado. Entretanto, há orações que apresentam verbos impessoais, ou seja, que não se referem a uma pessoa do discurso e, por isso, não admitem sujeito. Observe alguns exemplos de oração sem sujeito: Nevou bastante em Santiago.
É bastante comum ouvirmos que os termos essenciais da oração são o sujeito e o predicado. Entretanto, essa informação não é verdadeira, isso porque existem orações que não admitem sujeito, pois apresentam verbos impessoais.
Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo. Esse termo pode praticar ou sofrer a ação expressa na oração.
Quando não podemos apontar ou imaginar um elemento a respeito do qual se afirma ou declara alguma coisa, temos uma oração sem sujeito ou sujeito inexistente. Exemplificando: Faz cinco meses que ela foi embora. Chovia no Sul.
Algumas orações não apresentam sujeito, pois não há um elemento executando ou sofrendo a ação verbal. Isso ocorre com verbos impessoais, isto é, verbos que não apresentam sujeito. Há três casos em que isso ocorre: Verbo “haver” com sentido de “existir”
Sujeito oculto ou sujeito elíptico: é aquele que não está explícito na oração, mas pode ser determinado pela flexão número-pessoa do verbo, ou por sua presença em alguma oração antecedente.
Qual é a diferença entre sujeito indeterminado e oração sem sujeito?
O sujeito oculto não aparece na frase, mas sabe-se quem é. O sujeito indeterminado não aparece na frase e não se sabe quem é. Algumas frases não têm um sujeito realizando a ação do verbo e são chamadas de oração sem sujeito.
Ouça o texto abaixo! O sujeito da oração é o termo com o qual o verbo concorda em número e pessoa. Quando ele aparece na oração, é chamado de determinado, mas quando está implícito (escondido), ele denomina-se indeterminado.
O sujeito determinado simples apresenta apenas um núcleo. O sujeito determinado composto tem dois ou mais núcleos. O sujeito oculto/elíptico não é explícito na oração. O sujeito indeterminado não é identificável na oração.
- Na ordem direta da frase, o sujeito vem antes do verbo, é o chamado sujeito anteposto. - Na ordem inversa, ele aparece depois do verbo, quando será chamado de sujeito posposto. - O substantivo ou qualquer palavra substantivada funciona como núcleo do sujeito; e o núcleo do sujeito não pode ser preposicionado.