O osso cóccix está localizado antes do sacro e abaixo do conjunto das quatro últimas vértebras lombares, é um osso pequeno e considerado o último osso da coluna vertebral; também estão ligados a ele alguns músculos e ligamentos.
A principal relação da dor no cóccix é com a sua inflamação, chamada de Coccidinia. Esse problema pode prejudicar a execução de atividades rotineiras, como sentar-se, levantar-se ou ficar de pé por longos períodos. A Coccidinia pode dificultar também a defecação e as relações sexuais.
Quais os principais sintomas de coccix inflamado? O principal sintoma da coccidínea é dor no final da coluna. A dor pode ser lancinante e irradiar para o sacro ou nádegas. Alguns pacientes possuem dor lombar associada.
O tratamento geralmente consiste em anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) – como ibuprofeno e naproxeno – para reduzir a inflamação (inchaço) e o uso de uma almofada terapêutica para aliviar a pressão do cóccix ao sentar-se.
Fratura do cóccix: quedas diretas ou traumas na região podem levar à fratura do cóccix. Isso pode causar dor intensa e desconforto ao sentar ou mover-se. Luxação do cóccix: ocorre quando o cóccix sai de sua posição normal. Isso pode causar dor e desconforto, e geralmente ocorre devido a traumas.
Qual a melhor posição para dormir quando está com dor no cóccix?
Em geral a melhor posição para deitar é de bruços. Além disso, procure sentar em assentos macios, protegidos com almofadas, para não piorar as dores por conta da fratura.
Com a finalidade de se avaliar a estabilidade do cóccix, solicita-se a radiografia dinâmica do cóccix na posição sentada e em pé. Por outro lado, para a avaliação de quadros inflamatórios e de fraturas, em geral, são solicitadas a tomografia computadorizada e/ou a ressonância magnética do cóccix.
É recomendado o diagnóstico de um ortopedista, que fará exames para esclarecer melhor o diagnóstico. O tratamento para dor no cóccix pode ser de diversos tipos, o especialista pode recomendar anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), fisioterapia, e em casos graves a indicação de uma cirurgia.
O diagnóstico é realizado pelo quadro clínico e exames de imagem. O quadro clínico é basicamente a dor localizada pontualmente sobre o cóccix, na maioria das vezes sem irradiação, e que piora na posição sentada ou deitada, ou ainda com qualquer pressão no local.
A dor costuma percorrer o caminho do nervo ciático que vai da coluna vertebral à nádega, coxa, perna e calcanhar. É possível também sentir fraqueza nas pernas e dificuldade em levantar o pé, deixando o calcanhar no chão. É possível que haja alteração, também, no funcionamento do intestino ou bexiga.
A região do cóccix, localizada na parte inferior da coluna vertebral, é uma peça única formada por um grupo de três a cinco vértebras, que quando doloridas podem causar um grande incômodo.
Massagear os músculos ligados ao cóccix pode ajudar a aliviar a dor. Manipulação é tipicamente feita através da região retal pelo fisioterapeuta. Medicação. Uma injeção de anestésico local no cóccix pode aliviar a dor por algumas semanas.
O melhor seria fazer uma avaliação com um ortopedista e ver o porque esta tendo dor no cóccix. A melhor opção de se sentar seria com um almofada própria que tem uma parte aberta atras que não deixa o cóccix diretamente apoiado no assento da cadeira.
A resposta para essa pergunta pode ser várias, como por exemplo: artrite coccígea, cisto pilonidal e esporão coccígeo. Ao mesmo tempo, pode indicar uma hérnia de disco; infecções na região e até mesmo tumores. Agora que você entendeu as principais causas de dor no cóccix, o ideal é agendar a sua consulta com o Dr.
A melhor forma de aliviar a dor de uma pancada no cóccix consiste em aliviar a pressão sobre o osso e, por isso, deve-se evitar ficar sentado ou deitado de barriga para cima. Nas primeiras 48 horas também se pode aplicar compressas geladas no local para reduzir a inflamação e aliviar a dor.
Recomenda-se repouso absoluto por algum tempo e que se evite a prática de atividades físicas muito intensas. O especialista também irá receitar remédios antiinflamatórios e analgésicos para ajudar com a dor e com o desconforto na região.
O desalinhamento do cóccix, também conhecido como subluxação coccígea, refere-se a uma condição em que as vértebras coccígeas estão deslocadas de maneira anormal. Isso pode causar dor, desconforto e outros sintomas na região do cóccix e pode ser resultado de lesões, quedas, trauma ou pressão prolongada.
De qualquer modo, não é mais possível "colocar no lugar" o cóccix. Se continuar doendo, sem diminuição da intensidade, às vezes é preciso a ressecção dele. Também é importante que consulte um proctologista para descartar algum outro problema.
A fractura do cóccix provoca uma dor forte na posição sentado, deitado e de pé. Outras patologias, como degeneração dos discos vertebrais lombar, hemorróidas, menstruação ou manutenção de posturas incorrectas, também podem originar dor.
Sim,mas não exagere pois pode ferir as axilas ou mesmo provocar lesões no plexo braquial.Se bem que,o mais comum seriam quedas por não estar treinado no uso delas. Então,muito cuidado no uso, além de ter ajuda no início da marcha.