Como se chama o vento que sopra da terra para o mar?
Durante a noite, o mar fica mais quente do que a terra (já percebeu que de noite a água do mar fica quentinha?), o que faz o vento soprar da terra para o mar, gerando a brisa terrestre ou vento terral.
Por mais que aparentemente é um processo simples, existem vários tipos de ventos. São eles os ventos verticais, horizontais, constantes, periódicos, locais e variáveis.
A água mantém sua temperatura mais homegênea enquanto a terra aquece ou esfria com maior facilidade. Por isso no período da manhã, a brisa costuma soprar da terra ( + fria ) para o mar (+ quente ) – é o“TERRAL”.
Alísio – São ventos que sopram constantemente dos trópicos para o Equador e que por serem muitos úmidos, provocam chuvas nesses arredores onde ocorre o encontro desses ventos. Por isso, a zona equatorial é a região das calmarias equatoriais chuvosas.
O vento maral (do mar para a terra) é o vento menos desejado pois muitas vezes deixa o mar mexido e com muita correnteza. No litoral gaúcho o vento terral é indicado nos gráficos como vento Oeste e variações, e o vento maral como vento Leste e variações. Esse é mais um item que depende do recorte geográfico da praia.
Tornado: o mais forte dos ventos, podendo atingir até 490 km/hora. Seu tamanho pode ser de até 10 km de diâmetro, sendo formado por redemoinhos e poeiras, ocorrendo em zonas temperadas no Hemisfério Norte.
O Mistral é um vento que desce do Vale do Rhône, no sudeste da França, e que quando chega a Marselha toma uma direção próxima ao sentido noroeste. E para que ele aconteça, é preciso ter bom tempo perto de Bordeaux e mau tempo no norte da Itália, em direção do Golfo de Gênova.
Batizado de Minuano, que em tupi-guarani significa "vento do Sul", chegou mais cedo em 2023. O fenômeno tem duração média de, no mínimo, dois dias e sopra em uma velocidade moderada a forte.
O vento Norte que avança sobre as elevações, desce para a parte baixa e ao descer o ar se comprime e aquece com rajadas fortes, em processo denominado de aquecimento adiabático.
A formação das ondas do mar ocorre com a ação do vento, o qual, ao soprar por longas distâncias, empurra a água até gerar nela essas ondulações. Esse tipo de onda é classificado como mecânica, uma vez que precisa de um meio de propagação.
À noite, a superfície terrestre arrefece mais rapidamente que o mar, assim a temperatura do mar é superior à temperatura da terra e forma-se uma circulação inversa a que ocorre durante o dia. À superfície, o ar desloca-se no sentido da terra para o mar. Este tipo de circulação denomina-se brisa terrestre.
Já as tempestades de categoria 2 , com ventos entre 154 e 177 km/h, têm potencial destrutivo um pouco maior. Os ciclones tropicais de categoria 3, com ventos que variam entre 178 e 208 km/h, causam danos "devastadores", com a destruição de telhados, deques, a derrubada de árvores e postes.
Todos os cinco grandes ciclones que excederam o limite da categoria 5 da escala Saffir-Simpson, a máxima, com ventos de 309 km/h aconteceram depois de 2013. São eles o tufão Haiyan (2013), o furacão Patricia (2015) e os tufões Meranti (2016), Goni (2020) e Surigae (2021).
Haiyan tocou terra inicialmente em Guiuan, província de Samar Oriental às 20:45 UTC trazendo consigo ventos máximos de 315 km/h, o mais forte já registrado na história. Até ao momento se foram reportadas 138 mortes e milhares de feridos segundo a National Disaster Risk Reduction Management Council (NDRRMC).
Ventos constantes. Existem três conjuntos de ventos constantes que dominam a circulação atmosférica na Terra: os alísios, os ventos de oeste e os ventos polares de este.
O deus Éolo vivia numa ilha flutuante na Eólia com seus doze filhos. Foi presenteado por Zeus e recebeu o poder de despertar e acalmar os ventos tornando-se o deus dos ventos.
Vento Rebellion. Dando continuidade, então o termo aragano vem do castelhano aragano, que significa vadio, preguiçoso, aquele que foge, aquele que se esquiva do serviço.
1 [met] Vento que sopra numa direção perpendicular àquela do movimento de um objeto que se move (móvel) relativo à superfície da terra; 2 [aer] Vento que sopra cruzado à trajetória de decolagem ou pouso, ou ainda, à trajetória de vôo de um avião.
Assim, a temperatura mais alta da terra aquece o ar sobre ela, tornando a pressão atmosférica menor que sobre o oceano e fazendo o vento soprar para a terra. À noite, a situação se inverte: o mar demora para resfriar porque as águas profundas mantêm a temperatura noturna quase igual à diurna.