Atracação, desatracação, berços e cabeços são algumas palavras extremamente populares no vocabulário portuário. Das dezenas de embarcações que entram e saem do Porto do Rio Grande, todas elas realizam esses procedimentos e utilizam essa estrutura para a garantia da segurança das operações.
ESCALA: 1. Diz-se da parada temporária de um navio durante uma viagem, a fim de efetuar embarque de passageiros ou cargas diversas Os portos de escala são os portos nos quais o navio toca durante a viagem.
Cruzeiro é uma viagem de turismo em barcos ou navios. Geralmente operam em rotas marítimas procuradas pelos viajantes e turistas em seus períodos de férias.
Quando um navio se aproxima de um porto, o prático entra em ação. Ele chega em uma lancha que tem estabilidade, manobrabilidade e potência suficientes para ficar ao lado de uma embarcação muitas e muitas vezes maior.
Um cais (do céltico, através do francês antigo quai) é uma estrutura, geralmente uma plataforma fixa em estacas, ou região à beira da água, na borda de uma abra ou de um porto, onde barcos podem atracar e aportar para carregar e descarregar carga e passageiros.
Atracação nada mais é do que o ato de ? estacionar? o navio junto ao cais para que as atividades de carregamento e descarregamento possam ser realizadas. Desatracação é justamente o contrário, ou seja, é o ato de retirar a embarcação do cais para que possa seguir viagem.
O processo de saída é semelhante ao de entrada do navio. Você passa pela porta de desembarque e escaneia seu cruise card. A tripulação vai te direcionar ao porto, que pode estar acessível caminhando, por ônibus ou barco.
Chegada a sua vez, a atracação é o momento em que o navio encosta de fato no cais. Nessa etapa é necessário o auxílio de rebocadores — para posicionar a embarcação — e de práticos, profissionais que trabalham no porto.
Os seus membros, são genericamente referidos como "tripulantes". A tripulação de uma embarcação pode também ser referida como equipagem, guarnição (navios de guerra) ou companha (embarcações de pesca).
Como é chamado o local onde os navios são atracados?
Área de fundeio, também conhecida como atracadouro ou fundeadouro, pode ser definida como local pré-estabelecido e regulamentado pela autoridade marítima onde uma embarcação pode lançar âncoras.
Quilha (figs. 1-3 e 1-13) – Peça disposta em todo o comprimento do casco no plano diametral e na parte mais baixa do navio. Constitui a “espinha dorsal” e é a parte mais importante do navio, qualquer que seja o seu tipo; nas docagens e nos encalhes, por exemplo, é a quilha que suporta os maiores esforços.
O “Comandante” é a maior autoridade a bordo. O “Imediato” é o “Oficial executivo do navio”; é o substituto eventual do Comandante: seu substituto imediato. A “Gente de bordo” se compõe de “Comandante e Tripulação (Oficiais e Guarnição)”.
Full Container. Como o próprio nome diz, o porão dos navios Full Container é desenvolvido para simplificar o transporte e a organização de contêineres dentro de um navio.
Apesar de muitas vezes serem usados como sinônimos, cais e píer possuem diferenças estruturais. O cais é uma estrutura paralela à linha da costa, atuando mais como uma extensão do terreno coberto, enquanto o píer normalmente se projeta perpendicular à margem, entrando pelo corpo de água.
Os Centros de Atenção Integral em Saúde – CAIS e os Centros de Assistência Integrada Médico–Sanitárias – CIAMS são unidades integrantes da Diretoria de Atenção à Saúde, sob supervisão dos Distritos Sanitários, tem por finalidade de, durante 24 horas por dia, prestar atendimento resolutivo aos pacientes acometidos por ...
É por isso que o profissional mais importante do porto é o prático – um especialista em manobrar navios de grande porte, fazê-los transpor canais estreitos e atracá-los em segurança.
Quando o submarino quer descer, são abertas as válvulas da parte superior dos tanques de lastro, forçando o ar a sair e enchendo-os de água, acrescentando massa ao submarino e, consequentemente, aumentando a força peso, fazendo com que ele afunde.
Como a água do mar tem densidade maior, o empuxo exercido sobre um navio é maior quando ele está no mar, já que o empuxo exercido depende da densidade do líquido. Para ter uma idéia, a densidade da água doce é 1 x 103 kg/m3 e a densidade da água do mar é em média 1,03 x 103 kg/m3.