Como se chama quem entra com as alianças no casamento?
Qual a função do pajem e da daminha no casamento? Hoje em dia, os pajens e daminhas podem ter diversas funções dentro de uma cerimônia de casamento, além de encantar a todos com seu charme, carisma e fofura. Vale lembrar que há algum tempo, a função primordial do pajem era a de entrar com as alianças.
A tradição mais comum na entrega das alianças na cerimônia de casamento é que elas sejam levadas pelas crianças, a daminha e o pajem, mas isso não é obrigatório. Na maioria das vezes as noivas optam pelos pequenos porque eles trazem mais ternura e a graça para a celebração, mas não existem regras ou um protocolo.
A diferença é que esse anúncio atualmente é feito por meio da entrega das alianças, flores e assim em diante. No caso, cabe ao pajem levar as alianças para o padre, pastor ou cerimonialistas, enquanto a daminha o acompanha com um buquê semelhante ao da noiva ou inclusive com placas e pétalas de rosa.
O que faz a daminha de honra? Além de deixar os convidados maravilhados, a daminha de honra também pode ser responsável em levar as alianças dos noivos até o altar, carregar o véu da noiva, jogar flores no caminho da noiva e entrar com plaquinhas.
Qual a função do pajem e da daminha no casamento? Hoje em dia, os pajens e daminhas podem ter diversas funções dentro de uma cerimônia de casamento, além de encantar a todos com seu charme, carisma e fofura. Vale lembrar que há algum tempo, a função primordial do pajem era a de entrar com as alianças.
O pajem é um menino (muito fofo) escolhido pelos noivos para levar as alianças até o altar. Tradicionalmente ele tem a função de levar as alianças até o altar, mas cabe aos noivos escolherem se o ele vai levar as alianças ou outro elemento especial.
Segundo a tradição os noivos ficam responsáveis pelos gastos envolvendo as roupas e os detalhes do look das daminhas e pajens. No entanto, isso não é uma regra e, dependendo da proximidade dos noivos com os pais das crianças, isso pode ser conversado.
As funções possíveis são diversas: levar as alianças, entrar com plaquinhas antes dos noivos, jogar pétalas enquanto os noivos caminham até o altar, carregar minibuquê junto com a noiva, entrar com animais de estimação.
O pajem e a dama podem desenvolver diversas funções, além da tradicional entrada com as alianças. Muitos costumam carregar plaquinhas com frases curtas de amor e desejando felicidades ao casal ou, até mesmo, anunciar a entrada dos pombinhos.
Subindo ao altar entregue o buquê a uma madrinha. Enquanto assina o registro do casamento deixe o buquê sobre o altar. Para posar para as fotos sempre procure estar com uma das mãos livres para segurar o véu ou colocá-la na cintura.
Para não restarem dúvidas, a ordem é: noivo e mãe do noivo, pai do noivo e mãe da noiva, padrinhos e madrinhas, daminhas e pajens, noiva e seu pai. Para fins práticos, as alianças entram por último, mas em alguns casos na Igreja Católica, a depender do padre, elas podem entrar antes mesmo da noiva.
A palavra demoiselle vem do francês e significa “donzela”. Esse termo se refere às damas de honra adultas ou adolescentes. No casamento, elas são as verdadeiras confidentes da noiva! A função principal da demoiselle é acompanhar a noiva em todos os preparativos para o casamento.
É muito comum vermos crianças como daminha ou pajem em cerimônias de casamento, no entanto, essa não é a única opção. O ato de levar as alianças pode ser feito por alguém muito especial, como avós, um amigo do casal, cachorro de estimação, mãe ou pai dos noivos ou até mesmo um bebê.
O que diferencia uma florista de uma daminha ou pajem é o que cada uma carrega consigo além da ordem de entrada na cerimônia. Enquanto a florista espanta as más energias e anunciam a entrada da noiva, a daminha de honra e/ou pajens são responsáveis por trazer as alianças até o padre ou cerimonialista, no altar.
As damas de honra ou, como são carinhosamente chamadas, as daminhas, são as meninas que entram na hora das alianças. Elas carregam o par de joias para entregar ao celebrante no altar ou acompanham o pajem.
Além de fazer o cortejo que prepara os convidados para a entrada da noiva, os pajens e daminhas, em geral, cumprem funções muito especiais na cerimônia: Levar as alianças: faz parte da tradição as daminhas e os pajens se encarregarem de transportar as alianças até o celebrante.
As daminhas de honra têm um papel muito importante na cerimônia de casamento. Elas são as responsáveis por abrir caminho para a noiva e jogar pétalas de flores pelo chão. Além disso, elas podem ajudar a noiva a segurar o buquê e a acalmar os nervos durante a cerimônia.
Pois bem, alguns acreditam que a noiva seja responsável pela locação do vestido, mas muitas vezes é a mãe da daminha que arca com esta despesa. Entretanto, cabe a noiva entrar em consenso com a mãe da dama-de-honra e escolher a melhor saída.
Tradicionalmente, o vestido da daminha segue a base de fundo da noiva, ou seja, em tom off-white ou branco. O diferencial está na faixa, que deve ser de acordo com a paleta de cores da decoração. No entanto, vestidos coloridos e estampados estão em alta!
Quem Pode Ser Escolhido para essa Tarefa Especial? A escolha da criança que entra com a bíblia no casamento é um processo carregado de significado e considerações especiais. Pode ser um parente próximo, como um sobrinho ou uma prima, ou até mesmo um amigo da família que acrescenta um toque pessoal à cerimônia.
E aí cabe uma adaptação no cortejo nupcial. Se forem somente eles a entrar, primeiro os homens entram, após a entrada do noivo e dos pais, e depois as damas entram na frente da noiva. Caso existam padrinhos tradicionais as bridesmaids e groomsmen entram após a entrada dos padrinhos, seguindo a sequência tradicional.