As pessoas monoculares têm dificuldades com noções de distância, profundidade e espaço, o que prejudica a coordenação motora e, consequentemente, o equilíbrio.
A visão monocular é caracterizada pela capacidade da pessoa conseguir enxergar através apenas de um olho e com isso tem noção de profundidade limitada e redução de campo periférico.
Trata-se da capacidade de uma pessoa enxergar bem por apenas um dos olhos. Na definição da OMS (Organização Mundial de Saúde) visão monocular é quando o cidadão dispõe de apenas 20% ou menos de deficiência visual em um olho.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a visão monocular é caracterizada quando a pessoa tem visão igual ou inferior a 20% em um dos olhos, enquanto no outro mantém visão normal.
A visão com apenas um olho é diferente da visão com dois olhos. Seu filho tem um campo de visão menor do que alguém com dois olhos. O campo de visão é o quanto seu filho pode ver sem virar a cabeça para olhar. Seu filho terá uma percepção de profundidade diferente.
As pessoas monoculares têm dificuldades com noções de distância, profundidade e espaço, o que prejudica a coordenação motora e, consequentemente, o equilíbrio. A deficiência pode ser ocasionada por algum tipo de acidente ou por doenças, como glaucoma, toxoplasmose e tumores.
Quem enxerga só de um olho tem direito a algum benefício?
A partir de março de 2021, essa condição passou a ser reconhecida legalmente como deficiência sensorial, do tipo visual. A mudança na lei garantiu que as pessoas com visão monocular tenham direitos e benefícios específicos, inclusive no âmbito previdenciário.
Quem tem visão monocular pode dirigir? Sim. Essas pessoas conseguem tirar Carteira Nacional de Habilitação nas categorias A e B. Portanto, podem guiar motocicleta e automóvel, desde que não exerçam atividade remunerada, conforme resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Pessoas com visão monocular podem ter direito a benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Nesta publicação, vamos destacar alguns dos direitos previdenciários da pessoa com visão monocular: Aposentadoria da pessoa com deficiência. Aposentadoria por incapacidade permanente.
Quais profissões o portador de visão monocular não pode exercer?
O segurado portador de visão monocular no olho direito e visão subnormal no olho esquerdo tem incapacidade para desempenhar sua função de joalheiro/ourives.
O portador de visão monocular poderá se aposentar na modalidade “aposentadoria da pessoa com deficiência”, que reduz a idade mínima para obter o benefício e, também, o tempo de contribuição para aposentadoria.
O Exame Ultrassonografia Diagnóstica (Monocular) é solicitado pelo médico para identificar visão monocular (enxergar com um dos olhos apenas). O exame permite avaliar a presença de descolamento de retina, além de medir as estruturas e ser muito útil no diagnóstico e tratamento de tumores oculares.
Apresentado pelo ex-deputado Paulo Bengtson (PA), o texto altera a Lei 14.126/21, que reconhece a visão monocular como deficiência sensorial para todos os efeitos legais.
No entanto, algumas pessoas têm a chamada visão monocular — enxergam bem por apenas um olho; no outro, apresentam 20% ou menos da capacidade de enxergar, o que compromete o campo visual. É, portanto, uma situação que pode atrapalhar o dia a dia e, até, o trabalho. Por isso, pode ser considerada uma deficiência.
CONCLUSÃO:Em face dos resultados encontrados, entende-se ser possível afirmar que a cirurgia monocular de recuo-ressecção pode ser considerada opção viável para o tratamento das esotropias de grande ângulo, tanto para adultos quanto para crianças, bem como para amblíopes e não amblíopes.
Então, já que a lei 14.126/2021 considera a visão monocular como deficiência (para todos os fins legais), quem tem essa deficiência também pode ter direito ao BPC.
Para identificar isso, o médico oftalmologista faz o teste de Acuidade Visual. Se em um dos olhos o nível for menor de 20%, o paciente é considerado cego monocular.
Visão monocular caracteriza deficiência para aposentadoria? Assim, em março de 2021 foi sancionada a Lei 14.126/2021, que estabeleceu que a visão monocular é classificada como deficiência sensorial, do tipo visual, para todos os efeitos legais.
Qual a idade mínima para se aposentar com visão monocular?
Respondendo a essa pergunta eu posso esclarecer que na maioria dos casos a visão monocular é considerada como deficiência leve. Portanto, para se aposentar você precisa ter pelo menos 33 anos de contribuição se for homem, e 28 anos se for mulher.
Qual é o valor do benefício para quem tem visão monocular?
Ele receberá o valor de R$ 4.000,00. Necessário esclarecer que é possível pedir revisão na aposentadoria do monocular após a reforma da previdência, posto que, o INSS vêm errando em muitos casos, pois após a reforma da previdência ele não está desconsiderando os 20% menores salários de contribuição.
O que uma pessoa com visão monocular não pode fazer?
Os pacientes com a visão monocular devem evitar ao máximo as atividades que requerem uma visão clara nos dois olhos, o que é chamado cientificamente de estereopsia. Dessa forma, evitam-se os riscos de acidentes que podem prejudicar o próprio portador da deficiência e/ou terceiros.
Desde que a Lei nº 14.126 entrou em vigor no mês de março de 2021, a pessoa com visão monocular vem obtendo grandes vantagens em sua aposentadoria. Agora ela pode se aposentar mais cedo e ainda receber um benefício de valor superior.
Para dar entrada no seu benefício por visão monocular, seja aposentadoria ou auxílio, você pode acessar o Meu INSS, site ou aplicativo, ou ligar para a central de atendimento do INSS, no número 135.