O termo “casal lésbico” tem sido historicamente utilizado para descrever relacionamentos amorosos entre mulheres, sejam elas cisgêneras ou transgêneras. No entanto, o termo “casal sáfico” emerge como uma alternativa que vai além da mera descrição da orientação afetiva-sexual.
Os termos sapatão, sapatona ou fufa são gírias ou calões usados como substantivo que significam lésbica ou sáfica e como adjetivo que descreve coisas associadas à lesbiandade e a saficidade. Originou-se como um palavrão lesbofóbico (homofóbico e misógino) para uma menina ou mulher masculinizada, butch ou andrógina.
Lésbica é uma mulher que sente atração, seja sexual ou romântica, por mulheres. Os termos "lesbianidade" e "lesbianismo" são usados para designar o relacionamento ou comportamento sexual ou romântico entre mulheres e/ou pessoas não-binárias (agênero, demigirls, gênero-fluido, etc.)
Já sáfica é um termo guarda-chuva, ou seja, uma palavra usada para englobar várias outras. Neste caso, sáfica abrange termos que se referem a mulheres que sentem desejo ou afeto também por mulheres, mas não necessariamente de maneira exclusiva.
Outra internauta explicou a diferença entre sáfica e lésbica, apontando que lésbica deve ser ententido como uma mulher que se sente atraída exclusivamente por outras mulheres. Já a sáfica seriam as mulheres que sentem atração por outras mulheres, mas não de maneira exclusiva.
O termo “casal lésbico” tem sido historicamente utilizado para descrever relacionamentos amorosos entre mulheres, sejam elas cisgêneras ou transgêneras. No entanto, o termo “casal sáfico” emerge como uma alternativa que vai além da mera descrição da orientação afetiva-sexual.
Lésbica. Mulher que é atraída afetivamente e/ou sexualmente por pessoas do mesmo sexo/gênero. Não precisam ter tido, necessariamente, experiências sexuais com outras mulheres para se identificarem como lésbicas.
Por exemplo, se uma mulher bissexual namora um homem hétero, eles são um casal duárico, e o fato dessa mulher bissexual se relacionar com um homem não exclui sua bissexualidade.
Safismo ou saficidade é um termo guarda-chuva que abrange as vivências de lésbicas e mulheres bissexuais ou monodissidentes atraídas por pelo menos mulheres, cis ou trans. Sáfico, como adjetivo de identidade sexual, é útil para indicar o amor entre mulheres, independente de sua orientação sexual ou romântica.
Por exemplo: um relacionamento entre um homem gay e um homem pan pode ser chamado de aquileano – termo cunhado para uma relação entre dois homens, independentemente de suas sexualidades. O mesmo vale para mulheres: uma mulher lésbica que se relacione com uma mulher pan pode ser chamado de sáfica.
As relações entre lésbicas são tão complexas como quaisquer relações, mas há fatores sociais que, às vezes, acrescentam uma dificuldade extra à relação amorosa. Relacionar-se não é tão ideal como nos faz crer a indústria cinematográfica, mas formar uma equipe com alguém continua sendo a aposta vital de muitas pessoas.
"Desfem" é a abreviação da palavra "desfeminilizada", que serve para se referir às lésbicas que desafiam os padrões de gênero e o conceito de feminilidade impostos pela sociedade patriarcal e machista.
Com isso, LGBTQIA+ se tornou um acrônimo para lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e queer, com um sinal “+” para reconhecer as orientações sexuais ilimitadas e identidades de gênero usadas pelos membros dessa comunidade.
Relacionamentos sáficos envolvem mulheres que se sentem atraídas por outras mulheres, incluindo lésbicas, bissexuais e pansexuais, etc. É um termo inclusivo que reconhece a diversidade de experiências amorosas entre mulheres.
A palavra "sáfico" tem origem grega e está associada à poetisa Safo, que viveu na Ilha de Lesbos há mais de 2 mil anos. Ela representa a atração, relação ou romance entre mulheres e pessoas femininas.
Para quem não sabe, romance sáfico nada mais é do que um gênero que retrata o relacionamento entre duas mulheres. Esse mercado vem crescendo e traz cada vez mais opções para quem antes não se sentia representada nos livros que lia, o que é muito importante.
Como a palavra “sáfica” é um termo guarda-chuva, pode-se dizer que lésbicas são sáficas do mesmo jeito que bissexuais e outras orientações sexuais que sentem atração por outras mulheres, mesmo que não exclusivamente.
Aquileano, outras vezes denominado aquileu ou aquiliano, é um termo que designa relacionamentos entre homens e a atração entre pessoas de gênero masculino, seja de forma exclusiva ou não. Esses termos incluem pessoas de identidade de gênero masculina e homens independentemente de sua orientação sexual ou romântica.
Como se chama a mulher que gosta de homem e mulher?
Bissexual: sente atração pelos gêneros feminino e masculino. Pansexual: sente atração por outras pessoas, independentemente se é gay, hétero, bi, masculina, feminina, transgênera, não binária etc.
Como se chama quando a mulher gosta de outra mulher?
Bissexual é uma pessoa que se relaciona e se interessa por pessoas de gênero semelhante ou diferente ao seu. O processo de se entender como pertencente a essa orientação sexual, porém, nem sempre é fácil.
Quando o interesse é por uma pessoa do mesmo sexo, a pessoa é denominada como homossexual (ou homoafetiva). No caso dos homens, são popularmente chamados de gays, enquanto as mulheres são conhecidas como lésbicas. Existem as pessoas que sentem atração por homens e mulheres. Trata-se dos bissexuais (ou biafetivos).