A logorréia ou logomania é um transtorno comunicativo em que a pessoa fala compulsivamente e tem um discurso incoerente. A logomania pode ser considerada tanto um transtorno quanto um sintoma de um outro transtorno. Ademais, pode ser considerada uma sequela de algum tipo de lesão cerebral.
Logomania é o acto de falar compulsivamente sem parar, às vezes proferindo um discurso incoerente. Também chamada de logorreia, verbomania, verborreia ou verbosidade.
Como se chama a pessoa que tem dupla personalidade?
No transtorno dissociativo de identidade, anteriormente denominado transtorno de personalidade múltipla, duas ou mais identidades se alternam no controle da mesma pessoa. Essas identidades podem ter padrões de fala, temperamento e comportamento que são distintos daqueles que costumam ser associados à pessoa.
A pessoa com transtorno de personalidade histriônica utiliza sua aparência física e age de maneira indevidamente sedutora ou provocante para chamar a atenção dos outros. Ela com frequência age de forma submissa para reter a atenção dos outros.
O transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva ou anancástica é um transtorno caracterizado pela exacerbada busca pelo perfeccionismo, sentimento constante de dúvida, verificações imotivadas, preocupação com pequenos detalhes, obstinação, prudência e rigidez excessiva.
Distúrbios da Fala. Entenda o que acontece com o Neurologista Saulo Nader
O que é ser um sociopata?
Psicopatia, sociopatia ou transtorno da personalidade antissocial é um comportamento caracterizado pelo padrão invasivo de desrespeito e violação dos direitos dos outros que se inicia na infância ou começo da adolescência e continua na idade adulta.
O termo "borderline", que em inglês significa "fronteiriço", teve origem na psicanálise: esses pacientes não podiam ser classificados como neuróticos (ansiosos e exagerados), nem como psicóticos (que enxergam a realidade de forma distorcida), mas estariam em um estado intermediário entre esses dois espectros.
No longa, o protagonista possui 23 personalidades diferentes, que se alternam e revelam características totalmente distintas. Anteriormente conhecido como transtorno de personalidades múltiplas, o TDI é caracterizado quando a pessoa passa a assumir dois ou mais estados de personalidades (ou identidades) que se revezam.
Borderline Impulsivo. Caracterizado por comportamentos impulsivos e autolesivos, como abuso de substâncias, automutilação, tentativas de suicídio e conduta sexual de risco.
A logorréia ou logomania é um transtorno comunicativo em que a pessoa fala compulsivamente e tem um discurso incoerente. A logomania pode ser considerada tanto um transtorno quanto um sintoma de um outro transtorno. Ademais, pode ser considerada uma sequela de algum tipo de lesão cerebral.
Assim, poliglota é a pessoa que fala muitas línguas. Para ser considerado um é necessário dominar vários idiomas, sabendo ler, escrever, falar e compreender todos eles. As pessoas que possuem estas habilidades também são chamadas de plurilíngues ou multilíngues.
O que a psicologia diz sobre pessoas que falam demais?
Esta condição pode ser resultado de um transtorno psicológico subjacente, como a bipolaridade, esquizofrenia ou obsessividade compulsiva. Geralmente, quem fala em demasia é uma pessoa insegura, com baixa autoestima e nervosa. Acredita que se falar demais, parecerá mais interessante e sábia.
Transtorno dissociativo é um tipo de transtorno psicológico em que a pessoa apresenta alterações na consciência, memória, identidade, emoção, percepção do ambiente, controle dos movimentos e/ou comportamento, o que pode acontecer após eventos traumáticos ou de grande estresse.
A pessoa com transtorno de personalidade limítrofe geralmente tem dificuldade em ficar sozinha e pode recorrer a ações autodestrutivas para conseguir lidar com o fato de que está sozinha ou para evitar que isso ocorra. Ela realiza esforços frenéticos para evitar o abandono, incluindo criar crises.
Diferente do TDAH, o TDA se caracteriza exclusivamente pela desatenção e problemas relacionados à memória, atenção, desorganização e concentração. Ou seja, não há a presença dos sintomas associados à hiperatividade.
O transtorno da personalidade esquizoide é caracterizado por um padrão generalizado de distanciamento e desinteresse geral pelos relacionamentos sociais e uma gama limitada de emoções nas relações interpessoais. O diagnóstico é por critérios clínicos. O tratamento é com terapia cognitivo-comportamental.
A pessoa com transtorno de personalidade esquizotípica não tem amigos ou confidentes, exceto parentes de primeiro grau. Ela se sente muito desconfortável em se relacionar com as pessoas. Ela interage com outros se for preciso, mas prefere não fazê-lo, porque acredita que é diferente e não faz parte do grupo.
A pessoa com transtorno de personalidade esquiva é muito sensível a qualquer coisa crítica, à falta de aprovação ou à ridicularização, porque pensa constantemente sobre ser criticada ou rejeitada por outros.
Fala e ação em desalinho: Uma característica comum a um psicopata é falar uma coisa e fazer outra. Aquilo que é veementemente afirmado, não é percebido na prática. Dificuldade em manter o combinado: O que é acordado pode até ser mantido por um tempo, porém cai por terra num curto espaço de tempo.
A pessoa com transtorno de personalidade antissocial pode expressar seu descaso pelos outros e pela lei ao destruir propriedade, assediando outros ou roubando. Ela pode enganar, explorar, fraudar ou manipular as pessoas para conseguir o que quer, por exemplo, dinheiro, poder, sexo ou gratificação pessoal.