É considerada sedentária a pessoa que se mantém muito tempo inativa, sem praticar exercícios físicos, e ainda aquelas que, apesar de realizarem algumas atividades durante o dia, como se locomover e trabalhar, não dediquem um período à prática de alguma modalidade esportiva ou treino em geral.
Se você se sente desanimada e sem vontade de fazer as coisas há um tempo prolongado, é recomendável que você procure ajuda profissional de um psicólogo ou psiquiatra para avaliar a situação e identificar o que pode estar causando esses sintomas.
Como se chama o sentimento de não poder fazer nada?
Languishing: a pessoa passa a se sentir estagnada, vazia e monótona, alguns pacientes o descrevem como “não me sinto bem, e nem muito mal”, ou “não consigo sentir mais prazer e nem me sinto triste”.
CÂNCER - 😳Eita! Um IMPERADOR te admira e está APAIXONADO! Leitura sensacional!
O que é quando a pessoa não quer fazer nada?
Quadros de estresse, depressão, ansiedade e até mesmo algumas doenças podem engatilhar sentimentos de insatisfação com a vida. Falta de interesse em socialização e a sensação de que as coisas não valem mais a pena também são indícios de alterações psiquiátricas.
Às vezes, esse desânimo pode ser apenas um sintoma de algo que pode ser mais grave como alguma doença que cause fraqueza no corpo e cansaço, ou mesmo distúrbios mentais que podem manter a pessoa em uma situação prejudicial de desânimo e falta de forças para tentar resolver seus problemas.
Anedonia é a perda da capacidade de sentir prazer nas atividades cotidianas que anteriormente eram consideradas agradáveis. Uma pessoa que experimenta anedonia por um longo intervalo (no mínimo duas semanas) pode receber um diagnóstico de depressão, mesmo sem sentir tristeza ou desânimo.
A pessoa com transtorno de personalidade esquiva é muito sensível a qualquer coisa crítica, à falta de aprovação ou à ridicularização, porque pensa constantemente sobre ser criticada ou rejeitada por outros. A pessoa fica atenta a qualquer sinal de resposta negativa a ela.
De acordo com pesquisadores de Harvard, esse hábito diminui os efeitos psicológicos do estresse, garantindo dessa forma, a clareza de pensamento e maior tranquilidade. Além disso, trata-se de uma maneira de utilizar a energia de forma otimizada.
Alexitimia é uma condição mental onde há uma dificuldade de reconhecer e expressar emoções, estando associada a um estilo de pensamento baseado no concreto. Ela pode levar a relações utilitárias, sem afeto, tendendo à dependência ou à solidão.
É nesse momento que surge o vazio existencial, aquela sensação de que nada mais faz sentido e que viver já não tem mais graça. Percebe o perigo desse tipo de pensamento? Quando ele dura muito tempo, pode ser fator de desenvolvimento de vários outros transtornos, como ansiedade e depressão.
Na clinomania, existe só a condição de querer ficar deitado”, esclarece o médico do Instituto de Medicina e Sono de Campinas e Piracicaba, em São Paulo. Além da discriminação, o distúrbio também pode ser confundido com depressão, apneia e até outros transtornos do sono.