Uma pessoa moral age de acordo com os costumes e valores de uma determinada sociedade. Ou seja, quem segue as regras é uma pessoa moral; quem as desobedece, uma pessoa imoral. Uma pessoa moral ou imoral não é necessariamente aquela que segue as leis ou regras jurídicas.
A moral é um conjunto de convenções sociais estabelecidas com o objetivo de alcançar a boa convivência social. A origem da moral está na tentativa de orientar os comportamentos para uma boa convivência social devido à interdependência humana.
Ser ético é agir de acordo com "as regras" e com a moral. Nesse sentido, o que é moralmente correto é estabelecido de acordo com cada sociedade, pois o que é certo em algumas comunidades pode ser errado em outras. Em outras palavras, ser ético é ter respeito e seguir os códigos de conduta do ambiente em que se vive.
A moral é um conjunto de normas que servem para orientar a maneira de agir das pessoas dentro de um contexto específico. Por conta disso, estamos falando de um conceito de caráter particular e que se baseia, sobretudo, em hábitos e costumes.
Quando há falta de pudor, quando algo induz ao pecado, à indecência, há falta de moral, ou seja, há imoralidade. Amoral é a pessoa que não tem senso do que seja moral, ética. A questão moral para este indivíduo é desconhecida, estranha e, portanto, “não leva em consideração preceitos morais”.
Ajudar pessoas com necessidades; Influência da religião nas condutas; Imoralidade em ter mais de uma esposa no Brasil, enquanto em alguns países é moralmente aceito.
Moral é o conjunto de normas, princípios e costumes que orientam o com- portamento humano tendo como base os valores próprios a uma dada comu- nidade ou grupo social. A Moral é tanto um conjunto de normas que determinam como deve ser o comportamento quanto ações realizadas de acordo ou não com tais normas.
A moral é parte da revelação geral de Deus e quando uma pessoa que não segue os ensinamentos da Bíblia faz uma boa ação por puro altruísmo está mostrando que tem uma noção do bem e do mal. Isso mostra a imagem e semelhança a Deus nela, e com isso é possível fazer uma ponte para falar do amor de Jesus para essa pessoa.
Consiste na nossa capacidade de julgar o que é certo e o que é errado, à luz das normas sociais. Quando o sujeito coloca a moral acima de tudo, ignorando a situação a ser julgada, prevalece o moralismo. Na prática, pode ser entendido como o tradicionalismo acima de tudo, que ignora outros valores sociais.
Moral se classifica também como substantivo feminino, que significa conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano, e que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade. Em sentido figurado, também significa lição ou aprendizado.
A palavra Moral tem origem no latim - morus - significando os usos e costumes. Moral é o conjunto das normas para o agir específico ou concreto. A Moral está contida nos códigos, que tendem a regulamentar o agir das pessoas.
No que respeita a tradição filosófica, os termos 'moral' e 'ética' designam, portanto, o mesmo campo de fenômenos e o mesmo domínio de reflexão. Isto é, são sinônimos.
Humanidade, imparcialidade, neutralidade, independência, voluntariado, unidade e universalidade: estes sete princípios fundamentais são um marco ético, operacional e institucional que alicerça o trabalho do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.
O comportamento antiético é uma ação ou várias ações contrárias aos valores que regem um grupo ou sociedade. Assim, quem rompe as regras de convivência social, é alguém que não respeita a necessidade do coletivo.
Moral representa os hábitos e costumes de uma sociedade, enquanto ética é um comportamento moral individual racionalizado e uma espécie de filosofia da moral.