As avenidas costumam ser bastante movimentadas. Além da denominação de avenida, as ruas também podem receber o nome de alamedas, que são ruas ou avenidas com uma grande quantidade de árvores dispostas nas calçadas.
Enquanto o Dicionário Aurélio define a rua como uma "via pública paracirculação urbana, total ou parcialmente ladeada de casas" e a avenidacomo "via urbana mais larga do que a rua, em geral com diversas pistaspara circulação de veículos", cada município brasileiro tem autonomiapara nomear seus logradouros.
As vias urbanas são divididas, pelo CTB, em quatro categorias: trânsito rápido, local, arterial e coletora. Na seção de definições do Código de Trânsito Brasileiro, pode-se observar o que o código entende como vias urbanas.
No caso das vias coletoras, elas têm a função de coletar e redistribuir o trânsito pela cidade. Geralmente elas ligam as vias arteriais e rápidas às locais.
Diferenças entre os movimentos acelerado, retardado, progressivo e retrógrado. Os movimentos acelerado, retardado, progressivo e retrógrado são tipos de movimento que um corpo pode realizar, mas apresentam algumas diferenças.
Rua sem saída: rua oficial que se articula, em uma de suas extremidades, com via oficial e cujo traçado original não tem continuidade com a malha viária na sua outra extremidade.
A lei permite o fechamento de ruas sem saída, ruas de vila e outras ruas “sem impacto no trânsito local”, ficando limitada a circulação apenas a seus moradores e visitantes. A restrição à circulação fica vedada, apenas quando as vias dão acesso a equipamentos públicos como: praças, creches, postos de saúde.
Ruas sem saída sempre são bem vistas por moradores pelas seguintes características: tem menos fluxo, então há um sentimento maior de segurança, maior tranquilidade, e ao mesmo tempo estão próximas de avenidas de grande movimento.
CALÇADA é parte da via, local que não é destinado à circulação dos veículos, sendo reservada para os pedestres, implantação de mobiliário urbano, sinalização e vegetação. Normalmente tem um nível diferente.
O nome de uma rua não pode ser dado por qualquer pessoa. Cada cidade tem um órgão, na prefeitura, responsável por isso. Mas todo mundo pode dar sugestões! Os pedidos vão para Câmara Municipal do município, onde os vereadores votam diversos projetos, como mudanças de nomes nas ruas e avenidas.
Popularmente, uma rua é entendida pela presença nela de duas ou mais calçadas (ou passeios, destinadas ao trânsito de pedestres) e um ou mais leitos de tráfego de veículos (normalmente automóveis). A rua também costuma ser imaginada como o vazio configurado pelas construções presentes em cada um de seus lados.