Rios perenes – são aqueles que correm o ano inteiro, ou seja, não apresentam interrupção no fluxo de suas águas sobre nenhum período, seja ele de seca, seja de cheia. Esses rios são alimentados por uma fonte contínua que faz com que o nível de suas águas nunca fique abaixo da superfície terrestre.
Perenes: são rios que possuem água durante todo o ano, ou seja, eles nunca secam. São alimentados pelo escoamento superficial e pela água do lençol freático (subterrânea). Intermitentes: também chamados de temporários, esses rios podem ser volumosos durante os períodos chuvosos, porém eles desaparecem durante a seca.
Como se chamam os rios que nunca secam totalmente e os que secam na estiagem?
Rios perenes: são àqueles que nunca secam, que são permanentes mesmo na época da estiagem, como o rio São Francisco. Rios intermitentes: são aqueles que secam na época da estiagem.
Como funciona o ENCONTRO DAS ÁGUAS #Boravê 🔵Manual do Mundo
Como se chama um rio que não seca?
Rios perenes – são aqueles que correm o ano inteiro, ou seja, não apresentam interrupção no fluxo de suas águas sobre nenhum período, seja ele de seca, seja de cheia. Esses rios são alimentados por uma fonte contínua que faz com que o nível de suas águas nunca fique abaixo da superfície terrestre.
Os rios efêmeros existem somente quando fortes chuvas acontecem, que são as chamadas torrentes. Os rios intermitentes são aqueles cujos leitos secam ou congelam durante algum período do ano. Já os perenes, são os que correm durante o ano todo.
Os nomes podem ser parecidos, mas os significados são bem diferentes. Pode até parecer a mesma coisa, mas água pluvial e água fluvial são coisas bem diferentes. A água pluvial é a água da chuva, enquanto que a água fluvial é relativa ou própria de rio.
EXORRÉICA => quando o escoamento das águas se faz de modo contínuo até o mar ou oceano, isto é, quando as bacias desembocam diretamente no nível marinho; Ex : Rio Uruguai.
O que é um afluente? Afluente é um curso d´água cuja vazão contribui para o aumento de outro corpo d´água. Em linhas gerais, são águas que fazem parte da natureza, assim como rios e cursos d'água pequenos, que deságuam em rios principais.
Curiosamente, há um rio, na Terra, que é endorreico, ou seja, não corre nem para o mar, nem para outro rio, nem para lagos e, muito menos, para lençóis freáticos. O rio Cubango ou Okavango é o único do planeta que desagua num deserto, o Deserto da Namíbia.
Quando a variação da quantidade de água de um determinado rio (cheias e vazantes) é proveniente das águas das precipitações, o processo é chamado de regime pluvial. Quando a oscilação do volume das águas acontece em razão do processo de derretimento de geleiras, tal fenômeno é denominado de regime nival.
Rios permanentes - são aqueles que correm a partir de uma nascente, que flui água dos lençóis subterrrâneos, mesmo nos casos de estiagem (secas) o rio permanece levando águas aos maios longíncuos confins.
Rios perenes são aqueles em que há sempre água fluindo em seu leito, em contraste com os rios intermitentes, nos quais a água desaparece nos períodos de estiagem.
Rio intermitente ou temporário é aquele que durante o período das chuvas (ou "cheias"), apresenta água em seu curso e durante o período de estiagem (ou "secas") desaparece temporariamente. A alimentação desses rios é o escoamento superficial e subsuperficial da água das chuvas.
Foz ou desembocadura é o local onde um corpo de água fluente, como um rio, desagua em outro corpo de água, o qual pode ser um outro rio, uma lagoa, um grande lago, um mar, ou mesmo um oceano.
Já o Rio sazonal é aquele que muda seu curso dependendo da época (sazão). Essa época (sazão) pode ser tanto as estações do ano quanto o nível de chuva que cai à volta do rio.
Existem rios de regime pluvial, quando sua vazão depende da água das chuvas; rios de regime nival, quando a origem das águas ocorre com o degelo; e rios de regime misto, que dependem do degelo e das chuvas.
Afluente ou tributário são os rios e cursos de água menores que desaguam em rios principais. Um afluente não flui diretamente para um oceano, mar ou lago. Os afluentes e o rio principal servem para drenar uma determinada bacia hidrográfica.