O deficiente auditivo e o mundo ouvinte Também é comum encontrar pessoas com deficiência auditiva que utilizam próteses auditivas ou implantes cocleares, justamente por também quererem fazer parte do mundo oralizado, além do mundo surdo.
Como se referir a pessoa com deficiência auditiva?
surdo-mudo
GRAFIAS CORRETAS: surdo; pessoa surda; pessoa com deficiência auditiva. Quando se refere ao surdo, a palavra “mudo” não corresponde à realidade dessa pessoa.
Portanto, o uso correto dos termos são: Deficiente Auditivo ou Pessoa com Deficiência Auditiva: pode ser relacionado a quem tiver perda auditiva, seja moderada ou total. Geralmente é comum para pessoas que não escutam bem, mas ainda escutam algo.
No caso das pessoas que não escutam, a terminologia mais adequada é “surdo”. Os termos surdo-mudo, mudo, mudinho e derivados, devem ser evitados, pois além de equivocados, soam ofensivos para o surdo.
Evite fazer gestos bruscos ou segurar objetos em frenteà boca. Fale de maneira clara, pronunciando bem as palavras, mas sem exagero. Use a sua velocidade normal, a não ser que lhe peçam para falar mais devagar. Ao falar com uma pessoa surda, procure não ficar contra a luz, e sim num lugar iluminado.
Surdo/mudo é a pessoa que não escuta e que também não tem uma laringe funcional, portanto, não consegue falar nem emitir sons. É importante ressaltar que a linguagem de sinais é também um tipo de fala.
É correto falar pessoas com necessidades especiais?
As deficiências são reais e não há porque serem disfarçadas, por isto, não tenha receio em usar a palavra deficiência”, diz. Os termos “portador de deficiência” e “portador de necessidades especiais (PNE)” não devem ser mais usados. O correto é usar apenas “pessoa com deficiência” ou na forma abreviada “PcD”.
De acordo com o Artigo 4º do Decreto Federal 3298/1999 “é considerado pessoa portadora de deficiência auditiva, o indivíduo que possua perda auditiva bilateral parcial ou total de 41 decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma, na média das frequências de 500Hz, 1000Hz, 2000Hz e 3000Hz”.
O fato de alguém ser deficiente auditivo não significa que seja mudo. A mudez é outra deficiência e é raro ver as duas acontecendo ao mesmo tempo. A realidade é que muitos surdos, por não ouvirem, acabam não desenvolvendo a fala.
Qual a atual terminologia usada para caracterizar pessoas surdas?
R.: A terminologia atual para caracterizar a pessoa com deficiência auditiva ou surdez é “deficiente auditivo” ou “surdo”, porém, na literatura acadêmica é comum encontrar os dois casos, no entanto, as pessoas surdas preferem ser chamadas de “surdos”, pois “deficiente auditivo” carrega um estigma pejorativo por conta ...
A terminologia surda é adequada para se referir a todos aqueles indivíduos que possuem surdez profunda, seja ela bilateral ou unilateral (em um ou nos dois ouvidos). No geral, o surdo já nasce sem a audição e vai se desenvolvendo no período pré-lingual.
mudo. Apesar de menos comum, há pessoas que possuem incapacidade de falar, devido a problemas nas suas cordas vocais, afasia por sequela de AVC, ausência de língua ou mandíbula, entre outros fatores.
Não é correto dizer que todo surdo é surdo-mudo. A maioria dos surdos têm as cordas vocais em perfeito funcionamento, portanto, são minorias os surdos que também são mudos. Muitas pessoas surdas não falam porque não aprenderam a falar.
O Manual explica que “não é correto dizer que alguém é surdo-mudo. Muitas pessoas surdas não falam porque não aprenderam a falar”. Ensina que “quando quiser falar com uma pessoa surda, se ela não estiver prestando atenção em você, acene para ela ou toque, levemente, em seu braço”.
Entretanto, chamar qualquer pessoa que possui algum grau de surdez de DEFICIENTE AUDITIVO está errado, já que a lei não considera todas essas pessoas como pessoas com deficiência auditiva. O termo 'deficiente auditivo' sequer deve ser usado. O correto é pessoa com deficiência auditiva.
Os surdos oralizados realizam a leitura labial para entender o que as outras pessoas estão querendo dizer. Eles geralmente conseguem expressar-se verbalmente e compreendem bem a língua portuguesa devido à treinos recebidos na convivência com pessoas não-surdas.
"Surdo-mudo" é um termo incorreto e ultrapassado, que era usado para se referir a surdos alguns séculos atrás. Infelizmente, ele ainda continua a ser empregado por muitas pessoas, hoje em dia. Porém, este termo é errôneo e capacitista, pois pressupõe que os surdos são, naturalmente, mudos. E este é um grande equívoco.
A surdo-mudez tem cura? A surdo-mudez em si não possui cura definitiva, pois se trata de uma condição permanente. No entanto, existem tratamentos e intervenções que podem ajudar a melhorar a comunicação e a qualidade de vida das pessoas com surdo-mudez.
Não. Nem todo surdo é mudo. Na grande maioria das vezes não existe nenhum problema com as cordas vocais. O que acontece é que muitos surdos não falam por não conseguirem ouvir o que estão dizendo.