Como se chamava a Alemanha antes da Primeira Guerra Mundial?
Foi no ano de 1919 que também se constituiu na Alemanha a chamada República de Weimar, um sistema de governo bem diferente do Império Alemão pré-guerra e que pretendia resolver, dentro do possível, os graves problemas que o país enfrentava na fase do pós-guerra.
Qual era o nome da Alemanha antes da Primeira Guerra Mundial?
O Império Alemão (em alemão: Deutsches Kaiserreich), também conhecido como Alemanha Imperial, ou Segundo Reich (em alemão: Zweites Reich) ou simplesmente Alemanha, foi o período do Reich Alemão desde a unificação da Alemanha em 1871 até a Revolução de Novembro de 1918, quando o Reich Alemão mudou sua forma de governo ...
Muitas vezes referido como o Sacro Império Romano-Germânico (ou o Antigo Império), foi oficialmente chamado de "Sacro Império Romano da Nação Alemã" (Sacro Romanum Imperium Nationis Germanicæ em latim) a partir de 1448, para ajustar o nome ao seu território de então.
Sua origem é incerta, provavelmente gaulesa, mas não tem relação alguma com o latim germanus, “irmão”, de idêntica grafia. German vingou em inglês a partir do século 15, vindo a substituir por completo Almain e Dutch (na acepção de alemão).
O Segundo Reich, ou Império Alemão, surgiu em 1871, depois de três breves guerras bem sucedidas travadas em um período de sete anos, contra a Dinamarca, a Áustria e a França.
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL: RESUMO | HISTÓRIA | QUER QUE DESENHE?
O que é o Führer?
Em alemão, Führer significa “guia”, “líder”, “chefe”. Deriva do verbo führen, “conduzir”. Embora a palavra permaneça de uso comum em alemão, está tradicionalmente associada a Adolf Hitler, que a usou para se autodesignar líder da Alemanha Nazista.
O Terceiro Reich foi o regime nazista que vigorou a Alemanha de 1933 a 1945 sob a liderança de Adolf Hitler. O termo "Reich" significa império ou reino, e o "Terceiro Reich" foi concebido como sucessor do Sacro Império Romano-Germânico (Primeiro Reich) e do Império Alemão (Segundo Reich).
A Origem. Os povos germânicos, pertencentes à linhagem indo-europeia, foram originalmente estabelecidos na área entre o atual norte da Alemanha, as regiões meridionais da Suécia e Dinamarca e as costas do Báltico.
Até então, a região na Europa passou muito tempo sendo formada por tribos e estados não unificados, e os povos ao redor atribuíram nomes a esses habitantes conforme as eras. Um dos primeiros nomes conhecidos da região foi dado pelos romanos. Eles a chamavam de Germania, que significava “terra dos Germani”.
Sua língua não era o Latim, mas sim o seu próprio idioma, o “das pessoas”. Esse mesmo foi denominado “thiudisk” (tedesco) que seria um termo geral próprio para “das pessoas”. O Thiudisc trouxe então as denominações: “Deutsch” em alemão, “Tysk” em línguas nórdicas da Escandinávia e “Tedesco” em italiano.
De 919 a 936, os povos germânicos (francos, saxões, suábios e bávaros) foram unidos pelo duque Henrique da Saxônia, que assumiu o título de rei. Pela primeira vez, o termo Reino dos Germanos (Regnum Teutonicorum) foi aplicado ao reino franco oriental.
Embora os povos do norte e do centro da Europa não se vissem como uma nação, na Antiguidade, os autores romanos os definiam genericamente como germanos, e a região que ocupavam ao leste do Reno era chamada de "Germania magna".
Quase 130 milhões de pessoas na Alemanha, Áustria, Suíça, Luxemburgo, Bélgica, Liechtenstein e Tirol do Sul (Itália) falam alemão como língua materna ou utilizam-na regularmente como segunda língua.
A ação do governo prussiano, encabeçado por Guilherme I e Otto von Bismarck, fez com que a Prússia travasse três guerras em um período de sete anos. As vitórias prussianas nesses conflitos promoveram a unificação da região e o surgimento do Império Alemão.
O termo 'reich' significa literalmente 'império' ou 'reino' em português, e a ideia do ditador da Alemanha Nazista ao utilizar o termo era de legitimá-la como sucessora digna dos grandes impérios germânicos.
Antes da Segunda Guerra Mundial, cerca de dois terços da população alemã era protestante e um terço era católica romana. No norte e no nordeste da Alemanha, especialmente, os protestantes dominados.
Por que a Alemanha tem tantos nomes? Os franceses a chamam de “Allemagne”; os poloneses, de “Niemcy”; os finlandeses, de “Saksa” e os ingleses, de “Germany”. Poucos países têm tantos nomes como a Alemanha. Um motivo disso é a sua localização geográfica, no centro da Europa.
Os três principais parceiros da aliança do Eixo eram a Alemanha, a Itália e o Japão. Estes parceiros tinham dois interesses em comum: a expansão territorial e a criação de impérios com base na conquista militar e na derrubada da ordem internacional do período após a Primeira Guerra Mundial.
Em inglês, quem nasce na Holanda é Dutch. Dutch tem a mesma origem de Deutsch, que é alemão em alemão. A origem desses termos é a palavra diutisc, do alto-alemão antigo, que significava algo como “para o povo”. Daí surgiram também o endônimo alemão, Deutschland, e o exônimo holandês para a Alemanha, Duitsland.
Povos germânicos ou germanos são um grupo etnolinguístico indo-europeu originário do norte da Europa e identificado pelo uso das línguas indo-europeias germânicas que se diversificaram do proto-germânico durante a Idade do Ferro pré-românica.
O alemão deriva a maioria de seu vocabulário do ramo germânico da família das línguas indo-europeias. Uma porção de palavras alemãs são derivados do latim e do grego, enquanto uma minoria vem do francês e do inglês.
Em número absolutos aproximados, são 30 milhões de protestantes, 28 milhões de católicos, 1,6 milhão de muçulmanos e 200 mil judeus. Um elemento peculiar da ligação religião e Estado, na Alemanha, é o Kirchensteuer, o Imposto da Igreja, a que estão sujeitos católicos e protestantes.
Como seria o mundo se a Alemanha tivesse ganhado a Segunda Guerra?
O resultado? A Alemanha com mais recursos, sairia vitoriosa, dominando o mundo inteiro. estados fascistas menores como Itália, Espanha e Portugal seriam provavelmente absolvidos pela Alemanha. Então, o mundo inteiro estaria sob domínio nazista, provavelmente até a lua teria sua bandeira.
A Alemanha foi nomeada como Germania pelo comandante romano Julius Caesar, quando descobriu uma área ainda não conquistada durante suas peregrinações. A Alemanha é o país europeu mais populoso (além da Rússia), com uma população de 82 milhões.
Uma ferramenta importante do terror nazista era o Esquadrão de Proteção (Schutzstaffel), conhecido como SS. A princípio, seus membros formavam uma guarda especial com a função de proteger Adolf Hitler e outros líderes do Partido.