No início, apenas os campeões nacionais participavam, tanto que nos seus primórdios a competição era chamada de Copa dos Campeões da América, e recebeu o nome atual somente em 1965. A partir da edição do ano posterior, os vice-campeões nacionais sul-americanos também passaram a se classificar para a competição.
A primeira edição da Libertadores, que usou o nome de Copa dos Campeões da América, foi disputada nos moldes da Copa dos Campeões da Europa, tanto na forma de disputa (mata-mata, e sistema de chaves com quartas, semi e finais), quanto no critério de participantes (somente campeões nacionais).
A Copa Libertadores da América de 1960, originalmente denominada Copa dos Campeões da América de 1960 pela CONMEBOL, foi a primeira edição da competição de futebol que seria realizada todos os anos pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL).
Os Libertadores eram na sua maioria burgueses descendentes de europeus (principalmente de espanhóis e portugueses), influenciados pelo Liberalismo, e, na maioria dos casos, com formação militar na metrópole.
No início, apenas os campeões nacionais participavam, tanto que nos seus primórdios a competição era chamada de Copa dos Campeões da América, e recebeu o nome atual somente em 1965. A partir da edição do ano posterior, os vice-campeões nacionais sul-americanos também passaram a se classificar para a competição.
A competição foi idealizada como uma forma de fortalecer os laços entre os países da América do Sul através do futebol. Ao longo dos anos, a Copa Libertadores se tornou um dos torneios mais prestigiados do mundo, sendo equivalente à Liga dos Campeões da UEFA, na Europa.
Em setembro de 1958, o brasileiro José Ramos de Freitas, então presidente da CONMEBOL, fez uma viagem à Argentina, para, dentre outros assuntos, tratar da criação de um campeonato sul-americano de clubes campeões, semelhante ao já existente na Europa.
Qual é o país que tem mais Libertadores da América?
Mesmo com a hegemonia brasileira nos últimos anos, a Argentina segue como país com mais títulos da Libertadores, com 25 taças. O Brasil está na segunda posição, com 23 conquistas. Clubes do Uruguai, Colômbia, Paraguai, Chile e Equador também já conquistaram a “Glória Eterna”.
A competição passa a se chamar Supercopa Rei, em homenagem a Pelé. Morto em dezembro de 2022, o Rei já havia sido homenageado no Brasileirão do ano passado, que passou a ser nomeado "Brasileirão Rei".
Qual foi o primeiro time brasileiro a ser campeão da Libertadores?
O tricolor gaúcho se tornou o primeiro clube brasileiro a ser campeão da competição, sem que fosse de forma consecutiva. Foi disputado o título entre Grêmio, do Brasil e Atlético Nacional, da Colômbia nos dias 23 e 30 de agosto. Na primeira partida, disputada no Olímpico, em Porto Alegre, vitória do Grêmio por 3 a 1.
Esta é uma lista de campeões da Copa Libertadores da América, competição continental que foi criada no ano de 1960. O nome da competição é uma homenagem aos principais líderes da independência das nações da América do Sul: Simón Bolívar, Dom Pedro I, José de San Martín, Antonio José de Sucre e Bernardo O'Higgins.
Quando o campeonato começou a ser disputado, em 1960, chamava-se Copa dos Campeões da América. Sete times participaram, mas nenhum do Equador, Peru e Venezuela. A partir de 1965, o nome foi alterado para Copa Libertadores da América, como ainda é mais conhecido até hoje.
Mengão venceu o Boca Juniors por 2 a 1 e conquistou o título continental pela primeira vez. Nas oito edições do torneio até agora, Flamengo é o segundo time brasileiro a se consagrar campeão.
Por que tem placas douradas na taça da Libertadores?
Placas essas que eram sempre confeccionadas pelos próprios clubes sem nenhum padrão estabelecido pela CONMEBOL. As placas do Boca Juniors de 1977 e 1978 por exemplo são de ouro, enquanto a maioria das placas são de bronze ou prata. A maior placa é a da LDU do ano de 2008.
Quando foi fundada, a Copa Libertadores da América ganhou esse nome em homenagem à memória dos líderes políticos que lutaram pela independência do continente ante o domínio das metrópoles europeias.
A taça foi concebida em 1959, um ano antes da primeira edição da Libertadores. O troféu foi desenhado na capital peruana pelo designer italiano Alberto de Gásperi.
Freitas foi chefe de polícia no Recife durante a década de 30 e teve papel crucial no surgimento e desenvolvimento de uma das competições mais prestigiosas do futebol mundial: a Copa Libertadores da América.